Eureka (achei) Esta frase é atribuída a Arquimedes, matemático grego que, ao entrar na banheira para se banhar, lançando seu corpo à água, descobriu uma lei de física, que então foi por ele enunciada (popularmente: um corpo mergulhado em um líquido, sofre uma ação de baixo para cima igual ao seu peso e desloca uma quantidade desse líquido igual ao seu volume) Sua alegria foi tanta que ele saiu da banheira e foi pelas ruas de Siracusa, sua cidade, gritando : eureka, eureka (achei, achei) sem se dar conta que estava nú.
2006-08-08 08:09:52
·
answer #1
·
answered by Josias C 4
·
0⤊
0⤋
Não se pode explicar o sentido da palavra, sem entrarmos, infelizmente, na vida particular de Aristóteles. Pensador e distraído, filosofava em demasia, e acabava por não praticar com a esposa, os deveres de casa.
Numa madrugada, quando retornava para casa, já trazendo o pão e o jornal, abriu cuidadosamente a porta da sala, entrou no quarto e viu a cena: sua esposa e seu cachorro, um pastor alemão capa-preta estilo atlético, estavam de pernas entrelaçadas, preparando-se para o pior.
Tresloucado, gritou Aristóteles em altos brados, o nome da esposa: EUREKA! No que ela respondeu ainda ofegante: "posso explicar, Ari..."
Ato contínuo, Aristóteles pegou papel e lápis, e escreveu a frase lapidar: "O cão é o melhor amigo do homem".
Podia sair filosofando pelas ruas, sabendo que seu fiel amigo, o cão Arquimedes, tomava conta da casa, de sua querida esposa, e de todo o resto.
2006-08-08 15:12:30
·
answer #2
·
answered by Planeta Santos 5
·
0⤊
0⤋
"Eureka" vem do grego e significa "encontrei!"
De acordo com a Wikipedia:
"Em FÃsica, no seu Tratado dos Corpos Flutuantes, estabeleceu as leis fundamentais da estática e da hidrostática. Um dos princÃpios fundamentais da hidrostática é assim enunciado: “todo corpo mergulhado total ou parcialmente em um fluido sofre um empuxo vertical, dirigido de baixo para cima, igual ao peso do volume do fluido deslocado, e aplicado no centro de empuxo."
O centro do empuxo é o centro de gravidade do volume que corresponde à porção submersa do corpo. Isto quer dizer que, para o objecto flutuar, o peso da água deslocada pelo objecto tem de ser maior que o próprio peso do objecto.
Conseguindo solucionar tal problema enquanto se banhava, Arquimedes teria saÃdo à rua, nu, gritando Eureka! Eureka! (Encontrei!) Essas pesquisas teriam o objetivo de responder a Hierão, rei de Siracusa, se sua coroa era realmente de ouro puro."
2006-08-08 14:58:55
·
answer #3
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
0⤋
Quando Arquimedes descobriu um determinado princípio da física (para descobrir o volume de um determinado objeto, basta submergi-lo em água, o volume deslocado de água será igual ao volume do objeto - isto se tornou conhecido como Princípio de Arquimedes), ele teria, segundo a lenda, saído nu pelas ruas de Siracusa gritando "Eureka !", que em grego significa "Eu encontrei !". Daí seu uso (popularizado) para quando alguém descobre algo.
Reza a lenda que isto teria sido descoberto graças a um pedido do Rei Hieron, que queria descobrir se sua coroa havia sido feita com o montante de ouro que fora entregue ao artesão para sua confecção do objeto, ou se haveria prata na composição da liga, já que a coroa pesava exatamente o mesmo valor que foi dado em ouro ao artesão.
2006-08-08 14:58:35
·
answer #4
·
answered by ThundernetBR 3
·
0⤊
0⤋
Eureka, quer dizer achei em mandarim (chinês) e foi trazida para o ocidente por Marco Polo.
2006-08-08 14:57:40
·
answer #5
·
answered by Toddy 4
·
0⤊
0⤋