Para entender melhor essa história de "curvo" ou "plano", imagine o Universo como uma enorme gelatina.
Se houver apenas espaço, ele é plano (uma gelatina perfeita, sem distorções). Objetos com massa, porém, distorcem a gelatina em volta deles, "concentrando-a". Um raio luminoso segue sempre uma reta, mas se a gelatina espacial for "encurvada" por um objeto de massa grande, essas retas se tornam curvas e a curvatura pode ser medida.
Como o nosso Universo tem, atualmente mais espaço que qualquer outra coisa (e aumentando, pois está expandindo), podemos dizer que ele é praticamente plano.
A analogia com o modelo da Relatividade Geral de Einstein só não é perfeita por que o modelo inclui mais uma dimensão, além das tradicionais x, y, z: -ct (- velocidade da luz x tempo, que tem dimensão de comprimento).
Buracos negros são objetos tão massivos que a curvatura gerada no espaço é infinita para distâncias menores que o chamado horizonte de eventos (que é tanto maior quanto maior for a massa do buraco negro).
2006-08-10 08:31:35
·
answer #1
·
answered by Alberto 7
·
5⤊
0⤋
Na verdade o que se questiona é se as três dimensões espaciais do universo são fechadas sobre si mesmas ou se são abertas. Segundo Einstein, como o próprio espaço e o tempo não existem de maneira absoluta, mas são partes integrantes do próprio universo, não tem sentido em se falar em "paredão" no fim do universo. Assim como não tem sentido em se falar o que ocorria antes do universo ser criado (segundo alguns, Deus estaria preparando o inferno pra quem fizesse essa pergunta), já que o próprio tempo não existia. O espaço-tempo foi criado junto e são partes integrantes do universo.
O que pode ocorrer é:
Universo fechado: O espaço é dobrado sobre si mesmo, e um hipotético viajante do universo nunca conseguiria encontrar o fim, se seguisse eternamente em linha reta, mas voltaria novamente ao ponto de partida. Como se o universo em expansão fosse a superfície de uma bola inflando, e nós, criaturas bidimensionais vivendo neste universo bidimensional, estivéssemos presos na superfície dessa bola. Dariamos uma volta nela completa, voltando à origem. Isso ocorre porque nosso universo espacial tridimensional se expande na quarta dimensão chamada tempo, por isso a analogia com uma bola bidimensional se expandindo, já que não tem como imaginarmos uma esfera tridimensional se expandindo numa quarta dimensão. Neste caso o universo tem um "início" no Big Bang, se expande até um limite máximo, e volta a contrair-se num Big Cruch, que seria o final de tudo.
Universo aberto: O universo continua a se expandir indefinidamente, até a última estrela se apagar. Virando um grande vácuo pontuado de buracos negros. Neste caso nosso hipotético viajante continuará viajando sem voltar para a origem, mas sem nunca chegar ao fim.
O que vai definir se nosso universo é aberto ou fechado é a quantidade de matéria nele. Se ela for suficiente para gerar uma força gravitacional tão forte que freie a expansão e faça com que o universo se contraia, ele será fechado. Caso contrário... Estimativas atuais calculadas e observadas por astrofísicos com a tecnologia até agora disponível dão como resultado que o universo é provavelmente aberto, ou sem fim. Mas isso porque até agora não se sabe a quantidade de matéria escura no universo, que é formada essencialmente por planetas, meteoros, etc. Só podemos observar a matéria visível, como as estrelas, e alguns planetas mais próximos.
2006-08-09 08:20:14
·
answer #2
·
answered by Fabricio C Fernandes 3
·
2⤊
0⤋
Não se sabe ao certo. Mas, segundo a teoria de Eistein, há uma possibilidade de existir uma dobra espacial devido à curvatura da luz que viaja sem propriamente seguir uma linha reta.
2006-08-09 12:17:47
·
answer #3
·
answered by bservus 3
·
1⤊
0⤋
nenhum dos dois!
o universo tem forma de sapato no domingo e conforme vai passando ele vai se transformando em um elefante.
(se o universo fosse plano não seríamos tri-dimensionais. Você deve editar a sua pergunta de forma coerente e que possa guiar a formulação de uma resposta)
2006-08-09 08:05:31
·
answer #4
·
answered by Yorlun Bodjen Mestre 1
·
0⤊
0⤋
De acordo com Eistein o univero é curvo e teria a forma de uma sela de cavalo (???) em virtude que a matéria e sua gravidade provocam uma pertubação no tempo-espaço, causando a curvatura.
2006-08-09 07:54:29
·
answer #5
·
answered by Carlos B 1
·
0⤊
0⤋
depende de que angulo vc olha... tudo é questao de tempo e espaço... dizia izac newton "uma coisa é uma coisa e outra coisa é diferente de uma coisa... ou seja outra coisa!" ok...
2006-08-09 07:50:34
·
answer #6
·
answered by Fernando 5
·
0⤊
0⤋
segundo einstein depende da sua velocidade pra difinir se é plano ou curvo
2006-08-09 07:55:44
·
answer #7
·
answered by leonel_ufop 3
·
0⤊
2⤋