É muita coisa..
então listei pra vc alguns sites abaixo..
Tigres asiáticos
A expressão Tigres asiáticos refere-se às economias de Hong Kong, Singapura, Coréia do Sul e Taiwan(Formosa); esses territórios e países apresentaram grandes taxas de crescimento e rápida industrialização entre as décadas de 1960 e 1990.
Tabela de conteúdo [esconder]
1 Histórico
2 Crítica ao modelo exportador
3 Artigos Relacionados
4 Links Externos
[editar]
Histórico
Os Tigres compartilham muitas características com outras economias asiáticas, como Japão e China. Iniciaram o que passou a ser visto como uma particular aproximação asiática do desenvolvimento econômico. Alguns desses países estavam na década de 1960 com indicadores sociais semelhantes a de países africanos altamente estagnados; as principais transformações basearam-se em acesso à educação e criação de infra-estrutura de transportes (fundamental para a exportação competitiva).
Com o tempo, o termo Tigre tornou-se sinônimo de nação que alcançou o crescimento com um modelo econômico voltado para exportação. Recentemente, nações do Sudeste asiático, como Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia também passaram a ser consideradas Tigres.
Economia dos tigres: Os tigres asiáticos alcançaram o desenvolvimento com um modelo econômico exportador; esses territórios e nações produzem bens de consumo para exportá-los a países industrializados. O consumo doméstico é desestimulado por altas tarifas governamentais.
Os tigres encaram a educação como um meio de aumentar a produtividade. Os países melhoraram o sistema educacional em todos os níveis; assegurando que toda criança freqüente o ensino fundamental e o ensino médio. Também investiu-se na melhoria do sistema universitário.
Como os tigres eram relativamente pobres durante a década de 1960, tinham abundância de mão-de-obra barata. Juntamente com a reforma educacional eles conseguiram aproveitar essa vantagem, criando uma força de trabalho de baixo custo, mas muito produtiva.
Os tigres promoveram o igualitarismo na forma de reforma agrária, para promover o direito de propriedade e para assegurar que os trabalhadores rurais não se prejudicassem. Também foram implantadas políticas de subsídios a agricultura.
[editar]
Crítica ao modelo exportador
Uma das principais críticas ao sistema econômico dos tigres é o foco exclusivo na exportação, deixando de lado a importação. Com isso, essas economias tornam-se extremamente dependentes da saúde econômica de suas nações compradoras.
Além disso, esses países passam por dificuldades por não terem mais a competitividade inicial. Índia e China são economias emergentes atualmente, usando o modelo baseado na mão-de-obra barata, substituindo os tigres.
[editar]
Artigos Relacionados
Economia de Taiwan
Economia de Hong Kong
Economia da Coréia do Sul
Economia de Singapura
Leste asiático
[editar]
Links Externos
Interview with Mahathir Mohamad: Many observers have praised Malaysia as the most prominent "tiger cub". Former Prime Minister Mahathir bin Mohamad's interview with the PBS series “Commanding Heights” covers the subject of East Asian economic development. (em Inglês)
BBC map of the Asian Tigers (em Inglês)
ASEAN tigers (em Inglês)
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Tigres_asi%C3%A1ticos"
2006-08-09 11:05:57
·
answer #1
·
answered by menina_df 5
·
0⤊
1⤋
A expressão Tigres asiáticos refere-se às economias de Hong Kong, Singapura, Coréia do Sul e Taiwan(Formosa); esses territórios e países apresentaram grandes taxas de crescimento e rápida industrialização entre as décadas de 1960 e 1990.
Pesquise sobre esses países e seu trabalho estará pronto.
2006-08-12 16:40:06
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Os tigres sõa animais que pertencem a ordem dos carnívoros, família dos felinos e , sei lá, tem o branco , o de bengala, eles comem gente e... putz, o trabalho era de geografia?! foi mal
2006-08-12 09:23:47
·
answer #3
·
answered by luiz 2
·
0⤊
3⤋