psicólogo estuda as relações mentais do individuo, as construções mentais perante a sociedade. Já o psiquiatra estuda as relações fisiológicas do cérebro, tentando descobrir desordens fisiológicas e receitando remédios para tentar a cura.
2006-08-04 13:22:43
·
answer #1
·
answered by Mario Tanaka 5
·
0⤊
0⤋
Um é mais maluco do que o outro.
2006-08-06 05:11:27
·
answer #2
·
answered by drakullyno 4
·
0⤊
0⤋
Psiquiatra....> trata doentes mentais, receita remédios.
Psicologos....>trata apenas distúrbios mentais isolados através de terapias.
2006-08-05 13:20:26
·
answer #3
·
answered by Babinha 2
·
0⤊
0⤋
É uma ciência que estuda o comportamento dos seres humanos e seus processos psíquicos. O objecto da psicologia, como dito, é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais e da relação entre os dois. Psiquiatria é o ramo da Medicina que visa tratar os transtornos psiquicos e do comportamento humano, sejam eles de cunho orgânico ou funcional. Entaum psiquiatria é um ramo da Medicina que estuda o comportamento das pessoas, e a psicologia, estuda os comportamentos psiquicos.
2006-08-05 12:25:18
·
answer #4
·
answered by !nikolsdoidao! 2
·
0⤊
0⤋
A diferença básica já foi respondida, que é em relação a formação acadêmica dos dois. Psicologia e Psiquiatria são profissões que lidam com o ser humano, seus conflitos, angústias, doenças, traumas... São áreas que tratam as mesmas doenças de formas diferentes. Só psiquiatra tem o poder de receitar remédios, enquanto só o psicólogo pode realizar testes psicológicos. A base do tratamento do psiquiatra é o remédio, e a do psicólogo a terapia.
Dentro da Psicologia, existem vertentes teóricas diversas a serem seguidas, sendo que a mais famosa é a psicanálise. Existem outras como o Behaviorismo, Transpessoal, Gestalt, Humanismo.... Na Psiquiatria, não existem linhas teóricas diversas como na Psicologia, é uma visão mais objetiva do paciente.
Nem todo psicólogo é psicanalista, e nem todo psicanalista é psicólogo. Os psiquiatras podem fazer um curso de psicanálise, e assim aliar medicação com terapia.
Não existe tal coisa como "o psicólogo trata de doenças mais leves". O tratamento de doenças mais graves, é melhor realizado quando existe uma intervenção medicamentosa E uma terapia. São dois métodos que, quando combinado, potencializam o tratamento. Em casos graves, a terapia sem a medicação ou a medicação sem terapia, pode resultar em fatalidades. O bom profissional sabe quando encaminhar para outro.
2006-08-05 12:18:24
·
answer #5
·
answered by apuleiopsi 3
·
0⤊
0⤋
Ambos tratam de pacientes com problemas psíquicos. Porém, o Psiquiatra tem formação médica e pode receitar medicamentos, já o Psicólogo não pode.
2006-08-05 02:05:38
·
answer #6
·
answered by Patetão 5
·
0⤊
0⤋
Ambos são profissionais da área da saúde.
Entretanto, sua formação é diferenciada: um cursou psicologia e o outro medicina.
Os dois cursaram durante a sua formação, disciplinas tanto relacionadas com o funcionamento do nosso corpo, quanto dos processos mentais próprios dos seres humanos.
No dia-a-dia, mais distinta se faz a atuação do psicólogo e do psiquiatra, quando observarmos a maneira de trabalho de ambos: o psicólogo, em geral (isso porque existem várias formas de atuação do psicólogo em seu ramo de trabalho), faz atendimentos que usualmente são chamados de terapia e, o psiquiatra faz consultas (médicas).
Psicólogos não podem prescrever medicamentos para seus pacientes. Já os psiquiatras podem...
Os psicológos ajudam muitas das vezes os seus pacientes, ouvindo-os. Isso porque a terapia é um espaço que a pessoa tem para falar de si mesma, de seus sentimentos e impressões sobre a vida e o mundo e, o terapeuta (psicólogo) o ajuda nesse processo de reinterpretação de suas estórias...
O Psiquiatra, por conhecer muito de bioquímica e do funcionamento do organismo, usa de uma outra abordagem para tratar as queixas de seus pacientes. Como o nosso organismo é um grande sistema que se encontra vivo devido a um incrível número de reações químicas que acontecem incessantemente, às vezes um problema que temos é tratado sob essa perspectiva: o psiquiatra nos prescreve um medicamento que balanceia alguma deficiênica química pela qual passamos e assim voltamos ao "normal".
Sds,
2006-08-04 20:36:13
·
answer #7
·
answered by klausbhz 2
·
0⤊
0⤋
pena q tenha pessoas q não procuraram saber qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra! se tivéssemos falando no ano de 1960.. quem sabe a resposta poderia ser os dois são médicos p loucos.
mas hj em dia..pensar isso..é muita ignorancia! só quem precisa mesmo e faz tratamento sabe as diferenças, tbm já pensei dessa forma, mas procurei antes saber a diferença e não falar qualquer coisa q vem a cabeça!! já tratei com psicólogo anos atras, pois tive problemas na escola e tbm com psiquiatra, pois tive um derrame cerebral, nao tive sequélas alguma, foi para ter um acompanhamento de controle.
minha amiga vc procurando a diferença com pessoas q entendam do assunto, c certeza vão poder ajudá-la dentro do possivel.
caso queira entrar em contato comigo, manda uma mensagem.
beijinhos!!!
2006-08-04 20:33:01
·
answer #8
·
answered by naninha 2
·
0⤊
0⤋
O psiquiatra precisa ser formado em medicina, pois está autorizado a prescrever medicamentos, já o psicólogo não; este não pode prescrever medicamentos, mormente os de tarja preta ou controlados, só pode dar assistência psicológica ao paciente através de técnicas específicas que ambos utilizam, o médico e o psicólogo. O curso de medicina tem a duração normal de seis anos e o de psicologia de cinco anos.
2006-08-04 20:27:06
·
answer #9
·
answered by Alexandre V 2
·
0⤊
0⤋
Psiquiatra é um médico. Ele leva em conta problemas físicos que podem acontecer no cérebro.
Psicologo não entra nesse âmbito, ele somente analisa seus traumas, experiências, etc.
2006-08-04 20:25:07
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Psiquiatra receita medicamentos em estados mais problematicos, eqto psicologo da aconselhamento
2006-08-04 20:23:00
·
answer #11
·
answered by Feliz 3
·
0⤊
0⤋