Suponha que você esteja num navio e aviste ao longe o litoral, que, coincidentemente, está na direção de uma nuvem com formato de dragão. Suponha, ainda, que naquele mesmo instante o seu navio colida contra um bloco de gelo e afunde em poucos minutos, de tal sorte que a tripulação não tenha tempo para emitir um "mayday". Nessa situação hipotética, você, juntamente com outras 5 pessoas, consegue escapar no único bote salva-vidas do navio.
No entanto, na hora de decidir para onde ir ninguém concorda em remar na direção da nuvem (onde você afirma ter avistado a costa). São cinco contra um, seria uma covardia, não fosse o fato de você estar armado com uma pistola semi-automática. E agora? Você saca da pistola e obriga seus colegas a remarem na direção da nuvem, ou aceita a decisão da maioria, que é de remar para o outro lado, ou seja, para o alto-mar?
2006-08-09
16:51:10
·
8 respostas
·
perguntado por
Leão do Cerrado
2
em
Viagens
➔ Outras - Destinos
Olá Suair,
Você fez realmente uma excelente pergunta.
A resposta é muito difícil de ser dada quando se encara a Democracia como um FIM e não como um Meio.
Neste contexto que você criou existem pelo menos 7 elementos representativos:
01 - O Risco de Vida - Causado por uma escolha errada.
02 - A Opinião e Postura dos Outros
03 - A Minha Certeza - Obtida por experiência direta.
04 - O Maior Poder Ofensivo - Que eu detenho.
05 - A Necessidade imperiosa de decidir - Que me obriga.
06 - Meus Princípios e Valores
07 - O Valor que eu atribuo à Vida
A Democracia para ser um sistema adequado neste contexto iria requerer condições que não se verificam na prática:
01 - As partes não poderiam ter CERTEZA absoluta de nada, ou seja, as opiniões opostas precisariam ter fundamentação, evidências e incertezas equivalentes. Eu tenho certeza absoluta por experiência direta e eles não, descaracterizando esta situação.
02 - O peso da escolha pessoal e a capacidade de exercê-la frente aos demais precisaria ser igual entre as partes, o que também não se verifica, sendo isto apenas possível se o mais forte (eu) ceder aos interesses dos mais fracos.
Para os demais, a democracia é o único sistema viável pois o poder de escolha entre si e sua sustentabilidade são equivalentes.
Neste caso, uma decisão majoritária entre os colegas teria na prática maior representatividade tanto quantitativa quanto qualitativa.
Numa situação tão difícil como esta, eu precisaria ser maduro o suficiente para encarar a Democracia como um Meio e nunca como um Fim.
Para mim, que detenho dois grandes diferenciais: Supremacia de Poder e CERTEZA, abrir mão destes elementos seria pura idiotice, contudo, meus Princípios e Valores esbarrariam numa questão ética muito difícil:
A minha Certeza teria estatura psicológica e emotiva para obrigar os demais a me obedecer, mesmo que isto viesse a custar a necessidade de matar alguns ou todos caso reagissem?
Como eu sabia que todos certamente morreríamos se errassemos a escolha poderia levar em conta que a morte já era inevitável e a esperança de vida era crítica e árdua.
Contudo, vale a pena viver sentindo-se um assassino?
O que é melhor? Morrer ou sobreviver, transformando-se para tanto num assassino?
Esta escolha não está na alçada da adoção de um sistema (Democracia ou Ditadura) e, sim, da própria consciência.
Contudo, o importante de sua pergunta é evidenciar que na prática, a democracia é insustentável porque o poder não está pulverizado de forma equitativa entre as pessoas, o mais forte não cede, na maioria das vezes, em favor do mais fraco e...
As razões do Poder tem prevalecido sobre o Poder da Razão.
A democracia realmente só seria possivel havendo equilíbrio de forças ou nulidade do poder exercido entre as partes.
Quando a democracia tem ocorrido na prática não constitui regra e sim exceção, embora seja demagogicamente alardeada pelos 4 cantos como se fosse a coisa mais natural, tanto pelos meios políticos, quanto pela grande mídia.
A concentração de PODER no mundo real impede o exercício da democracia, embora ela seja divulgada como se existisse com REGRA, quando na verdade...é uma rara EXCEÇÃO.
Um grande abraço!!!
2006-08-10 17:21:46
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
3⤊
0⤋
Sua alegoria está muito bem engendrada, exigindo uma reformulação do conceito que se faz sobre a democracia. Nem vou responder, para não criar ainda mais polêmicas, mas repito que gostei muito, e vou refletir bastante sobre o assunto.Dá gosto ver questões desse tipo.
2006-08-09 17:49:32
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
é claro que a democracia deve prevalecer afinal, uma boa democracia pressupõe a existência de autoridades instituidas de poder com base em sua especialidade necessária para dar à sociedade democrática os melhores rumos. Nesse caso, a coação se faz necessária o que não significa o fim da democracia. O poder de polícia (por meio do uso da força, se necessário) é legítimo e oportuno na manutenção de um Estado democrático de direito.
2006-08-09 17:08:27
·
answer #3
·
answered by LEG 2
·
0⤊
0⤋
Muito bom o seu texto. Mas penso que um ou mais tiros não resolveria o problema. Se isso acontecesse comigo, eu tentaria argumentar, e se não tivesse sucesso, saltaria fora e nadaria (ou pelo menos tentaria) em direção a terra firme.
O mundo todo vive sob sistemas de governo que só são vantajosos para os governantes e seus afilhados. Para alterar isso, seria preciso mudar o mundo todo.
Quanto a ser a favor ou contra a democracia, se estivéssemos em uma eu seria a favor.
2006-08-09 17:06:45
·
answer #4
·
answered by Ennis 3
·
0⤊
0⤋
Sem dúvida nenhuma, eu faria com que remassem em direção à nuvem. É lá que eu avistei o litoral e, portanto, é lá que iremos sobreviver! Não importa a opinião da maioria. O que importa é a sobrevivência de todos...
2006-08-09 17:02:54
·
answer #5
·
answered by buddy_br 3
·
0⤊
0⤋
Se eu em sã consciência estivesse correto de minha decisão apelaria pelo instrumento que tenho como o salvador da minha vida e a dos demais. Depois explicaria que devido a situação emocional instável dos colegas tomei a decisão que achei melhor para o momento já que acreditei em minha intuição e tanto que chegamos sãs e salvos sob aplausos dos que intimidei, afinal a minha intenção (o inferno estaria cheio sei disso...) foi a de salvar a minha pele e a dos demais.
2006-08-09 16:59:48
·
answer #6
·
answered by ILHA_BRASILIA 5
·
0⤊
0⤋
Democracia não se aplica neste caso, que é uma luta pela sobrevivência.
2006-08-09 16:58:48
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A democracia é respeitar a opinião da maioria. Nem sempre terá a decisão mais correta, mas pelo menos é a forma em que a maioria terá como ser ouvida e aos poucos aprender qual a melhor direção a tomar. Podia ser o contrário também, o ditador obrigar a remar na direção do mar enquanto a maioria quisesse ir para a costa. E aí!?
2006-08-09 16:57:02
·
answer #8
·
answered by tusco 3
·
0⤊
0⤋