Em toda nossa vida, células das mais diversas partes do corpo morrem e são substituídas por outras (a exceção de algumas específicas, como os neurônios e os melanócitos, que não são repostos). Porém, esta "reposição" tem limítes. Quando o número de células repostas atingem este limite (que não é padrão, varia de ser humano para ser humano), as células mortas simplesmente deixam de ser repostas.
A medida que mais células vão morrendo e não sendo repostas então, o corpo começa a ter dificuldades em realizar determinadas funções (como a produção da colatina para a pele, da melanina para o cabelo, etc...), o que faz com que apareçam o que nós conhecemos por sinais da velhice (perda de cor no cabelo, perda de elasticidade da pele, perda de visão e audição, dificuldades no aparelho motor, enfraquecimento dos ossos, etc...). Quando a morte de células antige um nível crítico em partes vitais do corpo ou em todo ele, nós morremos.
É só lembrar que, independente de quais são suas crenças e se existe ou não um ser consciente que criou tudo, para a natureza nós temos somente duas funções: perpetuar a espécie e participar ativamente do ciclo vital. A partir do momento em que perdemos a capacidade de fazer isso, ou pelo menos de fazê-lo de forma eficiente como os mais novos, nós não somos mais necessários (novamente, para a "natureza", para o meio ambiente, logicamente nós humanos, seres pensantes, temos outros diversos padrões para avaliar o que é necessário ou não).
2006-08-06 09:57:23
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
As explicações cientificas sobre o envelhecimento se baseiam em observações sobre objetos comuns que nos rodeiam, os quais se deterioram ao longo do tempo. Surge assim a idéia natural de que qualquer aparelho complexo, seja uma pessoa, um automóvel ou uma ponte de concreto, tendem a 'envelhecer' e deteriorar na medida que transcorre o tempo.
2006-08-07 10:57:47
·
answer #2
·
answered by jailson 1
·
0⤊
0⤋
É fato, todos os seres envelhecem!!!
2006-08-06 18:47:36
·
answer #3
·
answered by Luzitani 5
·
0⤊
0⤋
Todos os seres vivos na natureza têm um ciclo; nascem, crescem, reproduzem, envelhecem e morrem. Nós também fazemos parte deste ciclo, porque somos ditos: animais racionais, isto é com um pouco mais de inteligência do que os irracionais. Talvez quem sabe se na evolução dos seres, outros ciclos poderão ser estabelecidos na ordem natural. Agora exatamente o que determina este envelhecimento e morte, eu não sei, mas há algo como a carta marcada: vai ser assim, durar tanto e ponto.
remysbr
2006-08-06 18:43:20
·
answer #4
·
answered by remysbr 1
·
0⤊
0⤋
porque e a lei da vida nascer,crescer,reproduzir,envelhecer e morrer.
2006-08-06 17:09:52
·
answer #5
·
answered by Kathita 5
·
0⤊
0⤋
envelhecemos desde o dia em que nascemos...são horas, dias, meses, e anos que se passam uma delicia ...imagine se nascêssemos e ficássemos sempre bebes...ridículo ...né
2006-08-06 17:02:24
·
answer #6
·
answered by sassarica 2
·
0⤊
0⤋
Boa pergunta!!!
Há de se considerar que o tempo tem diferentes classificações.
Pelo tempo biológico , os radicais livres nossos inimigos cruéis, às vezes com a ajuda de alguns peeling combatemos eles e ganhamos uma aparência que não revela o tempo cronológico.
Mas o tempo psicològico , acredito , esse sim, é o maior vilão nessa batalha contra o envelhecimento, pois há pessoas com 16 anos que não se sentem jovens , por outro lado pessoas com 60 anos esbanjam energia , descontração , disposição e vivem intensamente.
Seria relativo esse tal de envelhecimento???
Espero que sim!!!
Valeu!!!
2006-08-06 17:00:23
·
answer #7
·
answered by sabrinalibriana 3
·
0⤊
0⤋
PORQUE ENVELHECEMOS?
Depois de uma certa idade, nosso organismo vai debilitando sem remédio, até que um dia, em forma inexorável, chega a morte. Porque?
Existem muitas teorias que tentam explicar isto que nos afeta profundamente, e que ao mesmo tempo parece tão obvio e fatalista (ver 1). Mas talvez a resposta seja muito mais simples do que aparenta, e se resuma apenas a uma única frase de conteúdo filosófico: "NÃO SE PODE ENSINAR AQUILO QUE NÃO SE CONHECE".
Somos o produto da informação genética dos nossos pais, e esta informação somente consegue mostrar ao nosso organismo o caminho a seguir até a idade reprodutiva, quando alcançamos o máximo vigor físico e sexual. Depois deste clímax (entre os 14 e 18 anos), nossos genes começam a trilhar uma senda de caos e desinformação, até que sobrevem a morte.
Este texto está escrito por um leigo em biologia, dirigido a um público também leigo em biologia, e por tanto, o mesmo não terá o rigor cientifico suficiente para responder a muitos interrogantes. De qualquer forma, é um texto coerente e baseado em conhecimentos obtidos de fontes confiáveis (a maior parte das referencias são da revista Scientific American). É possível que estas idéias sejam amplamente conhecidas e divulgadas nos médios acadêmicos. De qualquer forma, elas não aparecem facilmente disponíveis para o leitor comum, assim, o presente trabalho se propõe cobrir esta falta.
2006-08-06 16:51:41
·
answer #8
·
answered by Cigana 5
·
0⤊
0⤋
Envelhecemos por causa da ação de radicais livres (que são moléculas nocivas) que agem matando células sadias do corpo. Com o tempo, nossas células se renovam menos que morrem. Daí envelhecemos e morremos. Os radicais livres são liberados na sintetização de algumas vitaminas e proteínas que ingerimos ou mesmo nas ações metabiológicas de nossas células. Mas, como Deus faz tudo certo, teria de ser assim. Já imaginou se não morrêssemos? É o ciclo da vida presente em todas as esferas.
2006-08-06 16:50:44
·
answer #9
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋