English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

As pessoas inteligentes, de fato, são geralmente confusas, complicadas, deprimidas?... Por que elas não são suficientemente inteligentes para a solução dessas situações?... Qual seria a diferença entre ser inteligente e ser "esperto"?...

2006-08-04 15:30:51 · 13 respostas · perguntado por mestre-cuca 5 em Educação e Referência Outras - Educação

13 respostas

"A inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e aprender. Embora pessoas leigas geralmente percebam o conceito de inteligência sob um escopo muito maior, na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, a personalidade, o caráter ou a sabedoria."

"A esperteza pode ser considerada agudeza ou sutileza nas ações. Alguns relacionam o termo à perspicácia, astúcia, manha, ronha. Porém, dizem muitos (existem controvérsias), que dificilmente a esperteza e a inteligência podem ser consideradas sinônimas."

Espero ter ajudado.

2006-08-04 15:34:44 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Você, que se julga inteligente, está equivocado sobre pessoas inteligententes.

2006-08-04 15:36:04 · answer #2 · answered by Josué 3 · 3 2

Para mim ser inteligente é ser capaz de discernir o certo do errado. è ser sábio o bastante para modificar o que é possível e sabedoria para aceitar o que não se pode mudar. Inteligência não é só um quoeficiente intelectual desenvolvido, mas é ter a humildade de saber que jamais em tempo algum sabe-se tudo ou tem domínio sobre todos os assuntos. Ser inteligente é ter facilidade de absorver conhecimentos com mais facilidade que as demais pessoas.

2006-08-05 06:51:01 · answer #3 · answered by Delfys 2 · 1 1

é aliar esperteza com experiência de vida e estar disposto a aprender com o outro

2006-08-04 16:31:54 · answer #4 · answered by katia s 1 · 1 1

Howard Gardner descreve 7 tipos de inteligencia, com aptidões diferentes; fora isso há a inteligência emocional (QE).
Acho que não tem nada a ver ser inteligente, com ser confuso, complicado ou deprimido. Talvez se a pessoa for um gênio tenha mais dificuldade de encontrar pessoas no mesmo nível, se relacionar e isso possa lhe causar problemas, mas precisa ser tipo Einstein.
O assunto não é tão simples. Fiz um TCC sobre isso.
Dizem "que o sol ilumina a todos e se cega com a própria luz!"
O que pesa, independente do QI é o QE.
Na emoção todo ser balança...ou seja quando há envolvimento. Se alguém analisa a situação alheia pode solucioná-la, mas quando é a sua tem dificuldade, pois nesse caso a razão nem sempre fala mais alto.
Ser esperto pressupõe algo de momento, de uma determinada situação, seria a prontidão da inteligencia. Sintonia fina entre momento/oportunidade e inteligência.

2006-08-04 16:19:28 · answer #5 · answered by santista 6 · 2 2

Inteligência é subjetivo.
Existem pessoas que acham que quem está por dentro da situação econômica no Brasil é inteligente outros acham que ele é chato
Outros acham que quem está por dentro da moda é inteligente outros que é fúitl.
Varia do ponto de vista.

2006-08-04 15:48:23 · answer #6 · answered by Nara Melissa 2 · 1 1

é saber ser a pessoal idela na hora certa, esta antenado no mundo, atualizado em tudo!
ser fiel a sua garota, aos amigos, respeitar os pais, não ter preconceitos, enfim..
ser inteligente é ser uma pessoa que viva tranquilamente!

2006-08-05 13:23:18 · answer #7 · answered by Emilio N 4 · 0 1

Mestre -Cuca: acho que a inteligência, é ter a capacidade para compreender idéias, resolver qualquer problema, racionar, fazer projetos etc. Ela, também compreende ser criativos e "sábios". A inteligência, acho, é ter a habilidade de entender idéias complexas ,e se adaptar com eficácia ao meio ambiente que nos rodeia.
A esperteza, ë também uma habilidade, que consiste na percepção das coisas e na capacidade intuitiva ,de se resolvê-las, baseando-se, no sentido comum e na praticidade.

2006-08-04 16:20:15 · answer #8 · answered by mailen dessiré 5 · 0 1

Eu não creio que todas as pessoas que são inteligentes sejam deprimidas - digamos que, na maioria dos casos, elas sejam mais ranzinzas e chatas, o que não é nada tão complicado assim.

Eu poderia buscar esta resposta em sites de psicologia ou enciclopédias, mas prefiro usar minhas próprias observações a cerca do que seja inteligência ou de como é uma pessoa inteligente. Conheci algumas e posso dizer que são pessoas fascinantes, justamente por causa dessa aparente complexidade. A conclusão a que cheguei é que elas interpretam o mundo de uma maneira mais profunda, isto é, a visão de mundo delas é ampla, focada na própria realidade. Só que a realidade é um tanto dolorida e, por isso, essas pessoas sofrem mais. O efeito desse sofrimento é o olhar niilista, desencantado, "complicado" ou então revoltado. Aqueles que acreditam em algo, vão tentar mudar o mundo com seus sonhos, suas revoltas e sua capacidade de se comunicar (mesmo que isso não dê em nada); aqueles que desacreditam em tudo podem assumir uma postura arrogante ou introspectiva, mantendo uma certa distância de pessoas que eles consideram ignorantes. Talvez, todas elas vivam bem assim, e não vejam por que mudar.

Para falar delas, entretanto, precisamos falar das pessoas não tão inteligentes assim. Estas enxergam o mundo por um outro viés: a realidade, aos olhos delas, está invertida, como se esta fosse colorida, feliz e fácil o tempo todo. Não deixa de ser uma defesa ante o mundo cruel, mas esta defesa não é uma escolha consciente. E se não é, está claro que também não é uma atitude inteligente - pois escolhas precisam ser pensadas e... pensar é sempre difícil.

2006-08-04 15:55:23 · answer #9 · answered by Emanuel 3 · 1 2

É saber unir o útil ao agradável, é aproveitar um conhecimento adquirido na hora certa e no lugar certo. É saber o que os outros pensam na hora que você quer persuadí-los. É pegar as coisas rápido, e já aprimorar a idéia. É ser criativo e prático ao mesmo tempo, em uma situação enfadonha. Enfim, é ser mais perspicaz que esperto.

2006-08-04 15:38:15 · answer #10 · answered by Marcel Santiago 3 · 1 2

fedest.com, questions and answers