Gratuito para Windows desconheço também, sei que tem pra linux, se você tiver um computador velho, tipo um Pentium 200 dá pra transformá-lo num roteador muito poderoso, melhor que qualquer um roteador para Windows.
Vou explicar como fazer a instalação e configuração passo a passo da distribuição Coyote Linux, que foi criada para rodar a partir de máquinas obsoletas como um 486 por exemplo. Outro fator interessante é que essa distribuição cabe num único disquete.
Para instalar o Coyote Linux é muito simples, basta baixar a distro em:
http://www.coyotelinux.com/
O arquivo é bem pequeno e pode ser encontrado para ser instalado pelo Linux com a extensão .tar.gz e também a versão de instalação para o Windows com extensão .zip.
Qualquer dos dois pacotes são muito simples de instalar, basta seguir os passos a seguir:
Nota: Neste exemplo estamos usando a versão de instalação para o Windows, mas a do Linux segue os mesmos procedimentos, só que em modo texto.
Na primeira tela ele pede para colocar o IP da placa de rede usada para ligar à rede local. Aqui não é necessário alterar nada, basta deixar os dados padrões, que são:
IP = 192.168.0.1
Máscara = 255.255.255.0
Em seguida clique no botão next.
Na próxima tela ele pergunta se será necessário um login para sua área. Esta opção é opcional, basta clicar em next.
Agora ele pergunta qual é o seu tipo de conexão com a internet, ou seja, se ela é uma conexão ADSL PPPoE, uma conexão com IP fixo ou uma conexão discada através de modem convencional. Em nosso caso vamos utilizar como exemplo as conexões ADSL PPPoE e com IP fixo. Primeiro vamos escolher ADSL PPPoE. Clique em "PPPoE Configured Internet" e sem seguida em "username". Coloque seu nome de usuário seguido pelo domínio de seu provedor de acesso a internet, por exemplo:
rootuser@netsite.com.br
Em "password", digite sua senha de acesso e depois confirme a senha no campo "confirm". Agora em "Nameserver 1 e 2" coloque o endereço DNS primário e secundário fornecidos pelo seu provedor, por exemplo:
Nameserver 1 = 200.225.197.37
Nameserver 2 = 200.225.197.34
Lembrando que estes são os DNS do provedor da Netsite, funcionam, mas é recomendável que se os fornecido pelo seu provedor.
A próxima tela pergunta se você deseja ativar o servidor DHCP. Em nosso exemplo não vamos marcar esta opção e vamos clicar em next.
Agora é a hora de escolher a placa de rede e seu respectivo módulo (driver). Em "Local Network card" vamos escolher a placa de rede para a conexão de rede local. Clique no botão select e escolha a sua placa de rede. No meu caso estou usando uma placa de rede 3COM 3C905B e módulo escolhido para ela foi o 3c59x e para a internet a placa de rede é uma Realtek 8139C e seu módulo é rtl8139. Se você não encontrar o módulo para a sua placa de rede, tente usar a opção NE2000, que funciona em muitos casos.
Agora basta clicar no botão "Create DISK". Pronto seu disquete com sistema operacional Coyote Linux já foi criado, basta dar o boot pelo disquete que o sistema será iniciado.
Não é necessário logar no sistema para compartilhar a conexão. Por isso não há a necessidade de usar um monitor para esse micro, a não ser pelo primeiro boot onde você deverá notar se ocorreu algum erro durante a inicialização. Se não ocorreu, basta agora ir para os terminais para testar a conexão coma internet.
Nos terminais defina um IP local para cada ponto de rede usando a classe 192.168.0.x e configure também os servidores de DNS do seu provedor (o mesmo usado pelo computador que configuramos para o Coyote). No campo Gateway (roteador padrão), coloque o IP do servidor de internet, que neste exemplo é 192.168.0.1 e pronto, basta navegar na internet!
Considerações finais
Se no seu caso a conexão for feita por IP fixo, selecione a opção "Use a static IP Configuration" na tela em que pergunta qual o seu tipo de conexão. No campo "IP Adress" coloque o IP fornecido pelo seu provedor, que deverá ser algo como 200.132.205.48 por exemplo. Em "Subnet Mask" coloque a máscara de rede de seu provedor, por exemplo 255.255.255.248. No campo "Gateway" coloque o IP também fornecido pelo seu provedor e em "Nameserver 1 e 2" use os DNS do seu provedor também. Depois basta seguir os mesmos procedimentos usados acima e pronto.
Espero ter ajudado!
2006-08-04 16:23:16
·
answer #1
·
answered by Cristiano L 2
·
0⤊
0⤋
WINPROXY, MAS DEPENDENDO DO CASO. SE FOR POR EXEMPLO PRA COMPARTILHAR ENTRE DUAS MÁQUINAS DÁ PRA FAZER PELO WINDOWS XP MESMO, CASO A QUE RECEBE O MODEM FOR UMA MÁQUINA COM WINXP.
DÁ PRA FAZER DE UMA FORMA RÁPIDA E FÁCIL USANDO O CD DO WINDOWS XP E UMA REDE PONTO A PONTO.
VEJA DETALHES NO CD DO WINDOWS XP....
2006-08-04 23:16:59
·
answer #2
·
answered by COELHOJHEZEBELL 2
·
0⤊
1⤋