“Carmina Burana” é uma expressão em latim e significa “Canções de (Benedikt)beuern”.
Durante a secularização de 1803, um volume de cerca de 200 poemas e canções medievais foi encontrado na abadia de Benediktbeuern, na Bavária superior.
Eram poemas dos monges e eruditos errantes — os goliardos —, em latim medieval; versos no médio alto alemão vernacular, e vestígios de frâncico.
O doutor bavariano em dialetos, Johann Andreas Schmeller, publicou a coleção em 1847 sob o título de “Carmina Burana”. Carl Orff, descendente de uma antiga família de eruditos e soldados de Munique, cedo ainda deparou-se com esse códex de poesia medieval.
Ele arranjou alguns dos poemas em um happening — em “canções seculares (não-religiosas) para solistas e coros, acompanhados de instrumentos e imagens mágicas”.
Esta cantata é emoldurada por um símbolo da Antigüidade — o conceito da roda da fortuna, eternamente girando, trazendo alternadamente boa e má sorte. É uma parábola da vida humana exposta a constante mudança.
E assim o apelo em coral à Deusa da Fortuna (“O Fortuna, velut luna”) tanto introduz quanto conclui a obra, que se divide em três seções: O encontro do Homem com a Natureza, particularmente com o Natureza despertando na primavera (“Veris leta facies”), seu encontro com os dons da Natureza, culminando com o dom do vinho (“In taberna”); e seu encontro com o Amor (“Amor volat undique”).
2006-08-07 12:22:00
·
answer #1
·
answered by Darlana Godoi 3
·
0⤊
1⤋
“Carmina Burana” é uma expressão em latim e significa “Canções de (Benedikt)beuern”. Durante a secularização de 1803, um volume de cerca de 200 poemas e canções medievais foi encontrado na abadia de Benediktbeuern, na Bavária superior. Eram poemas dos monges e eruditos errantes — os goliardos —, em latim medieval; versos no médio alto alemão vernacular, e vestÃgios de frâncico. O doutor bavariano em dialetos, Johann Andreas Schmeller, publicou a coleção em 1847 sob o tÃtulo de “Carmina Burana”. Carl Orff, descendente de uma antiga famÃlia de eruditos e soldados de Munique, cedo ainda deparou-se com esse códex de poesia medieval. Ele arranjou alguns dos poemas em um happening — em “canções seculares (não-religiosas) para solistas e coros, acompanhados de instrumentos e imagens mágicas”.
Esta cantata é emoldurada por um sÃmbolo da Antigüidade — o conceito da roda da fortuna, eternamente girando, trazendo alternadamente boa e má sorte. à uma parábola da vida humana exposta a constante mudança. E assim o apelo em coral à Deusa da Fortuna (“O Fortuna, velut luna”) tanto introduz quanto conclui a obra, que se divide em três seções: O encontro do Homem com a Natureza, particularmente com o Natureza despertando na primavera (“Veris leta facies”), seu encontro com os dons da Natureza, culminando com o dom do vinho (“In taberna”); e seu encontro com o Amor (“Amor volat undique”).
Aqui apresento uma versão em português, que é a tradução de duas versões em inglês dos Carmina Burana. Entretanto, há partes em que as versões são tão discordantes que não sei qual caminho seguir... Nesses lugares, a tradução aparece com um ponto de interrogação.
Recentemente eu comprei um livro que me indicaram, mas em respeito ao copyright do autor resolvi não copiar os textos em português para esta minha página. Quem se interessar em adquirir este livro, ele se chama (obviamente) Carmina Burana, traz letras de outros poemas dos Carmina Burana além daqueles musicados por Carl Orff, e traz alguma informação histórica sobre os goliardos. Procure pelo livro no catálogo da Ars Poetica.
Valew....
2006-08-08 07:43:09
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
é opera.
no filme do the doors toca
bem quando o jim esta louco
2006-08-07 19:43:07
·
answer #3
·
answered by florzinha 2
·
0⤊
0⤋
Ummmmm sabe q eu naum sei. rsrsrs
2006-08-07 19:26:13
·
answer #4
·
answered by Rodney 2
·
0⤊
0⤋
é uma ópera!
muito bonita!
2006-08-07 19:16:41
·
answer #5
·
answered by Paulo Henrique 6
·
0⤊
0⤋
É MUITO LEGAL, NO EMULE TEM, EU BAIXEI LÁ.
Carmina Burana é um cantata composta por Carl Orff. Estreou em 1937 formando mais tarde uma trilogia com outras duas cantatas também de Orff: Catuli Carmina (1943) e Trionfi dell'Afrodite (1952).
"Carmina Burana" significa "canções ou poemas de Beuern" (e não o nome de uma mulher, como muita gente julga), fazendo referência a cerca de 200 poemas descobertos em 1803 na abadia de Benediktbeuern, na Baviera. Os poemas, escritos na Idade Média pelos goliardos, foram publicados em 1847 por Joahnn Andreas Schmeller sob o título de Carmina Burana. Orff selecionou alguns e usou como base o antigo símbolo da roda da fortuna que gira eternamente, expondo o ser humano a constantes mudanças em sua sorte durante a vida.
2006-08-07 19:16:30
·
answer #6
·
answered by Skywalker 7
·
0⤊
0⤋