O grande dilema da vida consiste em ser feliz e, concomitantemente, fazer o outro feliz. O que entrava a conquista desse ideal é o egoísmo e a falta de empatia entre nós, seres susceptíveis à perfeição, porém que ainda não assimilamos bem que podemos ser infinitamente mais do que somos, apesar de percebermos em nós a falta de equilíbrio, de constância, de maturidade espiritual, em certas circunstâncias. No caso do ser sensível. Ou somos empedernidos, irredutíveis, movidos pela inexorável fixação pelo pessimismo ou somos piegas, passionais, julgando que somente o que sentimos importa e tudo o que destoa ou contraria esse sentimento deve ser punido pelo seu atrevimento, de qual modo for. Há sempre como conseguir o equilíbrio. Quando somos passionais, somos imprudentes, irreflexivos, e isso suscita desequilíbrio em nós mesmos e ao nosso redor e, conseguintemente, tornamo-nos infelizes e infelicitamos aqueles que nos são próximos ou a quem devíamos respeito, afeto, atenção e carinho. Pense: Aquele que se exaspera, que se exalta, que se excede sabe, amiúde, que está errado. Age de forma arrogante e ofensiva, tão somente para ocultar sua inépcia intelectual e flagrante desvio de conduta. Mas, pela falta de tato intelectual, não percebe que agindo de tal maneira fica às escâncaras, fica claro a sua ignorância. Demonstre sempre, em cada dia, que és alguém que se esforça para superar a própria tendência humana ao desequilíbrio, a própria susceptibilidade a ele, quando algo ocorre em desagrado, quando algo ocorre em desconformidade com o pensamento que acalentamos, egoisticamente, de que tudo tem que ser conforme o que pensamos, o que julgamos certo ou o que é bom para nós, independente de o ser para os outros. Quando aprendermos a ter empatia, a nos colocarmos no lugar do próximo não haverá atrocidades, escândalos, não impingiremos dor ou angústia à ninguém, pois então estaremos cônscios de que tudo se reflete em nós mesmos. Não é apetecível, não é deleitoso, ver um sorriso nos olhos de quem estimamos? Sentimos-nos felizes por isso. Não há felicidade no egoísmo. Há apenas desconfiança e descrença, em qualquer grau das relações humanas. Façamos a nossa parte. Pensemos: Muito do que o mundo é hoje é um reflexo das tendências que ainda latejam em nossas almas. Portanto, se cada um modificar o padrão de pensamento, alijando as más tendências do nosso ser, não mudaremos de supetão o mundo, moldando ao nosso talante, ou à nossa percepção de certo, de bondade e de paz, por mais que sejam corretas e justas, o mundo não irá mudar. Pelo menos mudaremos algo em nós, para melhor. E plantaremos, com nosso exemplo, uma pequena, porém, não ínfima, não insignificante semente, que um dia, certamente, dará bons frutos... Grande abraço.
2006-08-08 12:37:49
·
answer #1
·
answered by Dileto Aedo dos Anjos 3
·
0⤊
0⤋
Meu amigo acabei de responder uma pergunta sobre mulheres perdidas, vá la e veja a resposta do Turção.
Ninguém deve tomar por base o errado, quem assim faz é que já estava procurando uma desculpa para não procede de acordo com a consciência do bem.
Nós somos educados para isto que está acontecendo.
Como os homens pervertem a religião, alguns criam o evangelho da prosperidade individual, esquecem:
' Amai uns aos outros como eu vos amei"
Vc já ouviu falar de Gandhi, dos Médicos sem Fronteiras, de Chico Mendes, do Profeta Gentileza, dos Grupos que saem de madrugada para dar comida aos moradores de rua.
Havia numa cidade um homem que diariamente subia no palanque da praça e fazia a sua pregação contra a corrupção
Um dia um senhor parou e comentou com ele :há´dez anos eu venho a esta cidade e sempre que aqui estou vejo o senhor pregar contra corrupção.
É isto meu senhor eu não quero ser engolido por ela e a melhor maneira é sempre está prevenido contra ela.
Portanto meu amigo a única maneira de vc não perde a fé na humanidade é vc não perder a fé em vc mesmo, continue mesmo que o que vc veja não seja aquilo que vc prega, mas lembresse se vc está sendo seduzido pelos exemplos deles acredite que les possam ser seduzidos pelo teu exemplo. Vc é o melhor e vai vencer lute, nem sempre o resultado é imediato.
Muita paz.
Obs. não esqueça de ler a poesia do turção
2006-08-07 21:57:02
·
answer #2
·
answered by Turcão CG 5
·
0⤊
0⤋
amigo vc pode até me achar um louco, mas ...
a humanidade não precisa de uma grande amigo mas sim de um grande inimigo, algum que ponha em risco a própria existência humana... só assim vc verá sentimentos como solidariedade e fraternidade...
lembra do caso no (tsunami) maremoto que foi noticia nos jornais a um tempo atrás... depois houve grande repercussão e muitos foram os voluntários que ajudaram os necessitados...
imagine uma catástrofe de proporções globais... a humanidade teria que enfrentar o seu maior inimigo ... nos mesmos!!!
2006-08-07 21:48:39
·
answer #3
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
Sei que é um sentimento de momento porque passa. A verdade é que a humanidade é igual o café que nos tomamos, é bom e saboroso mas para se chegar a mesa do consumidor faz-se necessário deixar cair no chão, limpar a sujeira, lavar e torrar para mais tarde selecionar sua qualidade para embalar,etc
Assim também é a humanidade com sabores e dissabores que precisam do semeador que cultive a planta para não morrer...
boa sorte....
2006-08-07 21:47:20
·
answer #4
·
answered by ruangarcia 4
·
0⤊
0⤋
Ñ queira ajudar a humanidade, é coisa grande d+, distante d+, difícil d+, queira apenas ajudar a si mesmo e aos q estão mais próximos. Exemplos, simplicidade, educação, honestidade e solidariedade já são um grande começo. Nem q seja ajudar a alguém q levou um tombo na rua a se levantar, salvar um animalzinho do perigo ou apenas usar sinceramente as "palavrinhas mágicas".
Abraços!
2006-08-07 21:46:55
·
answer #5
·
answered by ♥_Mara_♥ 2
·
0⤊
0⤋
Olhando para você mesmo, perceberá quanta coisa legal existe. Não é muito diferente das outras pessoas. Ninguém nasce pronto para o bem ou para o mal. Partindo desse princípio, você poderá continuar ou não acreditando que a humanidade não está perdida. As pessoas estão iludidas com tanto materialismo, consumismo, poderios etc. Elas esquecem que estão no espaço, fazendo parte apenas de uma das galáxias do Universo, o que pode representar um tamanho tão pequeno, que só poderemos enxergá-lo e se, no microscópio eletrônico.
2006-08-07 21:46:51
·
answer #6
·
answered by pink brother 3
·
0⤊
0⤋
Isso nao é nada facil mais como dizem 2 andorinhas nao fazem verao.Agente só vive porque acreditamos que um dia pode melhorar.
2006-08-07 21:45:01
·
answer #7
·
answered by buulacha 1
·
0⤊
0⤋
A fé é algo que não se deve perder nunca. Tanta coisa ruim acontecendo é somente para nos testar, ver qual o tamanho da nossa persistencia em continuar fazendo e acreditando no bem.
2006-08-07 21:41:08
·
answer #8
·
answered by Drickanet 3
·
0⤊
0⤋
Faça a sua parte...
Ou... Seja o primeiro a dar o exemplo...
Abraços e boa sorte!
2006-08-07 21:41:04
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
depende da quantia que voce tem para doar...
se for alta, com certeza olhará a sua volta e verá uma multidão fazendo caras e bocas, todos "santíssimos" afim do teu troco. (e eu no meio, to duro, cara!)
2006-08-07 21:38:43
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋