English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Em A PAIXÃO SEGUNDO G.H. ,Clarice atingiu um dos momentos de maior voltagem poética da Literatura brasileira.A narrativa percorre o itinerário da construção de um "eu",no sentido existencialista,uma das principais correntes filosóficas,sem as 'travas' de um sistema fechado de idéias.A aventura,antes,de linguagem,percorre inquietações,descobertas íntimas da ligação cósmica e o esencial,que se nos escapa tantas vezes.Trata-se de autêntica viagem por absurdos rincões da alma,na busca de um sentido completo ou de uma leitura que desse conta do mundo,de nossos valores e afetos e sentidos e respostas e lugares e silêncio :faz a travessia dolorosa de nossa condição humana.(Não vou dizer que é uma leitura para seres 'especiais',mas o texto requer algum treinamento literário anterior ou de acompanhamento,a fim de que se estabeleça um sentido,que não é,de verdade,encontrado,sem o que eu chamaria de "fôlego" estético para a devida apreciação).Outro livro interessante:"UMA APRENDIZAGEM ou o livro dos prazeres" ou"LAÇOS de FAMÍLIA",um pouco mais acessíveis para o leitor comum.

2006-08-09 14:26:26 · answer #1 · answered by Prima Sol 3 · 0 0

Clarice Lispector entende como ninguém a alma feminina e todas as suas nuances, melancolias, tristezas, alegrias. Lembro de estudar o "momento de epifania", ou seja, a hora em que a narração toma outro rumo, graças a um acontecimento aparentemente banal. Você já percebeu como a nossa vida é assim? Temos momentos de epifania, mas nem percebemos. Às vezes uma palavra, um encontro, muda algo tão intríseco a nossa alma que até desconhecíamos. "Encontrar uma barata e, após matá-la, experimentar o seu líquido viscoso" representa tantos momentos de nossa vida...

Sugiro a "Hora da Estrela". A dura realidade de não ser ninguém, de não ser notada, de amar o errado e de sonhar demais...

2006-08-14 15:54:03 · answer #2 · answered by All 2 · 0 0

"A Paixão Segundo G.H." é uma obra-prima da literatura brasileira. As personagens de Clarice se caracterizam por atitudes filosófico-existenciais. Outro livro que gosto bastante é "A Legião Estrangeira".

2006-08-10 21:48:08 · answer #3 · answered by Noel Prosa 3 · 0 0

A Paixão segundo GH é simplesmente ótimo!! Envolvente, confuso, crítico, intrínseco, surpreendente. Obra que valoriza o interior, típica característica da grande Clarice!!
Essa grande autora pra mim é uma das melhores que existem!! Amo ler seus textos, gostei muito da obra Laços de Família, tem uma crítica muito interessante com relação à mulher e o cotidiano ridículo ao qual ela se submete!!

2006-08-10 20:46:23 · answer #4 · answered by NOXALI 4 · 0 0

Penso que neste livro, Clarice alcança sua plenitude como escritora. Ao se lançar de uma personagem existencialista, que vai percebendo sua condição no mundo durante a narrativa, somos levados a uma viagem ao nosso interior e a todo o sentido da humanidade e da existência, com questionamentos filosóficos e religiosos muito profundos. Certamente não é um livro de simples leitura, mas quando conseguimos entrar no pensamento de GH, parece que o livro foi escrito para aquele que o está lendo, e é impossível passar pela sua leitura sem transformar seu modo de ver a vida.

2006-08-09 21:42:31 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

eu acho o livro incrivel e é emocionante o jeito como ela mostra como foi que ela rompeu com os preconceitos dela e os estigmas de toda uma vida.
Eu amo os livros de clarice lispector!

2006-08-09 18:35:23 · answer #6 · answered by Nanie 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers