English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

9 respostas

Primeiro que o resultado de um processo histórico,para ser história tem que ser consenso da maioria.Mesmo nas grandes expropriações históricas,a sociedade na sua maioria expropriava ou permitia a expropriação por algum instrumento social,baseados em argumentos sólidos em detrimento de argumentos não mais aceitos.

No entanto,para ter facilidade na condução do processo,terra tem que deixar de ser mercadoria e tornar uma concessão de espaço para produção.Multas territoriais pesadas para quem não produz e incentivo para quem o faz,claro respeitando as áreas de preservação.

A crítica está associada ao modo como o processo é feito.A propriedade mínima deve ser respeitada no caso de moradia,produção,e excessões.

A falta de recursos para o mesmo é muito comum,mas em casos em que é evidente o caso de mercantilização da terra,nesses casos são os mais indicados para a expropriação.Mas infelizmente,o processo ainda não atingiu um nível de reconhecimento pela sociedade a tal ponto que se institucionalize tais medidas de expropriação acima de tantos alqueires para casos de uso inadequado da terra e propriedade excessiva e sem investimento.

A imaturidade do processo de controle de venda das propriedades chega a tal ponto que se tornam vendas feitas no "fio do bigode".

A crítica é uma comprovação de um processo de concentração de terras e o descontrole do Estado quanto a essa mesma concentração no processo histórico.Os agricultores se tornam vítimas desse processo na medida em que não encontram espaços para a expansão.

O mais absurdo desse processo mostra que a desconcentração valoriza as terras e promove o desenvolvimento da produção e do consumo,como também de perspectivas mais interessantes para as regiões onde isso deixa de existir.

Da mesma forma que os escravos eram submetido pelos seus senhores no séc XIX,a terra se torna uma escrava de seus latifundiários e do juízo que fazem de "suas propriedades",permitindo ou não o desenvolvimento da região de acordo com suas regras.

A perspectiva de arredamento de terras em vez de sua mercantilização favorece o uso racional dos recursos e impede a estagnação de seu uso.Uma política nesse campo ajudaria nesse setor.

(Algo parecido como na época das Teles onde telefone deixou de ser mercadoria e se tornou uma extensão na prestação de serviço de Empresas que investem na área).

2006-08-08 07:57:42 · answer #1 · answered by Rafael Pombo 2 · 0 0

Muito simples.

Vc gostaria q eu entrasse na sua casa, desse chutes nos seus familiares e quebrasse tudo pelo simples motivo de achar q eu tenho direito de protestar pq o governo não atende uma reivindicação minha?

SE vc acha isso certo ou aceitável, então não acharia ruim, da mesma forma, eu chamá-la de idiota por usar chavões tipo "processo histórico do latifúndio".

Só q um mundo assim, onde as pessoas acham q podem roubar, machucar, ofender e até matar as outras pessoas sem q haja consequências, não é possível.

Eu tenho um carro, um carro muito bom e caro. Trabalhei dezesseis anos pra poder ter um assim. Vc acha q vou aguentar um movimento dos sem-carro chegar até mim e querer depredar meu carro, ou roubá-lo de mim? Acha q eu trabalhei para q meu esforço fosse aproveitado por pessoas q eu nunca vi na vida, e q não sei nem se trabalharam tanto qto eu?

Quer saber pq MST só faz sucesso entre pretensos intelectuais (ou seja, gente q nunca trabalhou na vida)?

Faça uma pequena pesquisa na internet e veja os depoimentos de pessoas q tiveram suas propriedades invadidas pelos "cordeirinhos injustiçados" do MST.

Espero q sua próxima pergunta não seja: "Por que o PCC é tão criticado, se é resultado do processo histórico das cadeias brasileiras?"

2006-08-08 10:09:07 · answer #2 · answered by tslexksc 2 · 0 0

Porque há gente que se aproveita do movimento para fazer sair o diabo que tem dentro

2006-08-08 10:07:48 · answer #3 · answered by qkynho 3 · 0 0

Porque houve uma mistura muito grande de políticos, que na verdade querem mais se ressaltar, além da mistura de pessoas que realmente não são tão necessitados assim, e sim querem tirar bom proveito da situação e melhorar ainda mais a sua vida nas costas dos que precisam.

2006-08-08 09:51:37 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Vemos que apesar de varias familias no país necessitar de um pedaço de terra para trabalhar e se auto-sustentar, há introduzido no meio delas pessoas que querem fazer quebradeiras e arruaças, pessoas que já ganharam terra em algum lugar, vendeu e foi pedir noutro lugar e assim por diante e mais uma vez o inocente paga pelo pecador, e é como ficou registrado na quebradeira em Brasília, o próprio dinheiro doado pelo governo para uma entidade e usado de maneira a contradizer a necessidade de ajuda deste tipo de movimento.

2006-08-08 09:51:18 · answer #5 · answered by Euclides N 1 · 0 0

Uma das criticas, e pelo fato que a maioria que está lá, tem otimas condições de vida, vc sabia?, muitos tem belas casas ou partamentos e outros tem isto e muito mais, mas estão no MST, para conseguir mais do que já tem, assim dando aos seus filhos as melhores condiçoes de vida.
è algo complicado, pois existem varias criticas para o movimento sendo que uns estão para se aproveitar da situação e outros para adquirirem novamente o que um dia foi tirado deles.

2006-08-08 09:50:13 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Acredito que o MST (Movimento dos Sem-Terra) luta por uma causa justa: a reforma agrária, ou seja, reorganização da distribuição de terras improdutivas, evitando que uns tenham tanto e outros tão pouco. Entretanto, as críticas surgem pela forma que o MST utiliza para lutar por seus ideais: invasões, violência, culminando mesmo em mortes em alguns casos.

2006-08-08 09:48:34 · answer #7 · answered by Jade 1 · 0 0

o dono da terra deve ficar morrendo de raiva, mas eu apoio o movimento se eles pegarem terras somente dos grandes latifundiarios

2006-08-08 09:47:10 · answer #8 · answered by Sara-chan 2 · 0 0

Porq no meio deles tem mto vagabundo de verdade... e além disso depredar não é a solução... invadir quem está aproveitando o solo naum está certo...

se vc for ver pelo lado de quem é dono do terreno invadido ele tem todo o direito de querer que saiam de lá ja q ele trabalhou o suficiente para comprar tal terreno

2006-08-08 09:41:51 · answer #9 · answered by li_smurfette 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers