"A inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e aprender. Embora pessoas leigas geralmente percebam o conceito de inteligência sob um escopo muito maior, na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, a personalidade, o caráter ou a sabedoria."
"A esperteza pode ser considerada agudeza ou sutileza nas ações. Alguns relacionam o termo à perspicácia, astúcia, manha, ronha. Porém, dizem muitos (existem controvérsias), que dificilmente a esperteza e a inteligência podem ser consideradas sinônimas."
Espero ter ajudado.
2006-08-04 15:34:44
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Você, que se julga inteligente, está equivocado sobre pessoas inteligententes.
2006-08-04 15:36:04
·
answer #2
·
answered by Josué 3
·
3⤊
2⤋
Para mim ser inteligente é ser capaz de discernir o certo do errado. è ser sábio o bastante para modificar o que é possível e sabedoria para aceitar o que não se pode mudar. Inteligência não é só um quoeficiente intelectual desenvolvido, mas é ter a humildade de saber que jamais em tempo algum sabe-se tudo ou tem domínio sobre todos os assuntos. Ser inteligente é ter facilidade de absorver conhecimentos com mais facilidade que as demais pessoas.
2006-08-05 06:51:01
·
answer #3
·
answered by Delfys 2
·
1⤊
1⤋
é aliar esperteza com experiência de vida e estar disposto a aprender com o outro
2006-08-04 16:31:54
·
answer #4
·
answered by katia s 1
·
1⤊
1⤋
Howard Gardner descreve 7 tipos de inteligencia, com aptidões diferentes; fora isso há a inteligência emocional (QE).
Acho que não tem nada a ver ser inteligente, com ser confuso, complicado ou deprimido. Talvez se a pessoa for um gênio tenha mais dificuldade de encontrar pessoas no mesmo nível, se relacionar e isso possa lhe causar problemas, mas precisa ser tipo Einstein.
O assunto não é tão simples. Fiz um TCC sobre isso.
Dizem "que o sol ilumina a todos e se cega com a própria luz!"
O que pesa, independente do QI é o QE.
Na emoção todo ser balança...ou seja quando há envolvimento. Se alguém analisa a situação alheia pode solucioná-la, mas quando é a sua tem dificuldade, pois nesse caso a razão nem sempre fala mais alto.
Ser esperto pressupõe algo de momento, de uma determinada situação, seria a prontidão da inteligencia. Sintonia fina entre momento/oportunidade e inteligência.
2006-08-04 16:19:28
·
answer #5
·
answered by santista 6
·
2⤊
2⤋
Inteligência é subjetivo.
Existem pessoas que acham que quem está por dentro da situação econômica no Brasil é inteligente outros acham que ele é chato
Outros acham que quem está por dentro da moda é inteligente outros que é fúitl.
Varia do ponto de vista.
2006-08-04 15:48:23
·
answer #6
·
answered by Nara Melissa 2
·
1⤊
1⤋
é saber ser a pessoal idela na hora certa, esta antenado no mundo, atualizado em tudo!
ser fiel a sua garota, aos amigos, respeitar os pais, não ter preconceitos, enfim..
ser inteligente é ser uma pessoa que viva tranquilamente!
2006-08-05 13:23:18
·
answer #7
·
answered by Emilio N 4
·
0⤊
1⤋
Mestre -Cuca: acho que a inteligência, é ter a capacidade para compreender idéias, resolver qualquer problema, racionar, fazer projetos etc. Ela, também compreende ser criativos e "sábios". A inteligência, acho, é ter a habilidade de entender idéias complexas ,e se adaptar com eficácia ao meio ambiente que nos rodeia.
A esperteza, ë também uma habilidade, que consiste na percepção das coisas e na capacidade intuitiva ,de se resolvê-las, baseando-se, no sentido comum e na praticidade.
2006-08-04 16:20:15
·
answer #8
·
answered by mailen dessiré 5
·
0⤊
1⤋
Eu não creio que todas as pessoas que são inteligentes sejam deprimidas - digamos que, na maioria dos casos, elas sejam mais ranzinzas e chatas, o que não é nada tão complicado assim.
Eu poderia buscar esta resposta em sites de psicologia ou enciclopédias, mas prefiro usar minhas próprias observações a cerca do que seja inteligência ou de como é uma pessoa inteligente. Conheci algumas e posso dizer que são pessoas fascinantes, justamente por causa dessa aparente complexidade. A conclusão a que cheguei é que elas interpretam o mundo de uma maneira mais profunda, isto é, a visão de mundo delas é ampla, focada na própria realidade. Só que a realidade é um tanto dolorida e, por isso, essas pessoas sofrem mais. O efeito desse sofrimento é o olhar niilista, desencantado, "complicado" ou então revoltado. Aqueles que acreditam em algo, vão tentar mudar o mundo com seus sonhos, suas revoltas e sua capacidade de se comunicar (mesmo que isso não dê em nada); aqueles que desacreditam em tudo podem assumir uma postura arrogante ou introspectiva, mantendo uma certa distância de pessoas que eles consideram ignorantes. Talvez, todas elas vivam bem assim, e não vejam por que mudar.
Para falar delas, entretanto, precisamos falar das pessoas não tão inteligentes assim. Estas enxergam o mundo por um outro viés: a realidade, aos olhos delas, está invertida, como se esta fosse colorida, feliz e fácil o tempo todo. Não deixa de ser uma defesa ante o mundo cruel, mas esta defesa não é uma escolha consciente. E se não é, está claro que também não é uma atitude inteligente - pois escolhas precisam ser pensadas e... pensar é sempre difícil.
2006-08-04 15:55:23
·
answer #9
·
answered by Emanuel 3
·
1⤊
2⤋
É saber unir o útil ao agradável, é aproveitar um conhecimento adquirido na hora certa e no lugar certo. É saber o que os outros pensam na hora que você quer persuadí-los. É pegar as coisas rápido, e já aprimorar a idéia. É ser criativo e prático ao mesmo tempo, em uma situação enfadonha. Enfim, é ser mais perspicaz que esperto.
2006-08-04 15:38:15
·
answer #10
·
answered by Marcel Santiago 3
·
1⤊
2⤋