English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tem que se pensar no passado de Cuba, antes dos anos 50, por ter sido um país dominado por ditadores e ter passado por uma situação social bastante grave em que não existiam escolas nem direito ao serviço de saúde. Pelo facto dos Estados Unidos da América o terem transformado num antro de prostituição.
Ainda, sobre a primeira tentativa de revolução a 26 de Julho de 1954 liderada por Fidel Castro, que, apesar de ter falhado, fruto de alguma inexperiência e de muitos que nela participaram terem sido fuzilados e torturados, serviu para que o povo se motivasse para a necessidade de uma verdadeira revolução em Cuba, começando por apoiar Fidel Castro e levando a que só cumprisse dois dos 15 anos de pena que lhe tinham atribuído, saindo de Cuba para se ir treinar no México, de onde voltaria mais tarde para iniciar um novo processo revolucionário tendo o apoio do Partido Comunista de Cuba.
Cuba é um país que depende de si próprio e de grande desenvolvimento humano, dando como exemplo a solidariedade para com os povos, principalmente os que mais necessitam. Ainda que em Cuba não existem monopólios capitalistas nem isenções fiscais ao contrário do que acontece em Portugal. Sublinha-se que Cuba é mais desenvolvida do que qualquer outro país da União Europeia.
Agora, se entendermos por desenvolvimento só tudo quanto é dispensável, matérias propagandísticas do capitalismo que se fazem anunciar para todos mas que, na realidade só alguns (poucos) têm o direito de usufruir, isso Cuba não tem. Tem sido com grande esforço de Fidel e da sua equipa, lutando bravamente contra todos os boicotes, as guerras químicas, as campanhas de desinformação... ali...ali mesmo a 50 km da Costa da Flórida e, com uma base militar Americana que até hoje se mantém dentro do território Cubano – Guantanamo . É preciso ou não ter um braço de ferro para aguentar tantos anos de tanta provocação, tanta mentira, !!! Fidel, herói ?? chamem-lhe o que quiserem... e para ele também será indiferente... Fidel é e será sempre um lutador pela causa do seu povo. E isso faz dele o Homem que hoje é - uma “espinha atravessada na garganta do capitalismo”. - QUE VIVA FIDEL e todos os Povos do Mundo que ousam lutar pelos seus direitos e não se curvam ao jugo do capitalismo desenfreado!

2006-08-08 23:16:46 · 4 respostas · perguntado por CRIS 2 em Governo e Política Política

4 respostas

Sim, sem qualquer dúvida. Aliás, você explicou isso muito bem no complemento da sua pergunta. Infelizmente vivemos sob jugo da propaganda, a mercê de uma Mídia perversa, muita vez fascista, vez que tenta imbecilizar os povos mais simples através de notícias maquiadas, imagens indutivas e editoriais altamente comprometidos com o capital especulativo e apátrida. Eu diria que Fidel Castro é muito mais que uma espinha cravada no pescoço da hipocrisia capitalista. Fidel representa, talvez, a nossa última quimera, todo o nosso sonho libertário, constituindo-se não apenas em mais um herói latino-americano, como o foram Simon Bolívar e José Martí, mas também um autêntico santo da era moderna. Santo não no sentido mais piegas, e sim por toda sua luta em busca de justiça e pela solidariedade a outros povos também oprimidos. A resistência heróica, durante meio século, ao poder belicista norte-americano, ali fincado de testa para Cuba, já faria de Fidel uma das figuras mais notáveis do nosso século. Sem dizer das conquistas que obteve para seu povo na área social, desenvolvendo uma das Medicinas mais avançadas do mundo, erradicando o analfabetismo, incentivando as artes e concedendo dignidade a seu povo. Lembro que, mais jovem, eu costumava rebater o discurso dos hipócritas com a seguinte indagação: Se Fidel Castro é realmente esse déspota sanguinário, por que os Estados Unidos - ali tão próximos - ainda não conseguiram tirá-lo do Poder? Será que temem a reação do povo cubano? É isso o que penso.

2006-08-09 00:28:48 · answer #1 · answered by Literatura 4 · 0 0

Bem ,você incorre em vários equívocos .
Cuba , não é mais adiantada do que nenhum país da União Européia. Aliás na própria América central , a Costa Rica é muito mais evoluída que Cuba , assim como vários outros países da América do Sul , como Uruguai , Argentina , Chile e o próprio Brasil.Quanto a ser uma espinha espinha na garganta do Capitalismo , só mesmo a arrogância dos afetos ao Ditador. Cuba não representa nada em termos de poderio econômico , e deverá isto sim consumir muito capital para se tornar uma economia que propicie um mínimo de dignidade a sua população.
Basta ver o quanto representou para a Alemanha Ocidental , reconstruir a pé**** do socialismo Europeu , a Alemanha Oriental.
Cuba jamais foi auto suficiente , assim como nenhum país o é ,
e tanto não era que a falência da URSS , acarretou também a sua , por não contar com os subsídios da sua matriz.
Fidel Castro é um Ditador sanguinário do mesmo porte de Stalin, Pol Pot , Pinochet , Fulgêncio Batista , e Cuba uma das últimas ditaturazinhas do mundo , a exemplo da Coréia do Norte
Sobre a biografia de Fidel Castro pesará o assassínio de 30.000 cubanos que
simplesmente não pensavam como o Ditador , e o exílio de 2.000.000 de Cubanos , a sua maioria vivendo em liberdade nos EUA , além dos outros 10.000.000 que não o fizeram por falta de transporte. Fidel vivo , Fidel morto , tanto faz , a espinha está na
garganta do povo Cubano.

2006-08-08 23:44:32 · answer #2 · answered by Claret. 6 · 0 0

O que você acharia se o Lula ficasse doente e chamasse o irmão dêle para substituí-lo?

2006-08-08 23:39:19 · answer #3 · answered by fran 7 · 0 0

Fidel luta por uam causa nobre num mundo desigual.
A luta contra as desigualdades do capitalismo é a mais complexa de todas as batalhas.

2006-08-08 23:23:43 · answer #4 · answered by J.Junior 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers