Ligações covalentes normalmente ocorrem entre átomos com eletronegatividades similares e altas (geralmente entre dois ametais), dos quais remover completamente um elétron requer muita energia.
A ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida. Átomos tendem a compartilhar elétrons de modo que suas camadas eletrônicas externas sejam preenchidas e eles adquiram uma distribuição eletrônica mais estável. A força dessas ligações é maior que a das interações intermoleculares e comparável à da ligação iônica.
Esse tipo de ligação tende a ser mais forte que outros tipos de ligações, como a iônica. Ao contrário das ligações iônicas, nas quais os íons são mantidos unidos por atração coulômbica não direcional, ligações covalentes são altamente direcionais. Como resultado, Moléculas covalentemente ligadas tendem a formar-se em um número relativamente pequeno de formas características, exibindo ângulos de ligação específicos.
Existem duas teorias que explicam como se formam as ligações covalentes entre átomos. A teoria da ligação de valência e a teoria das orbitais moleculares. Esta última é mais aprofundada, embora a primeira seja suficiente para uma compreensão simplificada da estrutura das moléculas.
Usando a mecânica quântica, é possível determinar a estrutura eletrônica, os níveis de energia, ângulos de ligação, comprimentos de ligação, momentos dipolares, e espectros de freqüência de moléculas simples com alto grau de precisão. Atualmente, comprimentos e ângulos de ligações podem ser calculados tão precisamente quanto podem ser medidos (precisão da ordem de poucos picômetros para comprimento e poucos graus para ângulos). Para o caso de pequenas moléculas, cálculos de energia são suficientemente precisos e úteis na determinação de calores de formação e energias de ativação.
espero ter ajudado!
2006-08-09 07:13:33
·
answer #1
·
answered by viniquimica 4
·
0⤊
0⤋
2 ligaçoes pi e 1 sigma !
2006-08-10 21:11:21
·
answer #2
·
answered by Emilio N 4
·
0⤊
0⤋
Olá Fox, não quero complicar sua vida, mas a resposta vai depender de que tipo de informação você precisa.
O que o Alquimista falou não está errado e talvez você encontre também uma resposta mais simples envolvendo esse tipo de ligação entre os elementos da tabela periódica.
O fato é que os químicos precisam classificar as ligações para fazerem previsões e assim, conceber os mais diversos materiais. Não existe, na verdade, ligação covalente, iônica, dativa, ligação de hidrogênio e etc. Esses nomes foram "criados" apenas para dar uma característica às ligações, pelos motivos que já disse. O que existe é uma interação entre os átomos que faz surgir a ligação, devido a nuvem eletrônica e as forças dos núcleos atômicos. Como bem dito pelo Alquimista, a teoria de orbitais moleculares descreve muito bem como se dá essa interação. O problema é que não existe uma ligação 100% iônica ou 100% covalente. Em química moderna se estuda o grau de covalência, ou seja, o quão compartilhado está o elétron de um átomo com outro. Vários fatores podem estar relacionados, como por exemplo a carga efetiva do núcleo.
Um conselho:nos livros do ensino fundamental vc poderá encontrar a base para os tipos de ligações. Nos livros de química geral universitários, vc se aprofundará mais e saberá a origem dessas ligações. Nos livros específicos de ligações química, com certeza você encontrará o que está mais próximo da fronteira do conhecimento e, possivelmente, mais correto. Nos livros de mecânica quântica, vc terá uma nova abordagem e verá como pode ser calculado matematicamente o valor de uma ligação química. Então Fox, tudo vai depender do que vc quiser. Caso precise de alguns desses enfoque, diga e poderemos te direcionar.
Um abraço
2006-08-09 16:35:09
·
answer #3
·
answered by Patrulha 1
·
0⤊
0⤋
Uma ligação covalente ocorre entre dois elementos químicos não-metais, formando um par eletrônico que é compartilhado pelos dois átomos de tal forma que ambos atingem uma distribuição eletrônica mais estável (normalmente o octeto).
2006-08-09 15:47:58
·
answer #4
·
answered by Leocir C 1
·
0⤊
0⤋
Uma ligação covalente é feita entre dois ametais. Eles devem compartilhar elétrons. A ligação covalente é feita tbm entre o "H" e ametais.
2006-08-09 15:27:57
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Uma ligação entre um átomo de um elemento classificado não-metal com outro também classificado como não-metal.
Ou então um não-metal ligado ao hidrogênio.
Pra que complicar tanto se simplesmente a resposta é essa?
2006-08-09 15:21:30
·
answer #6
·
answered by [V] [i] [h] 1
·
0⤊
0⤋
Uma ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida. Átomos tendem a compartilhar elétrons de modo que suas camadas eletrônicas externas sejam preenchidas e eles adquiram uma distribuição eletrônica mais estável. A força dessas ligações é maior que a das interações intermoleculares e comparável à da ligação iônica.
2006-08-09 12:53:21
·
answer #7
·
answered by neisimples 5
·
0⤊
0⤋