English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Me ajudem tenho prova amanhã e não sei nada!!!Pq o livro é muito longo tem como resumir as partes proincipais para mim!!!!!!!!!Por favor seerá recompensado com 20 pontos

2006-08-05 15:40:35 · 4 respostas · perguntado por lilika. 4 em Educação e Referência Nível Fundamental e Médio

4 respostas

como é pra ser um resumo, segue abaixo um esquema pra vc lembrar dos pontos mais importantes:

1) Rússia Czarista
- Economia atrasada (baseada em 80% agricultura)
- Pobreza e miséria no campo
- Péssima distribuição de renda = desigualdade social
- Governo absolutista do Czar Nicolau II
- Domingo Sangrento: repressão do czar ao movimento popular (1905)

2) A Rússia na 1a Guerra
- fracasso, prejuízos e insatisfação popular

3) Greves, motins e manifestações
- O Czar Nicolau cai em 1917

4) Revolução de Outubro de 1917

- Lênin no poder da Rússia
- “ paz, terra, pão e liberdade”
- implantação do socialismo à divisão de terras, fábricas controladas por operários, bancos nacionalizados
- saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial em 1918

5) Formação da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
- potência econômica e militar
- Melhorias nas condições de vida
- Falta de democracia e repressão do PC

2006-08-05 15:47:02 · answer #1 · answered by tom de azul 4 · 0 0

Movimento revolucionário na Rússia que tem início em 1917, com a queda do czarismo, e termina com o estabelecimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o primeiro país socialista do mundo, em 1922. Começa em 27 de fevereiro de 1917, pelo calendário russo (12 de março, no ocidental), com a Revolução de Fevereiro, que força a abdicação do czar. Em 25 de outubro, sempre pelo calendário russo, a Revolução de Outubro instaura a ditadura do proletariado, surgindo, assim, a fase socialista.

Queda da Monarquia – A Rússia anterior à revolução abriga vários povos, etnias e culturas. Seu território é propriedade da nobreza. A população rural representa 80% dos habitantes. O avanço da industrialização, por outro lado, faz crescer o número de proletários. As dificuldades econômicas e políticas estimulam idéias revolucionárias contra o regime czarista. Os gastos com a I Guerra Mundial diminuem investimentos e elevam preços, aumentando os conflitos internos, reprimidos violentamente. A fome chega às cidades e há greves em quase todo o país. A insatisfação alcança o auge em fevereiro de 1917. O Exército nega-se a marchar contra o povo e, no dia 27, pelo calendário russo, o czar Nicolau II abdica. O governo é disputado pela burguesia, por meio do Comitê Provisório da Duma (espécie de Parlamento) e pelos socialistas do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), divididos entre os bolcheviques (que defendem a revolução imediata) e os mencheviques (que querem a revolução gradual, mediante reformas). Os socialistas organizam operários, soldados e camponeses em conselhos, chamados de sovietes. Os sovietes de fábricas e de aldeias elegem representantes para conselhos regionais, que, por sua vez, se organizam nacionalmente no Congresso dos Sovietes de Operários, Soldados e Camponeses. Por fim, instala-se um governo provisório composto de ministros liberais e do socialista moderado Aleksandr Kérenski (1881-1970). Mas a crise interna prossegue, com a insistência do governo em seguir na guerra. Cresce a liderança de Lênin, o maior representante dos bolcheviques. Ele defende a saída da guerra, o fortalecimento dos sovietes e o confisco das grandes propriedades rurais para distribuir aos camponeses. A influência dos sovietes nas fábricas e na Marinha aumenta. Os bolcheviques ganham força, levantando como palavra de ordem "Pão, Terra e Trabalho". O governo reprime manifestações e persegue os bolcheviques, forçando Lênin a asilar-se na Finlândia. O fracasso na guerra provoca mudanças no governo, que passa de liberal a socialista moderado, sob a chefia de Kérenski e com o apoio dos mencheviques.

Bolcheviques no poder – Em setembro, Leon Trótski, presidente do soviete de Petrogrado (ex-São Petersburgo), cria a Guarda Vermelha. Lênin volta clandestinamente para o país e convence o comando bolchevique a partir para a revolução, defendendo que o poder passe aos sovietes. A resistência de Kérenski em Moscou é vencida em 25 de outubro (7 de novembro). Os bolcheviques tomam o poder em 7 de novembro e instituem o Conselho dos Comissários do Povo, presidido por Lênin. Trótski assume o Comissariado das Relações Exteriores e Josef Stálin, o das Nacionalidades. Os bolcheviques iniciam a mudança do sistema político e econômico, concedendo aos camponeses o direito exclusivo de exploração das terras. Transferem o controle das fábricas aos operários, expropriam as indústrias e nacionalizam os bancos. Moscou passa a ser a capital do país, em substituição a Petrogrado. Em março de 1918, o governo assina a paz em separado com a Alemanha, aceitando entregar a Polônia, a Ucrânia e a Finlândia. Sofre em seguida reação armada de ampla frente que reúne de capitalistas a mencheviques. Os contra-revolucionários, chamados Brancos, recebem ajuda do Reino Unido, da França, do Japão e, mais tarde, da Polônia.

Consolidação da revolução – Trótski organiza o Exército Vermelho, responsável pela derrota dos contra-revolucionários e das forças externas. A vitória bolchevique instala o terror, com o fuzilamento de milhares de pessoas, incluindo o czar e sua família. O governo adota medidas para reduzir a fome e modernizar o país. Divide a terra dos kulaks, médios proprietários rurais, e os camponeses pobres organizam-se em cooperativas. Em 1921, com a revolução consolidada, Lênin estabelece a Nova Política Econômica (NEP), misto de socialismo e capitalismo, para vencer o impasse econômico. Permite a criação de empresas privadas e o comércio em pequena escala, sob a supervisão do Estado, e autoriza empréstimos externos. A formação da URSS, em 1922, tenta manter unidos diversos territórios do antigo Império Russo que pouco têm em comum. A morte de Lênin, em 1924, provoca uma luta pelo poder entre Trótski e Stálin, que possuem concepções diferentes de revolução. Trótski defende a revolução mundial, enquanto Stálin pretende implantar o socialismo apenas na URSS.

2006-08-05 23:08:17 · answer #2 · answered by menyna 2 · 0 0

Revolução Russa

Queda da Monarquia, Revolução de 1917, Bolcheviques no poder, Socialismo, Comunismo, Lênin,
Consolidação da revolução, formação da URSS, economia e administração

Introdução
No começo do século XX a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo.


Rússia Czarista
Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com os governo do czar.
No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.
Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.


Lênin fala aos revolucionários em 1917

A Rússia na Primeira Guerra Mundial
Faltava alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar ainda mais a insatisfação popular com o czar.

Greves, manifestações e a queda da monarquia
As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerenski (menchevique) como governo provisório.

A Revolução Russa de outubro de 1917
Com Kerenski no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores.
Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918. Foi instalado o partido único : o PC ( Partido Comunista).

A formação da URSS
Após a revolução, foi implantada a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seguiu-se um período de grande crescimento econômico, principalmente após a NEP ( Nova Política Econômica ). A URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar. Mais tarde rivalizaria com os Estados Unidos na chamada Guerra Fria. Porém, após a revolução a situação da população geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia. O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas. A falta de democracia imperava na URSS.

2006-08-05 22:48:46 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

A REVOLUÇÃO RUSSA FOI A LUTA DO POVO RUSSO PARA TIRAR O PODER CZARISTA E IMPLANTAR NO PAÍS O SOCIALISMO QUE OCORREU NO FIM DA PRIMEIRA QUERRA MUNDIAL...

2006-08-05 22:46:10 · answer #4 · answered by ««Þ|-|¡£¡Þ§»» 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers