Entropia é uma grandeza termodinâmica que mede a desordem de um sistema. Por exemplo, no gêlo as moléculas estão bem arrumadas, ordenadas, então o gêlo tem baixa entropia. Quando derretemos o gelo, as moléculas ficam mais desorganizadas, com isso a entropia aumenta. Se fervermos essa água, as moléculas no estado de vapor possuem maior entropia. A tendencia geral do universo é aumentar a entropia.
2006-08-04 12:29:27
·
answer #1
·
answered by Cientista 7
·
15⤊
1⤋
Entropia é uma medida do grau de desorganização da matéria. Quanto maior a agitação das partículas maior a temperatura, e quanto maior a desorganização maior a entropia. Por isso que a zero kelvin a entropia é definida como zero.
2006-08-04 12:30:55
·
answer #2
·
answered by schrödingerman 1
·
6⤊
0⤋
Bom, primeiramente lembremos da primeira lei da termodinâmica, que no fundo é uma forma de enunciar a conservação da energia para os sistemas termodinâmicos: toda energia que entra na forma de calor é igual à energia interna do sistema mais o que é gasto na forma de trabalho. Ok? Bom, prossiguemos.
Carnot (o mesmo do ciclo de Carnot) se perguntou porque certos acontecimentos que não desobedecem essa lei da termodinâmica simplesmente não ocorrem. por exemplo, o movimento das pás da hélice de um navio esquentam a água do oceano enquanto o navio se movimenta. Por que esfriar a água do oceano não faz com que o navio se mova também, transformando a energia térmica da água em movimento? Isso não fere o principio de conservação de energia, então porque não ocorre?
Em seus estudos, Carnot percebeu que tinha uma quantidade que nos processos "naturais" sempre aumentava ou permanecia constante. À essa quantidade ele deu o nome de entropia. Nas situações que não ocorrem naturalmente a entropia sempre decresce.
E alguns teóricos ainda estudam, mas muitos apontam que o fim do Universo será esse, o caminho para a perda de toda energia útil, a morte termodinâmica do Universo. É nesse sentido que tanto se fala (erroneamente inclusive) em desordem. Perceba: a água que moveu as pás de uma hidroelétrica, por exemplo, perdeu sua energia potencial (gravitacional) quando caiu, essa não podendo mais ser utilizada para gerar trabalho. Para colocar essa quantidade de água em cima da hidroelétrica novamente, teríamos que gastar mais energia do que a que seria gerada pela queda da água. Isso faz com que a perda de energia útil seja um processo irreversível, em sentido global.
Daí vem as formas da 2ª lei da termodinâmica, daí vem esse papo todo de desordem, e é isso.
Espero ter ajudado! :-)
2006-08-04 15:06:09
·
answer #3
·
answered by W Físico 1
·
3⤊
0⤋
Entropia é um movimento natural que leva que leva todas as coisas de Volta à massa da terra. Ex...Os mortos são enterrados ou cremados, e nesse caso até as cinzas vão ser incorporada à terra.
2015-04-21 00:56:23
·
answer #4
·
answered by Eliseu 1
·
0⤊
0⤋