English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Muitos dizem este é um aço duro, aço macio e aço meio duro. Vc sabe qual é a dirença entre estes aços e o que é FERRO E AÇO?

2006-08-07 03:58:57 · 3 respostas · perguntado por Nicodemos 2 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

3 respostas

O ferro (do latim ferrum) é um elemento químico , símbolo Fe , de número atômico 26 (26 prótons e 26 elétrons) e massa atómica 56 u. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Adicionando-se carbono dá-se origem a várias formas de aço.
Este metal de transição é encontrado no grupo 8 ( 8B ) da Classificação Periódica dos Elementos. É o quarto elemento mais abundante da crosta terrestre (aproximadamente 5%) e, entre os metais, somente o alumínio é mais abundante.
É um dos elementos mais abundantes do Universo; o núcleo da Terra é formado principalmente por ferro e níquel ( NiFe ). Este ferro está em uma temperatura muito acima da temperatura de Curie do ferro, dessa forma, o núcleo da Terra não é ferromagnético.
O ferro tem sido históricamente importante, e um período da história recebeu o nome de Idade do ferro.
O ferro, atualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte ( automóveis, navios, etc ), como elemento estrutural de pontes, edificios, e uma infinidade de outras aplicações.


A gusa é o produto imediato da fundição do minério de ferro com carvão e calcário num alto forno. A gusa normalmente contém até 5% de carbono, o que faz com que seja um material quebradiço e sem grande uso directo.
A gusa é vertida directamente a partir do cadinho para contentores para formar lingotes. Os lingotes são então usados para produzir ferro macio, ferro fundido e aço, ao extrair-se o carbono em excesso.
Os chineses produziam gusa nos finais da Dinastia Zhou. Na Europa, o processo só se tornou comum a partir do século XIV.
Ferro gusa é o produto da redução química de minérios de ferro no alto forno, podendo conter até 5% de carbono (percentual em peso). Comumente nos processos industriais, o ferro gusa é considerado como uma liga ferro e carbono, contendo de 4 a 4,5% de carbono e outros elementos ditos residuais como por exemplo: silício, manganês, fósforo e enxofre, dentre outros.

Os aços são ligas metálicas de ferro e carbono, com porcentagens deste último variáveis entre 0,008 e 2,11%. Se distinguem dos ferros fundidos, que também são ligas de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11 e 6,67%. A diferença fundamental entre ambos é que os aços, por sua ductibilidade, são facilmente deformáveis por forja, laminação e extrusão, enquanto que peças em ferros fundidos são fabricadas pelo processo de fundição.Além dos componentes principais indicados, os aços incorporam outros elementos químicos, alguns prejudiciais , provenientes da sucata, do mineral ou do combustível empregado no processo de fabricação, como o enxofre e o fósforo. Outros são adicionados intencionalmente para melhorar algumas características do aço para aumentar sua resistência, ductibilidade,dureza ou outra, ou para facilitar algum processo de fabricação , como usinabilidade, é o caso de elementos de liga como o níquel, o cromo, o molibdênio e outros.
No aço comum o teor de impurezas (elementos além do Ferro e do Carbono) estará sempre abaixo dos 2%. Acima dos 2 até 5% de outros elementos já pode considerado aço de baixa-liga, acima de 5% é considerado de alta-liga. O Enxofre e o Fósforo são elementos prejudicais ao aço pois acaba por intervir em suas propriedade físicas deixando o aço quebradiço. Dependendo das exigências cobradas, o controle sobre as impurezas pode ser menos rigoroso ou então podem pedir o uso de um antisulfurante como o Magnésio e outros elementos de liga benéficos.
O aço inoxidável é um aço de alta-liga com teores de Cromo e de Níquel em altas doses (ultrapassam 20%)

2006-08-08 05:43:37 · answer #1 · answered by Pandora 5 · 2 0

Ferro Gusa é o minério de ferro derretido contendo impurezas.Para que esse minério seja transformado em aço ,há de se retirar todas as impurezas e acrescentar carbono em maior ou menor porcentagem ,de acordo com o tipo de aço que se deseja ao final.
Outros componentes também são acrescentados conforme o uso à que se destinam.Maior porcentagem de carbono altera as características do aço ,tornando-o mais duro e temperável.

2006-08-07 04:19:15 · answer #2 · answered by Hyperion 3 · 1 0

O ferro-gusa é o ferro retirado da natureza em estado bruto e que depois é misturado com um tipo de carvão, formando o aço.

2006-08-07 04:03:41 · answer #3 · answered by Ely 3 · 0 2

fedest.com, questions and answers