Nenhum dos dois, neste caso (embora tenta mais para psiquiatria).
Acontece que ninguém que *desconfia* de DDA, ou se tem certeza ou provavelmente não é exatamente o distúrbio.
Escrevi a este respeito em http://br.groups.yahoo.com/group/pnlbr/message/13998?viscount=100
Qualquer coisa é só entrar em contato.
2006-08-07 11:36:29
·
answer #1
·
answered by Mauro 3
·
1⤊
0⤋
NENHUM, SÃO TUDO LOKO.
2006-08-07 09:18:57
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Psicologo primeiro e se o bicho pegar psiquiatra!
2006-08-07 09:17:14
·
answer #3
·
answered by Lanna 1
·
1⤊
0⤋
Raquel, há pontos em comum e diferenças entre os dois profissionais.
O psiquiatra pode fazer psicoterapia e terapia medicamentosa, ou seja, além de poder te ouvir e conversar contigo (o que nem todos os psiquiatras fazem!), ele pode, por ser médico, te receitar medicamentos. O psicólogo NÃO pode receitar medicamentos, porque não é médico, mas sua formação é para atender psicoterapicamente, ou seja, durante todo o curso de Psicologia, ele se prepara para ajudar os pacientes "apenas" através de "conversas" dirigidas (o que não é a mesma coisa que uma amiga faz, já que o profissional sabe bem o que tem de dizer e aonde quer chegar, e está preparado para ouvir até as coisas que as amigas poderiam considerar as mais "escabrosas"!).
Acho excelente que você pense em procurar ajuda, já que não está se sentindo muito bem. Eu sugiro que você procure, primeiramente, um psicólogo. Pode ser que o seu problema não seja para tratamento com remédios, pode ser que seja uma "fase" ruim, pode ser que seja alguma dificuldade que você tenha de aprender a controlar. Para tudo isso, o psicólogo pode perfeitamente te ajudar, sem precisar de medicamentos. Porém, se o psicólogo perceber que só a psicoterapia não funcionará para teu caso, e que você precisaria tomar algum remédio, ele te encaminhará para o acompanhamento psiquiátrico.
Há casos em que o tratamento só funciona bem se for feito pelos dois profissionais. O importante é ter em mente que nem todos os psiquiatras fazem psicoterapia (ouvir, conversar) e nenhum psicólogo faz farmacoterapia (receitar medicamentos). Os dois juntos, portanto, dependendo do caso, é que são o ideal de tratamento.
boa sorte!
2006-08-09 00:28:28
·
answer #4
·
answered by Andréa 4
·
0⤊
0⤋
A diferença e que o psiquiatra é médico e o psicólogo é analista (não receita remédios), algumas vezes a pessoa pode até precisar dos dois.
Como as duas consultas são caras procure logo um psiquiatra ele vai dizer o que é melhor. Experiência própria.
2006-08-07 10:58:52
·
answer #5
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
DDA não tem cura...já a distimia não sei. Psiquiatra cuida de pessoas com pequenos ou grandes distúrbios mentais...naum creio que a DDA seja um distúrbio de psiquiatra, e se for ele te entupirá de remédios e isso pode piorar. Psicólogo não ajuda, a naum ser para "dar conselhos" que qualquer um pode te dar como: veja menos tv para naum perder o poder de concentraçõa em outros assuntos; leia revistas de trás para frente; amarre e desamarre os cadarços - isso estimula o cérebro- e alimente-se com bastante vitamina. O resto se ajeita, e o que naum se ajeidar naum é caso para desespero. Pelo menos comigo é assim!
2006-08-11 05:25:14
·
answer #6
·
answered by Zamot 1
·
0⤊
1⤋
O psiquiatra é para quem está sofrendo de problemas mentais, já o psicólogo é para aqueles que estão afetados de alguma forma tal que sintam depressão, medo em exagero, vontade de se isolar, etc.. Tomara que você não precise de nenhum dos dois, mas se tiver uma amiga ela pode fazer um papel de psicóloga e ouvir você. Beijão e melhoras para ti.
2006-08-07 09:30:38
·
answer #7
·
answered by Zizinha 3
·
0⤊
1⤋