English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-10 02:50:52 · 11 respostas · perguntado por Gibi 6 em Ciências Sociais Sociologia

11 respostas

Não há dúvidas do importante papel que os veículos de comunicação desempenham nas sociedades tecno-capitalistas contemporâneas. Por meio dos fatos escolhidos a serem noticiados, das imagens e sons produzidos e veiculados, dos espetáculos e mitos criados e transmitidos pelas diversas mídias que dominam praticamente todo o tempo de lazer dos indivíduos, é fornecido o material pelo qual parte da identidade desses indivíduos será formada. No caso brasileiro, o Sistema Globo de Comunicação, organização pertencente à família Marinho, é certamente a mais importante instituição entre as empresas da mídia. Tal posição está relacionada não somente com o fato da Rede Globo concentrar as maiores audiências (no caso da televisão) e, conseqüentemente, as maiores verbas publicitárias, mas também, por exercer extraordinária capacidade de influência sobre as principais instâncias de poder na sociedade como, por exemplo, nas questões relacionadas ao Estado e ao âmbito propriamente político, ao mercado e à sociedade civil. Sendo assim, seria possível pensar na constituição e no papel da televisão brasileira sem levar em conta a formação da Rede Globo?

É tendo como referência estes fatos e na busca de um olhar crítico sobre a trajetória histórica que fez da Globo a mais importante emissora do país - e uma das principais do mundo - que se sustenta o livro Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia (editora Paulus), organizado pelos professores Valério Cruz Brittos e César Ricardo Siqueira Bolaño. A obra, que certamente não faz parte do pacote comemorativo dos 40 anos da emissora carioca, conta com a reunião de artigos de diversos professores e pesquisadores, estudiosos das empresas da mídia, que sob diferentes ângulos analisam a atuação da Globo nestas décadas, não somente no que é concernente ao mercado da televisão aberta, mas, também, nas áreas de produção cultural em que o conglomerado Globo expandiu sua atuação (fonográfica, cinematográfica, editorial, tv por assinatura, rádio). Paralelamente, os pesquisadores dedicam-se a mostrar as circunstâncias históricas, sociais e políticas que permitiram à emissora fundada por Roberto Marinho, criar um padrão hegemônico de produção entre os meios de comunicação que não encontrou neste período, pelo menos no que diz respeito às emissoras abertas, nenhum concorrente que fosse capaz de ameaçá-la.

2006-08-10 05:45:55 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

A Globo é uma empresa que como qualquer outra no mundo capitalista, almeja o lucro e a submissão de seus consumidores, porém a Globo não vende um produto, que se não gostamos não compramos mais, a Globo é uma emissora de Tv que presta (de)serviço aos brasileiros, manipulando a opinião leiga do público e cada vez mais imperando sobre a midia e consequentemente sobre a política do Brasil.
Ela propria faz uma propaganda enganosa de e em seus varios programas, dizendo que o que a Globo transmite é a realidade do povo, mas sabemos que não é bem assim, mas há anos eles introduzem ideias em nossa mente, que criação uma fantasia real pro brasileiro.
Outras emissoras deturpam informações, mas a Globo mente deliberadamente! É um horror!

Quem quiser acesse o site do Google e assistam um documentário feito pala BBC de Londres que foi PROIBIDO NO BRASIL desde seu lançamento em 1994, chama-se "Além do Cidadão Kane"
http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038&q=brasileira&pl=true

É muito bom mesmo!

2006-08-10 10:17:21 · answer #2 · answered by Pri's Doors 2 · 2 0

Um mal total......de aparência sem conteúdo algum
....manipuladora, fazendo com que a idéia de: A arte imita a vida se inverta!!! influênciando na vida e atitude da massa de forma sutil...fazendo com se fosse uma "lavagem cerebral" no povão....da pena de ver as pessoas assistindo aqueles programas inuteis... ex: BBB, Xuxa, novelas, futebol, video show, aquele programinha da Angelica, Luciano Hulk......Meu Deus!!!!!!

2006-08-10 10:55:12 · answer #3 · answered by Barba de Molho 3 · 1 0

Muito prejudicial.
Faz manipulação da informação para interesse próprio e dos comparsas.
É centrada no próprio umbigo, proíbe citar outras mídias que não as próprias. Um programa como o Vídeo Show (não o estilo mas como é feito) só na Globo. Um noticiário como o JN seria caso de polícia em países mais democráticos. É a plutocracia máxima.
Em uma entrevista o já ex-ministro Bresser confessou que foi empossado como ministro da fazenda após uma sabatina com o Roberto Marinho e que somente soube de sua aprovação/nomeação ao descer do avião do Rio de Janeiro à Brasília e foi parabenizado por sua secretária como novo ministro do Sarney. Só este caso já bastava pra fechar esta empresa. Algum dia saberemos de mais?

2006-08-10 10:07:28 · answer #4 · answered by Du 3 · 1 0

Meu amigo creio que depende do ponto de vista.
Para a massa (povão) é bom passa novela, tem BBB, Faustão,...informa o que acontece no mundo (na visão dela Globo) sem contar que eles manipulam a opinião da população da forma que bem entenderem pois o nosso povo tem preguiça de pensar então quanto mais mastigado melhor.
Já para as pessoas que tem um pouco de censo crítico e que é capaz de saber filtrar o que é mostrado por ela vê que ela é uma fábrica de ilusões, que mostra o que bem entende ou seja uma programação que nada contribui para o desenvolvimento intelectual de nossa população além disso faz questão de maquiar informações.
Ou seja a população não passa de marionetes dda fundação roberto marinho

2006-08-10 10:02:37 · answer #5 · answered by Simghelo 3 · 1 0

uma droga social.... insensibilisa o senso-crítico e cauteriza a inteligência...

2006-08-10 09:57:48 · answer #6 · answered by Ozéas - CM 3 · 1 0

é um bem quando faz ação social..e um mal quando faz apologia ao que não deve fazer!!

2006-08-10 12:36:09 · answer #7 · answered by Prasempre 2 · 0 0

bom de um lado é ruim porque os tele jornais que eles passam, é tudo repetido só mudam o jeito de falar, e ficam uma semana batendo na mesma tecla, falando sobre o mesmo assunto, e só dam as noticias que eles querem, e do jeito que eles querem!
as vezes até destorcem as coisas, falam mentiras, etc.....
eu já nem gosto de assistir jornal, por que é igual política, mentem pra burro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Anna!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2006-08-10 10:05:53 · answer #8 · answered by Ana 2 · 0 0

Um mal, péssimo, absurdo. A Globo constrói e destrói quem bem lhe interessa numa velocidade incrível (vide Collor), torna todos os assuntos em algo patético (vide minorias da sociedade), banaliza coisas antes importantes, dá péssimos exemplos, além de dezenas de outras coisas.
É um toque de midas às avessas, tudo o que a Globo toca vira m*.

2006-08-10 10:02:21 · answer #9 · answered by alejesusfreak 3 · 0 0

uma maquina muito ruim,que infelizmente influencia muitas pessoas

2006-08-10 09:56:28 · answer #10 · answered by ginho 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers