English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Como podemos explicar esta mania das pessoas viciadas em realizar ações que coloca o sistema nervoso delas em alerta, não por acaso, mas procuradas por elas mesmas!

2006-08-04 14:48:49 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Psicologia

6 respostas

Geralmente as pessoas que procuram ações (esportes radicais são um exemplo)com alto nível de ansiedade na verdade fazem isso porque são atitudes socialmente aceitáveis frente ao desejo de colocar-se em risco e desafiar a mortalidade criando uma falsa noção de imortalidade. A sensação de sair ileso de uma ação perigosa gera para algumas pessoas um delicioso relaxamento que é explicado pela ação dos neurotransmissores e das endorfinas.

2006-08-04 15:05:15 · answer #1 · answered by tess 3 · 1 2

Hormona natural segregada pelas cápsulas supra-renais, em resposta aos sinais emitidos pela parte simpática do sistema nervoso autónomo. Este fenómeno fisiológico ocorre em situações de stress, exercício físico ou situações emotivas, como por exemplo o medo. A escalada é uma modalidade em que a produção de adrenalina se manifesta intensamente entre a grande maioria dos escaladores, particularmente em situações de medo pelo receio de queda eminente.

2006-08-04 22:24:53 · answer #2 · answered by André 2 · 0 1

Eu tb jah ouvi dizer, mas essa eu nunca usei. E nem uma outra tah!!!!

2006-08-04 21:57:14 · answer #3 · answered by Guga 2 · 0 1

A adrenalina é um hormônio e um neurotransmissor.
A adrenalina é sintetizada na medula adrenal (sobre o rim). Um sinal, que pode ser induzido através de um baixo nível de glicose, aciona o mecanismo de liberação de adrenalina no sangue. Duas enzimas são responsáveis pela rápida e eficaz degradação da adrenalina: a Catecolamina-O-metiltransferase (COMT) e a Monoaminoxidase (MAO).



Um Hormônio:
A adrenalina tem o efeito oposto da insulina: é liberada quando o nível de glicose está baixo. Sua presença na corrente sanguínea aciona mecanismos de mobilização de triacilglicerídeos (gorduras) para produção de açúcar. O aumento da taxa de glicose no sangue permite a fermentação da glicose nos músculos. A adrenalina também inibe a liberação de insulina.

Um Neurotransmissor:
A adrenalina atua, também, como um neurotransmissor, e tem efeito sobre o sistema nervoso simpático: coração, pulmões, vasos sanguíneos, órgãos genitais, etc. Este neurotransmissor é liberado em resposta ao stress físico ou mental, e liga-se a um grupo especial de proteínas - os receptores adrenérgicos. Seus principais efeitos são: aumento dos batimentos cardíacos, dilatação dos brônquios e pupilas, vasoconstricção, suor. entre outros
Quando um animal é ameaçado, as opções são, geralmente, ficar e lutar, ou correr o mais rápido possível. Ambas as respostas irão requerer uma quantidade extra de oxigênio e açúcar no sangue e nos músculos. A liberação de adrenalina, então, é acionada, aumentando a velocidade de batimentos cardíacos, metabolização, e respiração.
A adrenalina está presente em muitas formulações farmacêuticas intravenosas, principalmente no tratamento da asma, hemorragias internas, entre outros
A primeira síntese química da adrenalina foi feita em 1904, por F. Stolz. Partindo do pirocatecol, ele prepararou a adrenalona, que foi reduzida a uma mistura racêmica de adrenalina.



Biossntese da Adrenalina
ENZIMAS:
1: Phenylalanine-hydroxylase,
2: Tyrosine-hydroxylase,
3: Aromatic amino-acid decarboxylase,
4: Dopamine--hydroxylase,
5: Phenylethanolamine- N-methyl- transferase

Cinco enzimas estão envolvidas na biossíntese da adrenalina. A biosíntese ocorre na medula adrenal. A terceira etapa é um processo de descarboxilação, de dopa para dopamina. A última etapa é uma metilação. O produto final é opticamente ativo.
"Parentes" da Adrenalina



Noradrenalina é uma molécula sintetizada no cérebro e no sistema límbico, e envolve apenas uma pequena mudança na estrutura da adrenalina. Esta molécula, entretanto, tem um propósito diferente: é um dos neurotransmissores, e está relacionado com o raciocínio e emoções. Uma de suas funções, no corpo, é manter a tonicidade muscular nos vasos sanguíneos, controlando, então, a pressão sanguínea. Pessoas que sofrem de hipertensão são tratadas, geralmente, com reserpina, uma droga que reduz a quantidade de noradrenalina nos terminais dos nervos e neurônios.



Salbutamol também é uma molécula semelhante à adrenalina. É usada para relaxar os brônquios em casos de asma; é a droga que está presente em alguns dos inaladores portáteis. Seu nome comercial é Ventolin.



Anfetaminas são químicos sintéticos com uma estrutura química semelhante a da anfetamina. Estes compostos, portanto, podem provocar respostas biológicas semelhantes, atuando como estimulantes, e criando um grande estado de alerta e euforia. O modelo para estes compostos químicos é a anfetamina, que difere da noradrenalina pela ausência dos grupos -OH e adição de um grupo metila à cadeia alquílica.

2006-08-04 21:54:09 · answer #4 · answered by Mari 3 · 0 1

A Adrenalina é um Hormônio. Um neurotransmissor.

Atua entre um neurônio e outro e sem se encostarem.
( É a sinapse).
A Adrenalina , como neurotransmissor, atua como um mensageiro.
A mensagem passa de um neurônio para outro, através de um neurotransmissor.( Existem muitos. Não é apenas a Adrenalina).

Tem este nome devido ao fato de ser sintetizado nas Glândulas Supra-Renais.
Estas glândulas ficam acima dos rins.
Este hormônio recebe este nome pelo seguinte:
AD ( de estar adicionado)
RENAL (referente ao local onde as glândulas
estão adicionadas serem os rins).
INA: um sufixo para a determinação de um
tipo de substância.
A Adrenalina é um hormônio que atua a nível de sinapse.
Atual no Sistema Nervoso Vegetativo.
A variação da Adrenalina no organismo tem muitas funções.
A função mais popularmente conhecida refere-se à freqüência cardíaca. Um aumento de Adrenalina faz com que haja uma freqüência maior nos batimentos cardíacos.
O hormônio tem funções múltiplas.
Mas a Adrenalina está assim tão "em moda", e como você disse, "das pessoas viciadas em Adrenalina", é porque
ela atua no sistema Nervoso, para o impulso luta/fuga.
Todo o organismo se prepara para enfrentar uma situação estressante. Ex: taquicardia, excitação geral.
Certas pessoas acham agradável esta sensação, e buscam a sua continuidade . É uma forma de vício bioquímica mesmo.
Endocrinologia é algo muito complexo. Aliado à Neurologia, fica muito difícil de explicar, com poucos palavras.
Mas espero que tenha sido útil para você.
Beijos da Malu.

2006-08-04 21:52:19 · answer #5 · answered by ? 5 · 0 1

isto nao è uma droga!acontece quando a fumas,o teu corpo fica atrifiado,dà uma sensacao bem fixe,nao dà para explicar!

2006-08-04 22:23:14 · answer #6 · answered by miranda 3 · 0 2

fedest.com, questions and answers