Estima-se que as seqüências contidas nos bancos de dados representem 250.000 genes preditos (Fraser & Dando, 2001), os quais devem contribuir nos estudos de doenças infecciosas e também na compreensão dos mecanismos de instalação de doenças em vegetais. Em 2001, o Brasil incorporou-se à era genômica com a publicação da seqüência completa do genoma da bactéria Xylella fastidiosa, causadora do amarelinho em culturas de citros (CVC . Citrus Variegated Chlorosis) (Simpson et al. 2000). Esse foi o primeiro fitopatógeno no mundo a ser seqüenciado completamente. Depois disso, pelo fato de o Brasil movimentar uma grande parcela de sua economia em produtos agrícolas, foi colocado grande interesse na elucidação de outros genomas de patógenos de culturas de interesse nacional como cana-de-açúcar, citros e outros. Dessa forma, outras bactérias tiveram seus genomas seqüenciados completamente por grupos de cientistas brasileiros, como diferentes cepas de Xanthomonas citri, bactéria causadora do cancro cítrico (da Silva et al. 2002), outras cepas de Xylella fastidiosa que infectam especificamente outras culturas (finalizado; artigo submetido a publicação) e Leifsonia xyli subsp. xyli, causadora do carvão da cana-de-açúcar (finalizado; artigo em preparação). Todos esses projetos foram total ou parcialmente financiados pela FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) em parceria com outros grupos da iniciativa privada, especialmente empresas de interesse agrícola. A análise comparativa dos diferentes geno mas de patógenos de plantas trará informações importantes na elucidação de mecanismos de instalação da doença em vegetais e também na identificação de novos agentes envolvidos nesse processo. Além disso, informações importantes estão sendo atribuídas a mecanismos específicos de interação entre patógeno-hospedeiro.
O sucesso desse empreendimento por parte da FAPESP lançou interesse de outras instituições a financiar projetos desse tipo. O primeiro projeto de âmbito nacional financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e pelo MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) foi o seqüenciamento da bactéria Chromobacterium violaceum, que possui compostos com propriedades terapêuticas e antitumorais (Duranet al. 2001).
Nesta revisão nós abordaremos uma estratégia utilizada para seqüenciamento completo de microrganismos procariotos, tanto no que concerne à técnica de seqüenciamento e elaboração de bibliotecas de fragmentos aleatórios de DNA, quanto aos recursos bioinformáticos necessários, a saber: programas especiais de montagem, de predição de genes e de anotação funcional.
2006-08-09 13:53:36
·
answer #1
·
answered by Alberto M 2
·
0⤊
0⤋
Perdoe por uma pequena correção, Rosana. É Genoma, no singular.
1- É o conjunto simples de cromossomos de uma célula. É o conjunto formado por apenas um cromossomo de cada tipo, na espécie estudada. No ser humano o genoma é constituído de 23 cromossomos diferentes. Lembra-se? 23 do teu pai, mais 23 da tua mãe = 46 de você.
(2) Projeto Genoma, denominação dada a tarefa de decodificação do DNA humano aceita por diversas nações associadas, inclusive o Brasil.
2006-08-09 13:58:39
·
answer #2
·
answered by Rastejador 7
·
0⤊
0⤋
Em biologia, o genoma de um organismo é toda a informação hereditária do organismo que está codificada no seu ADN (ou, em alguns vírus, no ARN). Isto inclui tanto os genes como as sequências não-codificadoras (conhecidas como ADN-lixo, ou junk DNA). O termo foi criado, em 1920, por Hans Winkler, professor de Botânica na Universidade de Hamburgo, entretanto não é mais usado porque sabe-se que estas sequências não codificadoras são muito importantes para a regulação gênica, dentre outras funções.
Mais precisamente, o genoma de um organismo é uma sequência de ADN completa de um conjunto de cromossomas; por exemplo, um dos dois conjuntos que um indivíduo diplóide contém em cada uma das suas células somáticas. Quando se diz que o genoma de uma espécie que se reproduz sexualmente foi "sequenciado", normalmente está a referir-se à determinação das sequências de um conjunto de autossomas e de um de cada tipo de cromossoma sexual, que determinam o sexo. Mesmo em espécies cujos indivíduos são todos do mesmo sexo, o que é descrito como "uma sequência genómica" pode ser um composto de cromossomos de vários indivíduos.
Em português corrente, a expressão constituição genética pode ser usada para designar o genoma de um dado indivíduo ou organismo. Ao estudo das propriedades globais dos genomas de organismos relacionados chama-se geralmente genómica, termo que distingue essa disciplina da genética, que em geral se preocupa com o estudo das propriedades de genes únicos ou de grupos de genes.
2006-08-09 13:55:14
·
answer #3
·
answered by Tsunami 5
·
0⤊
0⤋
É o conjunto gênico total de uma célula, ou seja todos os cromossomos contendo suas respectivas moléculas de DNA. Por exemplo nosso genoma é composto por 46 cromossomos e/ou 46 moléculas de DNA.
2006-08-09 13:54:56
·
answer #4
·
answered by nilsonsilmoura 3
·
0⤊
0⤋