O preconceito ocorre nas classes dominantes, mas de um modo geral caracteriza aversão de um grupo social em relação a outros. Não somente em termos de etnia, mas de grupos urbanos mesmo. É uma estratégia de manutenção e defesa dos seus valores.
2006-08-06 16:13:38
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O preconceito sempre surge das classes dominantes para oprimir e marginalizar a classe subjugada.
"É uma boa estratégia para todas as raças?" Não. Veja bem... Vc queria ser oprimida e marginalizada? Acredito que não, ao menos se tiver um parafuso a menos.
O preconceito existe em todas as raças: os negros e são alvo de preconceito em todo o mundo, os chineses tem preconceito de pessoas estrangeiras, as mulheres islâmicas são marginalizadas pelos homens no Oriente Médio... Tem gente tb (ñ necessariamente membros do ku-klux-klan, mas brancos tb) que tem preconceito contra americano, contra alemão e similares, porque que são marginalizados por eles.
O preconceito contra o pobre, contra a pessoa com status mais baixo q o seu, contra o deficiente físico, contra o cego, o surdo e o mudo; contra a mulher da cantina da escola( que segundo o referencial de alguns, só seve pra te servir), contra o baixinho da turma (vc sabe, aquele q parece ter 8 anos de idade, mas tem 14, ou o que aparenta ter 30 mas tem 1 metro de altura) ou contra o mais alto da turma (é sério, o cara era mó altão e as pessoas ficavam zoando dele).
2006-08-06 15:59:12
·
answer #2
·
answered by BN_B0sta N'água 4
·
0⤊
0⤋
nãaaaaoooo! o proconceito existe em todas as classes e tb culturas...... preconceitto é seguir regras sem questionar se estas tem sentido ou não serem preservadas!... só pq sua vó dizia ou pq tá escrito na bíblia, ou pq todo mundo faz assim!!!! qdo vc passa a relativizar as coisas, os preconceito caem por terra...... preconceito é burrice! pra não ter preconceito é simples: basta respeitar as DIFERENÇAS e não querer q todos sejam da mesma maneira!... fora pro precoinceito!!! e viva a ética!!!! é tudo o q a humanidade precisa.........................................
2006-08-06 15:54:13
·
answer #3
·
answered by Ana 2
·
0⤊
0⤋
Não creio que preconceito seja próprio das classes dominantes como também não concordo que seja um meio de "compartilhar os resultados positivos", o preconceito em ação, ou seja, a discriminação é masi, ao meu ver, uma tentativa de auto-definição, o medo do desconhecido, daquele que é diferente por alguma razão, seja cor, crença, origem. Talvez vc esteja se referindo ao preconceito r a divisão de resultados positivos ao que está acontecendo no país em relação as cotas, mas pra mim, as coisas não são tão parecidas assim, nesse caso não é questão de só porque a maioria das pessoas brancas tiveram a chance de estudar e entrar na faculdade que tenham que dividir isso com quem não teve, é uma questão de dá os mesmos direitos aos negros e pobres que não puderam, claro que o mais correto é investir em educação, mas o mais correto ainda é fazer as duas coisas, espero ter entendido a sua pergunta, é que a pergunta em si se refere a algo e a explicação aparentemente se refere a outra, o que me confuindiu um pouco
ps: em relação as cotasnão estou sendo panfletária, não sou negra e nem venho de escola pública, logo só disse o que realmente acho, e não porque vá ganhar alguma coisa com a implantação do sistema
2006-08-06 15:49:50
·
answer #4
·
answered by florzinha 3
·
0⤊
0⤋
Preconceito ocorre em todos os povos, em todas as raças, em todas religiões, desde as pessoas mais pobres às pessoas mais ricas.
Geralmente o preconceito é inculcado desde tenra idade pelos pais, ou políticos ou líderes religiosos.
Existem ainda outras causas de preconceitos e não conheço nenhum resultado positivo que possa ser demonstrado em nome da harmonia social vindo de preconceitos.
O preconceito é uma trava mental que impede o ser humano a usar as faculdades da razão e do discernimento.
2006-08-06 15:49:32
·
answer #5
·
answered by DISCÍPULO 7
·
0⤊
0⤋
o preconceito é da etnia dominante (poder economico e social) para com as etnias nimoritárias, pq as etnias dominantes não se dão ao trabalho de enteder as minorias e usam de conceitos pré concebidos, e normalmente são eles mesmos (os dominantes) que formam estes conceitos e divulgam na sociedade como se fossem verdades absolutas (através da ciencia, medicina, educação, trabalho, mídia, etc.), onde eles puderem impor estes conceitos, e como eles são dominantes, acabam por impor no nosso dia a dia.
2006-08-06 15:48:57
·
answer #6
·
answered by Mario Tanaka 5
·
0⤊
0⤋
O uso do preconceito está em todas as camadas sociais, desde que a humanidade surgiu.
Pode também ser usado como "estratégia" por pessoas inexcrupulosas.
Um exemplo disso pode ocorrer da seguinte forma:
1-Uma menina faz um teste numa empresa.
2-Ela é reprovada por não ter tido bons resultados no teste.
3-Por coincidência, os que foram escolhidos têm cor branca.
4-Ela tem cor parda.
Os inexcrupulosos poderão condenar a empresa por "preconceito racial", em detrimento ao teste não aprovado.
Conclusão:
O emprego da palavra pode ser perigoso, se não for feito com critério e informação suficiente.
A palavra "generalização", bem como seu uso, caminha lado a lado com essa coisa funesta.
2006-08-06 15:48:15
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋