Porque a digestão está sendo feita, o que gera muito esforço do nosso organismo. Deixando-nos mais cansados e com sono.
2006-08-06 05:39:06
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque quando fazemos a digestão, há um acúmulo de sangue no aparelho digestivo em detrimento do cérebro. Então vem o estado de relaxamento, e, em conseqüência o sono.
2006-08-06 14:48:01
·
answer #2
·
answered by Naonda do YR 7
·
0⤊
0⤋
O H+ que é secretado resulta na combinação de H2O com CO2 produzido pela atividade metabólica da célula: (CO2 + H2O = H2CO2 = HCO3 + H+).
A célula parietal tem um sistema de transporte ativo dependente de ATP, em sua superfície lunimar que acumula K+ em troca de H+ excretado. O HCO3- que fica para traz sai pelo lado basolateral da célula e passa à circulação.
O aumento da secreção de H+ que acompanha uma refeição leva a aumento do (HCO3-) plasmático, denominado Maré Alcalina Pós Prandial. Gera um estado de alcalose relativa, que leva inclusive à sensação de sono e cansaço.
2006-08-06 14:08:09
·
answer #3
·
answered by Agitadora♥♥ 3
·
0⤊
0⤋
pq estamos digerindo a comida.....
e tbm pq arrumamos uma desculpa pra tirara akela sesta dipos do almoço....q eh uma delicia, hein??
rsrssr
2006-08-06 12:51:31
·
answer #4
·
answered by **Joy** 1
·
0⤊
0⤋
nha pesa o estomago..e faze exercicio ou andar da muuuuita preguiça pq doi as vezes a barriga!
2006-08-06 12:48:50
·
answer #5
·
answered by ✿exploradora✿ 4
·
0⤊
0⤋
Muitas pessoas ao acordar pela manhã não sentem vontade de comer antes de sair de casa. Um dos motivos pode ser o excesso de comida ingerida horas antes de dormir.
"Neste caso, o despertar pela manhã se torna difícil, com sinais de cansaço como as olheiras e rugas, além da sensação de que não se dormiu suficientemente", afirma Conceição Trucco, bionutroterapeuta.
O organismo leva em média quatro horas para concluir a digestão de uma refeição completa, rica em diversidade de alimentos.
Para as pessoas que chegam tarde em casa e têm o hábito de comer antes de dormir é importante prestar atenção em alguns alimentos.
Por exemplo: não é nada recomendável comer carne vermelha, ou um prato de arroz com feijão antes de se deitar.
A alimentação pesada levará horas para ser digerida, e a chance de engordar aumenta, e muito.
Ainda para Trucco, "durante o sono as necessidades calóricas são muito reduzidas, - somente a do metabolismo basal, e assim, o excesso de caloria ingerido se transformará automaticamente em gordura armazenada".
O hábito de se alimentar antes de pegar no sono pode ocasionar incômodos à noite.
"Pessoas que sofrem da apnéia do sono, - outra condição agravada pelo 'comer noturno'-, podem apresentar um sono agitado, roncos e até mesmo paradas respiratórias", afirma Benedito Ezequiel C. de Souza, Fellow em Endocrinologia pela Univesidade de Edimburgo/Escócia.
Além disso pessoas que apresentam refluxo gastro-esofágico ,- retorno do alimento do estômago para o esôfago -, não devem comer e dormir antes que a digestão tenha terminado, evitando assim o mal estar proprocionado por náuseas e pela popular "azia".
Em alguns casos, comer à noite pode-se estar relacionado a ansiedade e a depressão, situações que agravam o ato de comer compulsivamente.
Ingerir alimentos leves, como a maioria dos legumes, saladas, carnes brancas como peixes e frangos, gelatina, e beber bastante líquido, matam a fome, não prejudicam o sono e são alimentos com baixos índices calóricos.
Alguns legumes como pepino, beringela e pimentão são de difícil digestão e não devem entrar no cardápio noturno, assim como a pele que recobre o frango, que é muito gordurosa.
"Estando ou não com fome, é recomendável alimentar-se de cinco a seis vezes ao dia. Assim, naturalmente, o organismo se acostuma a comer pouca quantidade de alimentos, várias vezes ao dia", afirma o endocrinologista Israel Gil, 52, especialista em problemas de obesidade.
Processo digestivo
É bom lembrar que a digestão começa na boca. Para evitar aquele peso no estômago logo após a refeição, é ideal comer lentamente e mastigar bastante os alimentos. O trabalho da digestão do estômago será facilitado.
Além disso, a mastigação estimula o hipotálamo, -glândula de secreção hormonal interna localizada na base do cérebro -, que avisa o organismo quando a comida está entrando. Normalmente o corpo humano leva vinte minutos para "reconhecer" que foi alimentado.
2006-08-06 12:44:02
·
answer #6
·
answered by José Leonides 3
·
0⤊
0⤋
Nem sempre isso acontece. Maioria das vezes eh pq comemos em excesso ou a comida era mto "carregada",ou seja, indigesta.
2006-08-06 12:41:36
·
answer #7
·
answered by Hanna 1
·
0⤊
0⤋
Quando vc acabe de comer, seu estomago gasta 65% da energia do seu copor digirindo alimento por isso que dar preguiça e sono
2006-08-06 12:40:19
·
answer #8
·
answered by Renato T 1
·
0⤊
0⤋