Em tupi, Mbaetatá, que significa coisa de fogo.
narra a lenda que houve um período de noite sem fim nas matas. Além da escuridão, houve uma enorme enchente causada por chuvas torrenciais. Assustados, os animais correram para um ponto mais elevado afim de se protegerem. A boiguaçu, uma cobra que vivia numa gruta escura, acorda com a inundação e, faminta, decide sair em busca de alimento, com a vantagem de ser o único bicho acostumado a enxergar na escuridão. Decide comer a parte que mais lhe apetecia, os olhos dos animais. E de tanto comê-los vai ficando toda luminosa, cheia de luz de todos esses olhos. O seu corpo transforma-se em ajuntadas pupilas rutilantes, bola de chamas, clarão vivo, boitatá, cobra de fogo. Ao mesmo tempo a alimentação fruga! deixa a boiguaçu muito fraca. Ela morre e reaparece nas matas serpenteando luminosa. Quem encontra esse ser fantástico nas campinas pode ficar cego, morrer e até enlouquecer. Assim, para evitar o desastre os homens acreditam que têm que ficar parados, sem respirar. e de olhos bem fechados.
2006-08-07 04:44:15
·
answer #1
·
answered by Filósofo 3
·
1⤊
1⤋
No folclore brasileiro, o Boitatá ou Mboitatá é uma gigantesca cobra-de-fogo que protege os campos contra aqueles que o incendeiam. Vive nas águas e pode se transformar também numa tora em brasa, queimando aqueles que põem fogo nas matas.
O boitatá está associado a fenônemos luminosos resultantes da decomposição de matéria orgânica, à maneira do fogo-fátuo.
A palavra, de origem indÃgena, tem o significado de cobra (mboi) de fogo (tata).
Na obra Lendas do Sul, de João Simões Lopes Neto, há um conto com este nome que descreve bem o que seja a lenda:
Trecho:
E vai, como a m'boiguaçu não tinha pêlos como o boi, nem escamas o dourado, nem penas como o avestruz, nem casca como o tatu, nem couro grosso como a anta, vai, o seu corpo foi ficando transparente, transparente, clareado pelos miles de luzezinhas, dos tantos olhos que foram esmagados dentro dele, deixando cada qual sua pequena réstia de luz. E vai, afinal, a boiguaçu toda já era uma luzerna, um clarão sem chamas, já era um fogaréu azulado, de luz amarela e triste e fria, saÃda dos olhos, que fora guardada neles, quando ainda estavam vivos…
VII
Foi assim e foi por isso que os homens, quando pela vez primeira viram a boiguaçu tão demudada, não a conheceram mais. Não conheceram e julgando que era outra, muito outra, chamam-na desde então, de boitatá, cobra de fogo, boitatá, a boitatá! E muitas vezes a boitatá rondou as rancherias, faminta, sempre que nem chimarrão. Era então que o téu-téu cantava, como bombeiro.
E os homens, por curiosos, olhavam pasmados, para aquele grande corpo de serpente, transparente — tatá, de fogo — que media mais braças que três laços de conta e ia alumiando baçamente as carquejas... E depois, choravam. Choravam, desatinados do perigo, pois as suas lágrimas também guardavam tanta ou mais luz que só os olhos e a boitatá ainda cobiçava os olhos vivos dos homens, que já os das carniças a enfartavam...
VIII
Mas, como dizia: na escuridão só avultava o clarão baço do corpo da boitatá, e era por ela que o téu-téu cantava de vigia, em todos os flancos da noite. Passado um tempo, a boitatá morreu; de pura fraqueza morreu, porque os olhos comidos encheram-lhe o corpo mas não lhe deram sustância, pois que sustância não tem a luz que os olhos em si entranhada tiveram quando vivos… Fonte:
LOPES NETO, J. Simões. Contos gauchescos e lendas do sul. 3 ed. Porto Alegre : Globo, 1965. LENDAS DO SUL João Simões Lopes Neto
2006-08-07 15:35:15
·
answer #2
·
answered by Pandora 5
·
0⤊
0⤋
É mais uma história sobre o rico folclore brasileiro do norte que fala sobre antigo mito brasileiro cujo nome significa "coisa de fogo", em tupi.O boitatá é um gênio protetor dos campos: mata quem os destrói, pelo fogo ou pelo medo. Aparece sob a forma de enorme serpente de fogo, na realidade o fogo-fátuo do qual emana fosfato de hidrogênio pela decomposição de substâncias animais ao redor dos pântanos. É uma história de uma serpente que ficou transparente e enorme de tanto comer os olhos de suas vítimas e assim tornando noite o dia e que ao morrer voltaram a brilhar tudo com a volta da luz! Pode ser também com a lenda da Serpente de fogo, que reside na Água ou Cobra grande que mata os animais, comendo-lhe os olhos; por isso fica cheia de luz de todos esses olhos ou Touro ou boi que solta fogo pela boca e também Espírito de gente ruim, que vaga pela terra, tocando fogo nos campos ou saindo que nem um rojão ou tocha de fogo, em variantes diversas...
2006-08-07 14:45:17
·
answer #3
·
answered by Thy Loondo 4
·
0⤊
0⤋
Ser mítico do folclore nacional, tb conhecido como Fogo Fátuo, é um facho de fogo, que aparece no meio das matas. Como o Saci proteje a mata.
Cientificmente explicam o fenômeno como gases subterrâneos que se inflamam qd chegam a supefície.
2006-08-07 11:55:42
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
meu visinho seu TATÁ tem uma mulher super gostosa mais ******, então ele e conhecido na cidade como o BOI TATÁ.
2006-08-07 11:46:05
·
answer #5
·
answered by davidvalente25 2
·
0⤊
0⤋
É um monstro com olhos de fogo, enormes. De dia é quase cego, à noite vê tudo. Diz a lenda que o Boitatá era uma espécie de cobra com os olhos flamejantes do tamanho de sua cabeça e que persegue os viajantes noturnos. Dizem ainda que ele é o espírito de gente ruim ou almas penadas, e por onde passa, vai tocando fogo nos campos. Outros dizem que ele protege as matas contra incêndios.
http://educaterra.terra.com.br/almanaque/datas/folclore_boitata.htm
2006-08-07 11:45:24
·
answer #6
·
answered by Chrix 2
·
0⤊
0⤋
Boitatá é um personagem do folclore brasileiro.
Boa Sorte!
2006-08-07 11:44:47
·
answer #7
·
answered by Malukety em movimento 7
·
0⤊
0⤋
O nome Boitatá é uma palavra de origem indígena,seu significado é :
boia = cobra,e atatá = fogo, uma grande Cobra, transparente que incandescia como se estivesse queimando por dentro.É um fogo de cor azul-amarelado, que não queima o mato seco e nem tampouco esquenta a água dos rios, o fogo simplesmente ****, gira, corre, arrebentando-se e finalmente apagando-se.
2006-08-07 11:44:13
·
answer #8
·
answered by Pedro Yoshio M 2
·
0⤊
0⤋