English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Diante de situações ou idéias das quais discordamos, vale a pena demonstrar que pensamos de modo diferente? Ou é melhor aceitar e optar pelo silêncio, já que cada um pensa de um jeito?

2006-08-09 12:22:33 · 7 respostas · perguntado por Imhotep 2 em Ciências Sociais Psicologia

7 respostas

ISSO DEPENDE.
É RELATIVO A SUA NECESSIDADE E AO RISCO QUE VC CORRE.

SE SEU TRABALHO OU INTEGRIDADE FÍSICA ESTÃO EM JOGO, É MELHOR FICAR CALADO E LEVAR A SÉRIO ODS DITADOS POPULARES:

"EM BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSQUITO"
"PEIXE MORRE PELA BOCA".

MAS NÕ SENDO ASSIM, FORA DESTAS CIRCUSNTANCIAS, VC TEM O DIREITO DE TER A OPINIÃO QUE VC QUISER.
PODE DISCORDAR A VONTADE!!!

E É ATÉ MELHOR, POIS MOSTRA QUE SEU CÉREBRO PENSA. QEU VC RACIOCINA!!
QUE VC NÃO É MANÉ COMO A MASSA É, QUE SE COMPORTA COMO PAPAGAIO, QUE SÓ OUVE O QUE OS OUTROS DIZEM E DEPOSI FICAM REPETINDO COMO TONTOS SEM SABER O QUE SIGNIFICA, APENAS REPETEM PQ ACHARAM CHIC, BONITO, OU INTELECTUAL, SENDO QUE ELES NUNCA CONSEGUIRIAM PENSAR AQUILO POR CONTA PRÓPRIA!!!

CERTO???

O SEGREDO É TER DISCERNIMENTO DA HORA CERTA A DISCORDAR E A HORA CERTA PRA DEIXAR QUIETO E FICA DE BOA NA SUA, SEM NINGUÉM TE INCOMODAR!!!

BELEZA??


BOA SORTE.!!!!




QQER COISA, ME ECREVA PRA GENTE TROCAR UMAS IDÉIAS SOBRE ESTE ASSUNTO.


FALOU?


TUDO DE BOM.
.

2006-08-09 14:24:06 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

O ideal é sermos autênticos. Sempre que discordarmos ou não de algo e tivermos oportunidade de contribuir com nossa opinião, devemos fazê-lo.
Argumentar é sempre muito importante, e a dialética faz parte de qualquer situação . Omissão é terrivelmente negativo, muitas vezes uma atitude covarde, calar por medo de ser incomodado é de uma pobreza escandalosa.
Devemos ser atuantes, opinar, participar porque só assim poderemos realmente fazer diferença no mundo que vivemos.

2006-08-09 21:24:09 · answer #2 · answered by Mara.mar.. 4 · 0 0

Há um provérbio que diz: "O tolo fala e o sábio escuta". Mas de que forma você poderá desenvolver seu pensamento crítico se não debatendo?? Mesmo que você saiba que está certo, não permita que outros incorram em ignorância (não seja cumplice). Proteste, grite, mas faça faler sua opnião...Pois quem cala consente! Uma pessoa de opnião formada e visão critica não se deixa levar e é respeitada pelos seu ideais.

2006-08-09 21:18:09 · answer #3 · answered by nilsonsilmoura 3 · 0 0

Todo aquele que discorda, que protesta, que não segue a "manada", tem de pagar um preço. Pode ser a consideração do grupo, a amizade dos seus iguais, etc.
Aí fica a pergunta: o que é melhor ? ficar em paz com a minha consciência ou obter a aprovação do grupo a que pertenço ?
Uma coisa que sempre penso quando estou nesse dilema é a seguinte: quem paga minhas contas sou eu, nasci sozinho e com certeza morrerei sozinho.

2006-08-09 20:06:50 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Eu acredito na manifestação aberta mas de modo sutil... assim como na ditadura militar, muitos poetas não puderam ser exilados porque em suas canções não havia uma reclamação direta, mas ainda assim, estava subentendida... porque pra bom entendedor, meia palavra basta...

2006-08-09 19:54:33 · answer #5 · answered by Deza 3 · 0 0

Cara, acho que devemos manifestar nossa discordancia desde que não seja nossa intenção convencer e persuadir. A diferença humana é algo que constroi o ser social. Ficar quieto demais pode significar se anular para o mundo.

2006-08-09 19:49:44 · answer #6 · answered by Carlão 1 · 0 0

Entendo que uma posição colocada com clareza e no momento correto com senso de oportunidade pode construir um opinião composta que se ajusta tanto a sua como a quem esta discordando. Pode também resultar na mudança de posição de um ou outro. É desta forma que se aprende e se avalia posições, valores e a sociedade se desenvolve. Porem deve-se sempre avaliar o quanto interessante é o interlocutor para ver se vale a pena expor.

2006-08-09 19:33:42 · answer #7 · answered by Curiosa 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers