Primeiro:Joaquim do Amor Divino Rabelo e Caneca (Recife, julho de 1779 — Recife, 13 de janeiro de 1825), mais conhecido como Frei Caneca, foi um religioso e político brasileiro.
Segundo:Esteve implicado tanto na Revolução Pernambucana (1817) quanto na Confederação do Equador (1824).Jornalista baiano (26/9/1762-7/6/1838). José Cipriano Barata de Almeida é um dos mais combativos defensores da independência do país do período do Império. Liberal-democrata, participa da Conjuração Baiana de 1798 e da Revolta Pernambucana de 1817.
2006-08-05 02:40:26
·
answer #1
·
answered by Paulo 7
·
1⤊
0⤋
Frei Caneca
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joaquim do Amor Divino Rabelo e Caneca (Recife, julho de 1779 — Recife, 13 de janeiro de 1825), mais conhecido como Frei Caneca, foi um religioso e político brasileiro.
Esteve implicado tanto na Revolução Pernambucana (1817) quanto na Confederação do Equador (1824).
[editar]
Biografia
Filho de um tanoeiro português, incorporou ao nome o apelido que ganhou da profissão do pai. Ordenou-se frade carmelita em 1799.
De idéias liberais, partilhava idéias republicanas e freqüentou a Academia do Paraíso, um dos centros de reunião daqueles que, influenciados pela Revolução Francesa e pela independência dos EUA, conspiravam contra o jugo português.
Participou ativamente da Revolução Pernambucana de 1817, que proclamou uma República e organizou o primeiro governo brasileiro independente. Com a derrota do movimento, foi encarcerado na Bahia. Libertado em 1821, retomou as atividades políticas. Durante sua trajetória, chegou a ser preso também na cidade de Campina Grande (na antiga cadeia).
Em 1824 tomou parte, juntamente com Cipriano Barata, como um dos líderes na Confederação do Equador, movimento republicano e separatista. Outra vez derrotado, refugiou-se no distrito de Abreu e Lima, hoje município, de onde, pouco depois, fugiu para o Ceará.
Capturado pelas tropas imperiais, foi conduzido para o Recife onde, a 18 de Dezembro de 1824, foi instalada uma comissão militar sob a presidência do coronel Francisco de Lima e Silva (pai do futuro Duque de Caxias) para o seu julgamento, tendo sido sumáriamente condenado à forca.
A 13 de janeiro de 1825, foi armado o espetáculo do enforcamento exemplar, diante do Forte das Cinco Pontas. Despojado das ordens religiosas, ainda assim tendo três carrascos se recusado a enforcá-lo, o religioso enfrentou então um pelotão de fuzilamento..., sob o comando do mesmo oficial.
[editar]
Curiosidades
O muro contra o qual o religioso foi fuzilado, continua de pé, vizinho ao Forte das Cinco Pontas. O local está marcado por um busto e por uma placa alusiva, colocada pelo Instituto Arqueológico e Geográfico de Pernambuco, em 1917.
A iconografia de Frei Caneca mais conhecida do público é o quadro Execução de Frei Caneca, de autoria de Murillo La Greca.
O poeta e escritor João Cabral de Melo Neto escreveu em versos o último dia de Frei Caneca em sua obra O Auto do Frade.
Cipriano José Barata de Almeida (Salvador, 26 de setembro de 1762 — Natal, 7 de junho de 1838) foi um médico, político brasileiro, um dos principais partidários da Independência do Brasil. Ele era inquieto e combativo,só usava roupas feitas com o tecido do Brasil.Participou da Conjuração Baiana e Revolução Pernambucana.Começou a publicar no periódico Sentinela da Liberdade.
2006-08-05 02:44:27
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋