Boa pergunta!
Algumas idéias (baseados em alguns livros, aulas e vivencias. Não expressa necessariamente a opinião dos autores citados):
- Vc pode pensar q o seu Eu é uma coisa não fisica, ou seja, sua alma e/ou espirito. Aí vc se depara com todos os problemas religiosos (provas e etc). Digamos q esteja correto. Logo, o seu eu não é o seu corpo, e sim essa coisa não fisica. Sendo o corpo só embalagem, vc pode ocupar então qualquer coisa: desde a Julia Robertz até uma caixa de Maizena. Ou então o vacuo. E aí entramos na teoria da psicanalise freudiana (se não me engano) de q somos, ou melhor, nos formamos, primeiramente com aquilo q os outros pensam de nós (nosso psiquismo, qdo não está preparado para se proteger, "se molda a carapuça", ao invés de ver se cabe nela. Ou seja, interiorizamos o discurso do outro: se falam tanto q eu sou bonitão, eu posso começar a acreditar, por exemplo). Enfim, as pessoas não nos veem como almas, e sim como seres humanos - ou caixas de Mazizena, se nossa alma estiver nelas.
- Vc pode não acreditar em almas e espiritos. Nesse caso, o EU seria fisico? Seria o corpo? Penso q não, pq ele se renova com a morte e o nacimetno de novas celulas - inclusive as cerebrais. Logo, EU não sou mais o mesmo EU de um tempo atrás. Outro problema: se conseguissemos fazer uma transplante de cabeça (já fizeram isso com macaco: ficaram tetraplegicos e morreram logo em seguida. Mas fizeram), quem seria vc? O corpo onde está sua cabeça ou o corpo com a cabeça de outro?
- Então podemos ir para outra teoria (a qual acho mais correta): de que somos um conjunto, ou melhor, uma continuidade de Estados Mentais (pensamentos, formas de pensar, desejos e etc). Logo, Eu sou o jeito q meu cerebro funciona (embora eu não seja o meu cerebro). Continuidade pq esses estados tb se modificam (vc pensa de forma diferente do q pensava há 10 anos atrás - e até uma semana atrás), porém mantém uma história, seguem um caminho. Uma continuidade, pois um Estado Mental deriva de outro anterior.
Uma questão interessante: por essa teoria, em caso de morte cerebral mas mantendo o corpo intacto, eu deixo de existir. E em caso de algum tipo de acidente q comprometa bastante o meu cerebro, a ponto de que eu passe a pensar como um bebê, interrompendo todos os meus Estado Mentais, eu teria então um novo EU, enquanto meu Eu anterior estaria morto
2006-08-08 05:38:34
·
answer #1
·
answered by Compostela 3
·
1⤊
0⤋
pronome pessoal da primeira pessoa do singular.
EU, o centro de meu Mundo egoísta! EU , alguém único, sem cópias, clones ou similares, muito menos genéricos. EU, eu mesma, eu somente, eu apenas, eu só...só EU.
2006-08-07 06:27:46
·
answer #5
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
1⤋
é meu apelido, literalmente.
é também a primeira pessoa do singular.
usa-se quando a pessoa refere-se a si mesma.
2006-08-07 05:09:12
·
answer #6
·
answered by Eu 3
·
0⤊
1⤋