Creio que seja mais uma forma de discriminação. Cota para estudantes de escolas públicas é válido, pois já se sabe as condições dessas escolas. Deveria se reservar 50% das vagas para alunos das escolas particulares e 50% para alunos das escolas públicas. Por outro lado, se formos interpretar o que diz a Constituição Federal de 1988, a questão é mais complicada. A Constituição de 1988 diz:
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Os que forem contra cotas para negros e/ou para estudantes de escolas públicas alegarão a seu favor o inciso IV. O que forem a favor das cotas usarão os incisos I, II e III. Agora é questão da opinião de cada um.
2006-08-04 10:30:11
·
answer #1
·
answered by West 2
·
0⤊
0⤋
Claro que é discriminação. Na seleção do vestibular devia valer só uma coisa:a aptidão do candidato.
Agora, como a maioria que consegue são os bons de grana que puderam pagar cursinhos bons e caros, o que o govêrno devia fazer era abrir cursinhos tão bons quanto e de graça para as pessoas carentes.
O mesmo vale para quotas para quem estudou em escola pública. Ora, se os que estudaram em escola pública tem desvantagem no vestibular, que se melhore a escola pública.
2006-08-08 12:14:20
·
answer #2
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋
São, pois os brancos são minoria neste país. Temos 7% de negros e 49% de mulatos e afrodescendentes.
Na verdade, pelo raciocinio, precisamos defender a minoria: os brancos!
Chocante?
Claro!
E então por que queremos cotas para negros?
1) por imitação rídícula dos USA
2) por pura demagogia barata!
Precisamos dar oportunidades para os que tem MERITOS.
Não importa a cor da pele!
2006-08-05 15:45:30
·
answer #3
·
answered by padre ivan 4
·
0⤊
0⤋
Claro que sim , acho isso um absurdo !
Eu faço vestibular e sou eliminada porque 05 alunos que obtiveram notas inferiores a minha são negros. Se acontecesse comigo me sentiria descriminada por ser branca. Sou a favor de um ensino público e de qualidade para TODOS. Na minha opnião quando o governo separa uma porcentagem de vagas das faculdades ou universidades para pessoas de cor negra, ele pratica a discriminação racial. As pessoas não devem ser separadas por sua cor ou qualquer outra forma de distinção !
Essa forma de distinção de vagas é uma discriminação racial contra a cor branca. Essas vagas deveriam ser destinadas as pessoas de baixa renda, independente de serem negras ou brancas ! Só porque uma pessoa é negra não quer dizer que ela não tenha condição de pagar a instituição de ensino.
2006-08-05 10:00:14
·
answer #4
·
answered by Adriane 2
·
0⤊
0⤋
Todas as formas de seleção são discriminação. Algumas são consideradas morais, éticas, justas. No caso específico das raças, acredito tratar-se de um grande retrocesso. Nosso país possui uma característica ímpar, decorrente da miscigenação. Raríssimos são os que descendem de apenas uma etnia.
Ainda temos de considerar o fato de que em se implementando as cotas para negros, deveríamos, a bem do direito, agir da mesma forma para com curdos, muçulmanos, amarelos, indígenas (nativos) e todas outras raças. As cotas que seriam mais apropriadas seriam destinadas aos necessitados, tendo como parâmetros níveis sócio-econômicos.
2006-08-04 18:42:56
·
answer #5
·
answered by gladimir g 4
·
0⤊
0⤋
URGENTE,,,,,,,,,,,,COM CERTEZA SIM, deveria ser normal passou entrou se nao vai estudar e a maior discriminaçao isso, eles nao ve
2006-08-04 17:56:00
·
answer #6
·
answered by neto 5
·
0⤊
0⤋
Certamente!
Se somos todos iguais não há razão para isso. Raça não é deficiência. Pessoas com necessidades especiais sim precisam dessa atenção diferenciada. O fato de sermos a maioria (sou branco) não quer dizer que somos melhores ou que eles (negros) tem menos capacidade.
É isso...
2006-08-04 17:31:15
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Claro que sim! Outro dia vi um homem na televisão dizendo que o Brasil devia isso aos negros! Acho que é discriminação ao contrário e se você notar as "minorias" nesse país têm mais direitos do que o cidadão comum! Para que servem os direito humanos senão para proteger bandido? Outro dia estava na fila de um caixa eletrônico uma menina pediu para entrar na minha frente e eu não deixei ela virou pra mim e gritou: sua branquela! Isso não é racismo? Sabe por que não fui à delegacia? Por que iria virar motivo de chacota! Então em um país como o nosso, o melhor é minoria!
2006-08-04 17:16:25
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
sim, é um pensamento SEPARATISTA
2006-08-04 17:12:43
·
answer #9
·
answered by BiaNCoO 3
·
0⤊
0⤋
Pessoalmente eu considero o sistema de cotas uma discriminação!! Ao meu ver, as cotas tornam as pessoas inferiores, pois essa separação indiretamente diz que elas não são aptas a concorrerem nas mesmas condições que os demais.
A principal alegação dos defensores das cotas é que elas servem para compensar as discriminações anteriores, mas isso não é verdade, pois quem se beneficia por esse sistema não são os que verdadeiramente foram discriminados (no caso dos negros, os escravos). Dessa forma extende-se a discriminação no decorrer dos anos e gerações! É necessário, portanto, eliminar o sistema de cotas e fornecer condições iguais a todos (isso significa um ensino público de qualidade para todos), para que ninguém seja prejudicado ou subjulgado.
2006-08-04 17:12:32
·
answer #10
·
answered by NOXALI 4
·
0⤊
0⤋