English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-05 17:02:25 · 3 respostas · perguntado por LINOBRITO 1 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

3 respostas

Malba Tahan, ou melhor,
Júlio César de Mello e Souza

Júlio César só saiu do Brasil para visitar Lisboa, Montevidéu e Buenos Aires: jamais esteve no Oriente, jamais viu um deserto!

Com o pseudônimo de Malba Tahan publicou cerca de 56 livros. Sua obra é bastante diversificada: trata de matemática, didática, contos orientais, contos infantis, teatro, moral religiosa, temas brasileiros, etc. O livro preferido de Malba Tahan era a Sombra do Arco-íris mas, o seu livro mais famoso é O Homem que Calculava, que conta a história de um árabe que usa a matemática para resolver qualquer tipo de problema. A obra foi premiada pela Academia Brasileira de Letras.

O personagem nasceu em 1885 na Arábia Saudita, e bastante jovem foi prefeito (queimaçã) de El Medina. Com a herança do pai, Tahan ficou riquíssimo e viajou por vários países como a Rússia, a Índia e o Japão, morrendo em 1921, na luta pela libertação de uma tribo na Arábia Central. Para maior verossimilhança foi criado também um "tradutor" para a obra de Tahan, o professor Breno de Alencar Bianco. O jornal começou a publicação dos CONTOS DE MALBA TAHAN com a biografia do suposto autor. O nome Tahan foi tirado do sobrenome de uma de suas alunas (Maria Zachsuk Tahan) e significa moleiro. O nome Malba significaria oásis. A mudança de nome tornou-o tão famoso que o presidente Getúlio Vargas autorizou-o a usar o nome Malba Tahan na sua cédula de identidade.

2006-08-08 02:46:53 · answer #1 · answered by adericleverson 7 · 0 0

Júlio César de Melo e Sousa (Queluz, 6 de maio de 1895 — Recife, 18 de junho de 1974), mais conhecido pelo pseudônimo de Malba Tahan, foi um escritor e matemático brasileiro. Através de seus romances foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil.

Formado pela Escola Nacional de Engenharia, leciona Matemática no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Em 1947 funda as revistas de recreação matemática Al-Karisme e Damião. Além de obras didáticas, escreve os romances O Homem que Calculava (1938) e O Livro de Aladim (1943).

Sobre a obra de Malba Tahan, Monteiro Lobato disse que "...ficará a salvo das vassouradas do tempo como a melhor expressão do binômio ciência-imaginação".

Em 18 de setembro de 2004, foi fundado o Instituto Malba Tahan no município de nascimento do escritor, Queluz, no estado de São Paulo. O principal objetivo do instituto é fomentar e resgatar o legado do escritor.

O dia 6 de maio, seu nascimento, é decretado O Dia Nacional da Matemática

2006-08-06 00:10:28 · answer #2 · answered by Flávia HP 4 · 0 0

Júlio César de Mello e Souza

2006-08-06 00:07:17 · answer #3 · answered by Tsunami 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers