RISCOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Conseqüências - Risco Quimico
•Intoxicação por mercúrio que provoca nefropatia, distúrbios gastrointestinais, lesões nos sistemas nervoso central e periférico, além de sua ação teratogênica.
•Manganismo - intoxicação por manganês, com um quadro de lesão neurológica progressiva e irreversível semelhante à doença de Parkinson
•Benzenismo - intoxicação por benzeno, com alterações hematológicas como anemia e leucopenia, aplasia de medula e leucemia
Chumbo - Em todo o continente, milhões de pessoas estão bebendo água contaminada por chumbo. De fato, a água potável fornecida para 30 milhões de pessoas em 819 cidades contém níveis inaceitáveis de chumbo, segundo um estudo da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA). Um dos fatores na queda final do Império Romano foi o envenenamento pelo chumbo, proveniente das tubulações de água. Tantas pessoas começaram a morrer de envenenamento por chumbo a longo prazo que o vigor de toda a nação foi exaurido!
O chumbo é um predador silencioso. Você não consegue cheirar, provar, ou ver o chumbo na água potável. No entanto, uma vez que ele entre no organismo, não é eliminado, e vai se acumulando com o passar dos anos. As mulheres grávidas e as crianças são os que correm maior risco por causa da exposição ao chumbo.
Efeitos do envenenamento por chumbo nas crianças:
Interfere na formação dos glóbulos vermelhos do sangue, o que pode causar anemia.
Reduz o peso no nascimento do recém-nascido.
Retarda o desenvolvimento mental/físico.
Prejudica as habilidades mentais e pode reduzir de forma permanente o quociente de inteligência.
Efeitos do envenenamento por chumbo nos adultos:
Elevação da pressão sangüínea.
Interfere na audição.
Provoca anemia, problemas renais e inflamação no cérebro.
O mineral asbesto – mais conhecido como amianto - já foi condenado por diversos órgãos internacionais por ser altamente tóxico para os trabalhadores e para o meio ambiente. O asbesto causa doenças ainda hoje incuráveis, como a asbestose, o mesotelioma e o câncer de pulmão. Em Osasco, funcionaram por mais de 50 anos a fábrica de cimento-amianto da Eternit e a fábrica de lonas de fricção automotivas (lonas de freios) Lonaflex, que também usavam o produto. (2)
“Os trabalhadores contaminados por asbesto encontram-se hoje em situação dificílima porque as doenças desenvolvidas em conseqüência desta contaminação os impede de trabalhar. E eles tampouco têm seus direitos reconhecidos pela previdência social”, diz Eliezer João de Souza, contaminado por amianto e presidente da ABREA. “Os únicos que saem ganhando com a continuação de utilização desta tecnologia são os grupos empresariais.” (3)
O amianto é muito utilizado no Brasil para a fabricação de telhas e caixas de água residenciais (90 % das caixas de água e 70% das coberturas residenciais, no Brasil, são feitas de amianto). A manipulação e manutenção destes materiais também pode causar contaminação por amianto.
“A iniciativa de Osasco vem demonstrar que nem todos tem a mesma visão dentro do país”, diz Fernanda Giannasi, Coordenadora da Rede Virtual para o Banimento do Amianto na América Latina. “O bem estar social e o meio ambiente devem sempre estar acima do direito ao lucro dos grupos econômicos”.
2006-08-05 07:32:26
·
answer #1
·
answered by Delfys 2
·
0⤊
0⤋
não, é contaminação ambiental por benzeno, chumbo e amianto.
dãhhhh
2006-08-08 21:00:16
·
answer #2
·
answered by Burnys 1
·
0⤊
0⤋