English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ao longo da história, ou mesmo no presente, deparamos com diversos exemplos negativos e positivos da religião - sacrifícios humanos, Cruzadas, Inquisição, conflitos entre ramos do Cristianismo, fundamentalismo, terrorismo etc.; estimulo à bondade, ao amor etc. Todavia, em suma, a religião é um fator positivo ou negativo para a humanidade, sociedades e indivíduos? Até que ponto? Seria melhor se ela não existisse?

2006-08-06 02:38:48 · 19 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades Filosofia

Ao longo da história, ou mesmo no presente, deparamos com diversos exemplos negativos e positivos da religião - sacrifícios humanos, Cruzadas, Inquisição, conflitos entre ramos do Cristianismo, fundamentalismo, explicaçoes destorcidas da realidade, terrorismo etc.; estimulo à bondade, ao amor, conforto psico-emocional etc. Todavia, em suma, a religião é um fator positivo ou negativo para a humanidade, sociedades e indivíduos? Até que ponto? Seria melhor se ela não existisse?

2006-08-06 02:57:40 · update #1

.

2006-08-06 03:00:23 · update #2

19 respostas

Caro Diogo

Sua pergunta se mostra sábia e ponderada, pois reflete os dois lados da questão. É verdade que alguns ateusque são revoltados contra qualquer tipo de religião (Como já vimos aqui) dirão que a religião é o grande mal da humanidade, pelo contrascenso que temos visto em sua história.

É bom lembrar que todo o conceito de bem e mal vem da religião, sendo assim, não havendo religião, não há este conceito.
Se a religião mata, os próprios religiosos mais sensatos condenam esta atitude, pois aprenderam que não se deve matar.

O conceito da existência de um ser superior (Deus) que julga os atos da humanidade, traz o temor de se cometer o erro.

Acontece que a noção errada de Deus, leva ao fanatismo, que produz muitas vezes um erro maior do que o condenado pelos religiosos.

Fazer mal à alguém em nome da religião, é desprezar a própria religião, pois se torna pior do que aquilo que condena.

Agora falando das religiões bíblicas, infelizmente há muita interpretação errada dos conceitos, por isto muitos julgam haver contradição na bíblia.

Uma leitura aprofundada do texto sacro, mostra-nos que o objetivo de Deus sempre foi a harmonia entre os seres humanos e o retorno do mesmo aos braços amorosos do Criador, infelizmente nem os religiosos tem compreendido isto; preferem os textos que convocam para a auto destruição (Obs. estes textos foram produzidos em circustâncias peculiares que devem ser muito bem analizadas dentro de seu contexto.).


Leia o Sermão da montanha (Mateus 5 - 7) e veja esta proposta de Deus para a humanidade.


A religião vivida no padrão de Deus, portanto é o único fator que impede que a humanidade se autodestrua, porém fora deste padrão, torna-se o instrumento mais destrutivo da humanidade.

2006-08-06 04:06:05 · answer #1 · answered by rohi 7 · 0 0

Aqui, tudo é grande, a pergunta é grande, as respostas são enormes, nam!!!

2006-08-14 09:28:20 · answer #2 · answered by Genilson 4 · 0 0

Depende. Se levarmos para o lado humano, material, é negativo. Se o homem tenta resolver as coisas por suas próprias mãos, acaba fazendo tudo errado. Se olharmos pelo lado espiritual, o verdadeiro sentido da palavra, ela é totalmente positiva. Religião - Religare - que é religar o homem a Deus através de Jesus.
Pra mim, sacrifícios humanos, cruzadas, conflitos entre ramos do cristianismo, fundamentalismo, terrorismo, tudo isso não tem nada a ver com o verdadeiro sentido da religião. Tudo isso acontence por intermédio da mão do homem.
Deixei a inquisição por último. Infelizmente esta é a pior parte. Homens agindo em nome de Deus fizeram grandes atrocidades. Mas alguém já se perguntou se Deus estava de acordo com isso? Deus na Bíblia diz: Ai daquele que disser que eu falei isso ou aquilo... Deus não estava de acordo e não deu procuração para ninguém matar, torturar, vender pedaço do céu e enganar as pessoas. Deus é luz, e nele não há trevas.

2006-08-14 09:17:51 · answer #3 · answered by OLHO VIVO 2 · 0 0

depende do jeito que ela e explicada . ela pode se tornar saudavel ou piorar a situação.$$$$$$

2006-08-13 15:20:04 · answer #4 · answered by MATRIX 3 · 0 0

É um fator positivo , porém os homens se afastaram muito da honra e da pureza de espírito se deixando corromper facilmente pelos poderes dentro de suas religiões desorientando seus membros,gerando terríveis conflitos.

Toda religião é boa em si, o ponto-chave esta nos que nela atuam e como atuam.

Se a religião não existisse mundo seria bem pior,já que a religião pode ,a grosso modo, servir como uma bula de como ser "bonzinho",sem isso teríamos muitos mais criminosos.

Basicamente,dentre as boas pessoas existem as que são boas por opção (tem uma ética intrínseca)e outras que são boas por obrigação(precisam de regras para seguir a ética).

Sinceramente eu sou por obrigação.
Espero ter ajudado, desculpe o texto longo.

2006-08-13 02:33:19 · answer #5 · answered by Aprendiz_Eterno 3 · 0 0

A religião é um fato positivo sim para humanidade! Agora a maneira e a seriedade que ela é levada é o que é importante. não adianta tão somente dizer que tem uma religião!!!

2006-08-13 00:00:32 · answer #6 · answered by FLOR 2 · 0 0

...Hum!! eis ai uma questão polemica ne??
..da minha parte eu ODEIO RELIGIÃO...E RELIGIOSOS..., porque vira, assim como ....um time de futebol...uma bandeira....uma idolatria..que segue-se para não abrir mão de convicções, muitas vezes infundadas...e na verdade só vi maus exemplos na religião
..agora o mais surpreendente é que eu sou APAIXONADA, por Jesus Cristo...que não tinha nada de religioso......
...vc consegue dormir com um barulho desses!!!???

2006-08-12 22:36:54 · answer #7 · answered by sininho 2 · 0 0

Diogo, ao longo da história sempre houve pessoas de verdadeira religiosidade tanto dentro do cristianismo como em outras religiões: budismo, hinduismo, taoismo... e muitas outras.
Religião veio da palavra relicare do latim - que quer dizer ligar. Seria uma ligação com a alma universal ou Deus. Estes verdadeiros religiosos é que garantiram o equilíbrio da sociedade impedindo que ela se auto-destruisse. Toda alma humana é cristã por sua própria natureza. As sociedades religiosas bem intencionadas ajudam o homem a se ligar a Deus.
Ao longo da história sempre houve fanáticos de toda espécie, quer dentro das sociedades religiosas, quer fora delas.
Por isso o melhor é descobrir o Deus em nós e vivermos de acordo com essa descoberta.

2006-08-12 22:13:17 · answer #8 · answered by Lili 1 · 0 0

A religião é um fator positivo para humanidade, precisamos conscientizar que a religião é a forma de encontrarmos paz e estarmos com Deus. Mas, cada ser humano tem o livre arbítrio de achar e escolher o que deseja.

2006-08-12 21:53:37 · answer #9 · answered by ISA 2 · 0 0

Se voce tirar o dinheiro ficara um fator positivo pois o ser humano necessita de utopia para viver.

2006-08-12 21:00:11 · answer #10 · answered by Sonhador 2 · 0 0

A religião,como já foi dito é o ópio do povo,ela preza pela permanencia da burguesia no poder e manipula o povo para que este não se rebelem,Você já viu algum membros mais humilde ser imperador da festa do divino por exemplo?Repare que só membros de famílias tradicionais e políticos é que o são,ao povo mais humilde resta apenas o trabalho de fazer as festas,arrecadar dinheiro e o leilão.
Se existe um fator positivo não sei,mas o negativo é bem explicito,pois,recentimente a igreja universal,foi denunciada pela forma como o pastor Edir Macedo orientava seus pastores de como eles deveriam persuadir os fiéis e arrancar dinheiro deles,para verificar a veracidade do que falo,digite a palavra-chave "Pastor Edir Macedo ensina a roubar na igreja universal"no site de busca do google e você verá a matéria completa.
Então meu caro,se formos buscar informações na historia das religiões,veremos que foram feitas muitas atrocidades em nome da religião,a santa inquisição foi um dos episódios mais cruéis jamais registrados,pela religião,mataram e torturaram muita gente,impuseram o medo no povo,justamente para que esse povo não se rebelacem contra os reis,contra os feudos,ela estáva na época e até hoje,lado a lado com a sociedade rica que comanda o poder político de qualquer país domundo.
No Brasil,por exemplo,temo no nordeste a cegueira do povo nordestino com a devoção do Padre Cícero,mas foi pela religião que esse cidadão que era pobre,enganou todos de Juazeiro,foi prefeito por três mandatos naquela cidade e ficou rico apoidando políticos do Estado Ceará,principalmente a família Acioli.Isto,depois da revolta de Canudos,onde os fazendeiros sentiram que o povo revoltado é difícil de ser controlado,e os ricos temiarm um outro Antônio Conselheiro,então criaram Padre Cícero para enganar o povo eos controlar diante da seca e da miséria do sertão nordestino.
Religião é mesmo o ópio do povo...mas na sua essência verdadeira ela deixa de o ser,no entanto é melhor que ela deixe de existir com essa finalidade de controlar o povo,diferente da teologia da libertação,que ensinava o povo a exigir dos governantes,partindo da situação do seu bairro,infelizmente,ela foi sufocada porque causou um esvaziamento das igrejas e isso era ruim para o poder.

2006-08-09 11:31:23 · answer #11 · answered by Jos頤a Silva Silva S 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers