Os votos em branco não são considerados nulos e, portanto, não invalidam a eleição, segundo o Código Eleitoral. Há uma diferença fundamental entre o voto nulo e o voto em branco, diz Carlos Melo. "Votar em branco é aceitação, significa dizer: "concordo com qualquer uma das opções". Anular demonstra contrariedade." O voto nulo ocorre quando um número que não corresponde a nenhum candidato é digitado na urna eletrônica -um erro, na interpretação da lei.
Outra lenda diz que o voto em branco é acrescentado ao resultado do candidato mais votado. Os votos em branco, assim como os nulos, não entram na contagem dos votos válidos. Portanto, ninguém os recebe.
Após a crise política que assolou o país em 2005, a internet tem servido, neste ano eleitoral, para propagar o movimento pelo voto nulo. Só no Brasil, há 308 comunidades sobre o tema. Os integrantes organizam passeatas e "ações coordenadas": produção de e-mails, camisetas e folhetos de protesto.
O advogado Homero Moutinho Filho, 57, integra a comunidade "Protesto, voto nulo em 2006", que agrega mais 13.400 pessoas no Orkut, site de relacionamentos mais visitado do país. Segundo ele, o objetivo da campanha é instaurar uma "democracia verdadeira".
A intenção é demonstrar insatisfação com o sistema político, mas, na maioria das vezes, mensagens desencontradas acabam por confundir o eleitor. A "lenda urbana eleitoral" mais comum, divulgada por correntes de e-mail e pelo Orkut, afirma que, se votos nulos e brancos somarem mais que 50% do total, a eleição é anulada e os candidatos que concorreram são impedidos de disputar o cargo novamente.
A tese é verdadeira apenas em parte. O Código Eleitoral prevê que, se mais da metade dos votos forem nulos, será convocada nova eleição (art. 224 da Lei Eleitoral 4.737, de 15 de julho de 1965) no prazo de 20 a 40 dias. Mas não há dispositivo legal que proíba os candidatos de concorrer de novo, a menos que, por ter cometido algum crime, tenham o registro cassado pela Justiça Eleitoral.
Na opinião do cientista político Carlos Melo, professor do Ibmec-SP, mesmo que o voto nulo fosse majoritário, não haveria resultado prático. Novas eleições seriam convocadas, com os mesmos candidatos. "Mas não me parece que o eleitor que anula seu voto esteja atrás de resultado prático. É um recado para mostrar insatisfação à classe política."
2006-08-09 12:17:02
·
answer #1
·
answered by Alberto 7
·
2⤊
1⤋
Os votos em BRANCO significam "TANTO FAZ" e são acrescentados ao candidato de maior votação no último turno. Ou seja, se existem dois candidatos Tubarão e Galinha, Tubarão termina com 52% dos votos, Galinha recebe 35% dos votos, 10% são votos em branco 3% são nulos, isso significa que 3% dos eleitores não querem nem Tubarão nem Galinha no poder, mas 10% dos eleitores estão satisfeitos tanto com Tubarão como com Galinha, o que vencer está bom. Neste exemplo, Tubarão tem uma aceitação de 62% do eleitorado. (52% + 10% dos votos em branco). O voto em branco é um ato de conformismo.
Já o voto NULO é um protesto válido. Ele quer dizer que o eleitor não está satisfeito com a proposta de nenhum candidato e se recusa a votar em um ou outro. Esse tipo de voto é importante e é o que efetivamente faz a democracia, pois a existência dele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação.
2006-08-09 12:07:29
·
answer #2
·
answered by Priscila 2
·
2⤊
0⤋
Os votos brancos são votos não válidos; os votos nulos também são votos não válidos.
Os votos não válidos não são considerados na apuração dos votos de uma eleição.
Não existe qualquer diferença entre o voto branco e o voto nulo, nos dias de hoje.
No passado, quando se votava em papel, o voto nulo era uma rasura; enquanto o voto branco era a cédula em brando, sem assinatura ou rasura. Neste caso, se o voto está em branco, o mesário poderia, em algum momento, criminosamente, adulterar o voto. Mas hoje, isto não faria (ao meu ver) diferença.
2016-10-22 16:29:25
·
answer #3
·
answered by Anseme 1
·
0⤊
1⤋
O voto branco é usado em favor ao candidato que está ganhando
2014-10-23 04:24:20
·
answer #4
·
answered by fernanda sperafico schneider pinto 1
·
0⤊
1⤋
sem enrolaçao o voto branco serve para o candidato que estiver ganhando vencer e o voto nulo serve ainda pra alguma coisa, pois si tiver mais de 50 por cento dos votos, os candidatos que estao disputando vao sair como lula e alckimim, já penso os dois fora amém.
2006-08-09 12:41:52
·
answer #5
·
answered by tarsioml 3
·
0⤊
3⤋
Quando você vota nulo, está votando em um candidato inexistente portanto, seu voto é anulado.
Quando você vota em branco, seu voto vai para o chamado coeficiente eleitoral. Isto significa que ele irá para o partido que tiver maior número de votos e, conseqüentemente, para o candidato mais votado deste partido.
Portanto, se você não tem candidato definido ou não quer votar em ninguém, vote nulo.
2006-08-09 12:20:45
·
answer #6
·
answered by Alexandre Fox 3
·
0⤊
3⤋
O voto branco é usado em favor ao candidato que está ganhando, e o voto nulo não vale para nanhum candidato.
2006-08-09 12:06:09
·
answer #7
·
answered by Shurumelus! 1
·
0⤊
6⤋