A União Soviética estava perdendo muita força com os anos 80.
O povo estava frustrado (também: vivia mal, comia pouco e ainda passava um frio dos diabos!), a economia estava começando a ceder (uma vez que a economia era militarista, e os presidentes russos estavam cada vez mais investindo em desarmar E desativar bombas atômicas, além de diminuir os arsenais)... Não vejo como a URSS seria uma grande potência como nos seus áureos tempos. O que estaria acontecendo seria um forte movimento de independência de diversos países menores (como acontece hoje) diminuindo o comunismo da centralizada URSS para alguns poucos países como Rússia e alguns países com que faz fronteira, China e Cuba... Mais ou menos como é hoje...
Pra que a URSS fosse tão forte como nos anos 60/70, primeiro teria de ter colocado o primeiro astronauta na Lua (ganhando assim um prestígio internacional MUITO maior); a corrida armamentista teria de continuar, pelo menos até 1985/87, forçando presidentes a tomarem decisões mais drásticas e levando a uma unificação maior das fronteiras do vasto território soviético. Provavelmente aconteceria uma quantidade muito grande de conflitos pequenos nas divisas, e provavelmente o 11 de setembro de 2001 nunca teria acontecido (se acontecesse seria o estopim pra 3ª Guerra mundial, com toda a certeza)...
2006-08-04 03:12:15
·
answer #1
·
answered by tsalviatti 4
·
2⤊
0⤋
Há quem diga que durante a "Guerra Fria" havia mais equilíbrio no mundo. O bloco Capitalista temendo o Socialista, e vice-versa. Muitos achavam que com a vitória daquele que representaria o Bem (no caso o Capitalismo), o mundo passaria a ser melhor: não haveria mais miséria de nenhum povo, nem guerras, o mundo experimentaria uma paz duradoura, democrática, com todos usufruindo de suas riquezas etc e tal. Foi o que vimos? É o que estamos vendo?!! Então, fica difícil se saber qual seria o sistema perfeito, qual aquele que acabaria com as desigualdades sociais, que não incitaria as guerras, não oprimiria os povos, se voltaria mais para os bens espirituais. A conclusão que se chega é que os senhores que controlam o mundo perderam a razão. Lutam agora apenas pela destruição dos mais fracos e o domínio absoluto sobre o nosso planeta.
2006-08-05 11:22:53
·
answer #2
·
answered by Literatura 4
·
0⤊
0⤋
Ah se a URRS existisse...os EUA iriam encontrar um "inimigo'' a sua altura, que os tirassem dessa pose atual de ''xerife do mundo''. O mundo seria menos norteamericanizado.
2006-08-04 20:26:01
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Cara! meus problemas financeiros estariam resolvidos! Meus avós eram da antiga união soviética com altos cargos junto ao governo!Minha avó tinha babá até os quinze anos dela! Muito legal, mas por causa da guerra eles perderam tudo, tudo mesmo! Acho ke houve um desgaste muito grande com a 1ª e a 2ª guerra mundial,e isto contribuiu para enfraquecer a grande união soviética despertando a independência de países menores que eram dominados por ela! Mesmo eu sendo descendente direta de russos, acho que faltou base de inteligência, econômica e sobrou orgulho... não estou generalizando mas foi o que realmente aconteceu.
2006-08-04 09:37:38
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Possivelmente não. A Guerra Fria foi fruto de um tempo, mas logo viu-se que ela não levaria ninguém a lugar algum, logo, desfaze-la foi questão de tempo. Se ainda existisse poderia ser uma união bem fechada, mas nunca como era no início. O espaço é grande demais e abriga pessoas muito diferents entre si. Não demoraria para que revoltas contra o sistema ocorressem.
2006-08-04 09:26:38
·
answer #5
·
answered by Flor 3
·
0⤊
0⤋