"A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”. (DALLARI)
Ainda predomina uma visão reducionista da cidadania (votar, e de forma obrigatória, pagar os impostos... ou seja, fazer coisas que nos são impostas) e encontramos muitas barreiras culturais e históricas para a vivência da cidadania. Somos filhos e filhas de uma nação nascida sob o signo da cruz e da espada, acostumados a apanhar calados, a dizer sempre “sim senho?, a «engolir sapos”, a achar “normal” as injustiças, a termos um “jeitinho’ para tudo, a não levar a sério a coisa pública, a pensar que direitos são privilégios e exigi-los é ser boçal e metido, a pensar que Deus é brasileiro e se as coisas estão como estão é por vontade Dele.
É necessário que o cidadão participe, seja ativo, faça valer os seus direitos. Simplesmente porque existe o Código do Consumidor, automaticamente deixarão de existir os desrespeitos aos direitos do consumidor ou então estes direitos se tornarão efetivos? Não! Se o cidadão não se apropriar desses direitos fazendo-os valer, esses serão letra morta, ficarão só no papel.
Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública. É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente. A cidadania deve ser perpassada por temáticas como a solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia, a ética.
2006-08-09 11:46:14
·
answer #1
·
answered by Lu 3
·
0⤊
0⤋
Embora confundida com NACIONALIDADE a CIDADANIA é adquirida parcialmente entre os 16 e 18 anos e obrigatoriamente aos 18 anos. É um direito personalíssimo, instransferível, que não se pode representar. São vários as barreiras que nos impedem de exercê-la diretamente, devemos isso a corrupção dos nossos representantes; flexibilidade da lei penal; descontrole do sistema prisional; corrupção da polícia; políticos marginalizados e outros males do nosso País
2006-08-09 20:11:40
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Cidadania é um conjunto de direitos e deveres que todos nós, enquanto habitantes de um pais, temos.
Nao creio que exerçamos a nossa cidadania, infelizmente, pois estamos vivendo num pais corrupto e descarado, o pais 100: 100escola, 100 trabalho, 100 memoria, 100 vergonha!!!
Isto colocado, quem sabe se nao podemos começar a exigir nossos direitos de cidadaos, a partir das proximas eleiçoes, pedindo justiça, social, tributaria e moral?
Pedindo nao, exigindo!!! Fora com a corja dos 100 vergonha que dominam esse pais!!
2006-08-09 18:56:45
·
answer #3
·
answered by brunna b 3
·
0⤊
0⤋
Cidadânia é Papai Noel para adultos. É conversa fiada, para forçar você a obedecer as leis totalitárias e antí-humanas desse país, e achar que está "cumprindo com os seus direitos e deveres".
Porque você acha que policial chama o povo de "cidadão!". É pejorativo. No Brasil, Cidadão é sinônimo de Servo, de Escravo.
2006-08-09 18:42:23
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋