OLá Lu,
Bem, não sei se você já teve a oportunidade de ler alguns livros de Al Ries e Jack Trout publicados no Brasil pela Editora Makron Books.
Estes especialistas escreveram verdadeiras obras primas do Marketing de leitura fácil e extremamente agradável, dentre as quais posso citar:
As 22 Consagradas Leis do Marketing
Marketing de Guerra I
Marketing de Guerra II
Posicionamento - A batalha por sua Mente
No foco de sua pergunta, pude ler um artigo em inglês de Al Ries que julguei muito esclarecedor sobre este tema que em resumo dizia o seguinte:
Publicidade x Propaganda
Para este especialista o segredo do bom marketing é gerar publicidade e não propaganda pois:
Na Publicidade, você constrói mecanismos que possibilitam às pessoas falarem e comentarem, sobre e a favor, do seu produto.
Propaganda é um mecanismo mais precário onde quem fala e comenta a favor do seu produto é você mesmo. Neste enfoque, sempre haverá reservas e suspeitas por parte do público.
Segundo Al Ries, ao invés de fazer propaganda, é muito melhor promover eventos onde de forma direta ou indireta o seu produto é associado e/ou relacionado a algo que já tenha destaque.
Por exemplo, se você tem um bom produto isolante térmico mas desconhecido ainda do público, de vez de tentar vendê-lo fazendo propaganda para divulgá-lo no jornal, rádio e TV, poderia ser tentada uma abordagem publicitária pelo seguinte motivo:
Um produto desconhecido, por melhor qualidade que tenha, sempre despertará receios e suspeitas do comprador que nunca ouviu falar dele, não tendo nenhum conhecido que o recomende. Por mais que se faça propaganda, levará tempo para que a aceitação e referência do produto seja consolidada.
Para resolver este problema poderia ser feita uma estratégia de Publicidade e não de Propaganda.
Para tanto, você poderia selecionar qual é o principal empreendimento em construção da cidade e fazer um acordo com a empresa construtora com fins promocionais.
Poderia ser agregado mais um diferencial de valor ao empreendimento em troca de publicidade, relacionando o uso deste produto no destacado conceito deste lançamento.
Por exemplo, se for um prédio high tech de alto luxo, maior sensação do mercado imobiliário do momento, poderia ser divulgado que o apartamento de cobertura será o primeiro e único da cidade a utilizar total isolação térmica em suas paredes e painéis externos.
Para isto, será utilizado o que há de mais avançado em tecnologia de conforto ambiental. Com este produto, a temperatura interna do apartamento será em média de 4 a 5 graus mais baixo por exemplo do que qualquer outro apartamento, reduzindo consideravelmente os custos com condicionamento de ar para o conforto térmico.
Este diferencial passará a despertar a curiosidade das pessoas em conhecer as vantagens do produto e todas as pessoas que visitarem o empreendimento acabarão tendo conhecimento e contato com este produto em destaque.
Certamente as pessoas comentarão que aquela cobertura será muito especial, e o material provavelmente é o máximo, pois foi escolhido por uma grande construtora para uso no melhor empreendimento da cidade.
Se no local do lançamento, houver uma boa promoção e apresentação das vantagens do produto, as pessoas irão comentar com os seus conhecidos e tornar o impacto da divulgação muito maior do que se fosse feita simplesmente uma propaganda dele , que não o associava a nada de valor ou destaque na cidade.
O raciocínio de que:
Se a melhor construtora da cidade usa o produto, provavelmente ele é muito bom...
...poderá promover vendas muito mais expressivas do que se fosse feita somente propaganda deste produto desconhecido e de eficácia questionável.
Proprietários de outros apartamentos do prédio poderão manifestar interesse em ter também este diferencial...
Outras construtoras poderão também ter interesse em seu uso nos seus empreendimentos, facilitando a aceitação e a negociação comercial do produto.
Espero ter ajudado a esclarecer a diferença.
Um grande abraço !!!
2006-08-09 12:54:11
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
3⤊
0⤋
PUBLICIDADE DERIVA DO LATIM "PUBLICUS" QUE QUER DIZER PÚBLICO E DESIGNA A QUALIDADE DO QUE É PÚBLICO, OU SEJA, O ATO DE VULGARIZAR, DE TORNAR PÚBLICO UM FATO, UMA IDÉIA.
PROPAGANDA, É O ATO DE PROPAGAR PRINCÍPIOS E TEORIAS. O TERMO FOI INTRODUZIDO EM 1597 PELO PAPA CLEMENTE VII, QUANDO FUNDOU A CONGREGAÇÃO DA PROPAGANDA, COM O OBJETIVO DE PROPAGAR A FÉ CATÓLICA PELO MUNDO. DERIVA DO LATIM "PROPAGARE" QUE SIGNIFICA REPRODUZIR POR MEIO DE MERGULHA, OU SEJA ENTERRAR O REBENTO DE UMA PLANTA NO SOLO.
ENTÃO, A PALAVRA PUBLICIDADE SIGNIFICA GENÉRICAMENTE, DIVULGAR, TORNAR PÚBLICO... E PROPAGANDA COMPREENDE A IDÉIA DE IMPLANTAR, DE INCUTIR UMA IDÉIA, UMA CRENÇA NA MENTE ALHEIA.
TRAZENDO PARA O COMÉRCIO, ANUNCIAR, TEM O OBJETIVO DE PROMOVER VENDAS... E PARA VENDER É NECESSÁRIO IMPLANTAR NA MENTE DA MASSA UMA IDÉIA SOBRE O PRODUTO.
2006-08-09 12:44:43
·
answer #2
·
answered by Tsunami 5
·
1⤊
0⤋
Tenta ler mais sobre Publicidade : http://es.wikipedia.org/wiki/Publicidad#Principios_de_la_publicidad
e Propaganda :
http://es.wikipedia.org/wiki/Propaganda
obs.: Se não quiser ler em español .. lá tem opção em outras línguas.
2006-08-09 12:48:22
·
answer #3
·
answered by hunter 2
·
0⤊
1⤋
PUBLICIDADE - arte de exercer uma ação psicológica sobre o público com fins comerciais.
PROPAGANDA - dissiminação de idéias, informações, conhecimentos.
OU SEJA, NO FUNDO ... NENHUMA DIFERENÇA
2006-08-09 12:42:34
·
answer #4
·
answered by Eu, da foto rasgada! Raios! 3
·
0⤊
1⤋