English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-03 14:00:39 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades História

Quem conseguir a resposta de algum site, por favor deixe a fonte!

2006-08-03 14:07:33 · update #1

5 respostas

Sambaquis diferente de que muita gente pensa não é um monte de lixo.

Os povos sambaquieiros viviam ao longo do litoral e na margem de rios também se alimentando principalmente de peixes e conchas.Tinham o costume de então colocar as conchas e fazer montes nos quais eles próprios construiam suas casas em cima e enterravam seus mortos. Tinham um artesanato riquissimo e muito bem trabalhado.O interessante é que eles eram semi-nomades ou seja quando a comida acabava eles iam para outro lugar já conhecido em cima de outro monte de conchas, depois de um tempo voltavam para o ponto inicial. Os Sambaquis as vezes ficavam enormes fazendo verdadeiros morros a exemplo do que existe em Florianópolis que chega a uns 300 metros! O interessante que antigamente até o século XIX os Sambaquis eram usados para fazer cal que era misturado com óleo de baleia para a fabricação de argamassas para construção, vc pode notar em ruinas antigas na união das rochas pequenos pedaços de conchas oriundos dos Sambaquis.

Um site legal que me lembro é o do Itaú Cultural o qual tem até um filminho que mostra como se forma o Sambaqui. Procure na busca do site itaucultural.com.br a palavra arqueologia.abra a lista que aparecer e entre em arqueologia brasileira. Aí vai aparecer uma janela com arte rupestre , canudos e sambaqui. se divirta!

2006-08-04 09:32:41 · answer #1 · answered by glaucopf 2 · 5 0

Vou tentar te ajudar!
Um dos melhores site de Arqueologia é o portal arqueológico brasileiro, procure no google, tenho alguma coisa que retirei de lá e estou te enviando!:
O Povo dos Sambaquis

A ocupação do litoral, desde São Paulo até o Rio da Prata, foi lenta, iniciada talvez há 8.000 anos. É difícil rastrear o movimento destes grupos, por causa dos avanços e recuos do mar ao longo desse período. Os sambaquianos acampavam perto dos mangues e, aos poucos, restos de conchas e moluscos acumulados formavam uma elevação que impedia a passagem do vento e do mau cheiro. Depois de um tempo, erguiam as cabanas sobre os montes consolidados (sambaquis = montes de mariscos). Os vários sepultamentos resgatados permitem definir o tipo físico padrão: homens de 1,61m, robustos, com crânio alto e nariz largo.

Os sambaquianos deixaram uma das mais extraordinárias manifestações culturais da pré-história brasileira: esculturas em pedra chamadas zoolitos (representação de animais) ou antropolitos (seres humanos). Os peritos estimam que a escultura de um peixe na pedra levaria 200 horas, em várias etapas do trabalho, do lascamento até os últimos detalhes. É uma pena que os sambaquis tenham sofrido com décadas de vandalismo. As conchas empilhadas eram extraídas para virarem cal, estradas rasgaram os antigos assentamentos e, muitas peças manufaturadas pelo povo que ali vivia foram parar em coleções particulares de todo o país. Só em 1961, por lei, os sambaquis foram colocados entre os sítios arqueológicos a serem preservados.

2006-08-04 09:19:54 · answer #2 · answered by Clᵤio H 3 · 0 0

Os Sambaquis


--------------------------------------------------------------------------------

Os Sambaquis são montes cônicos de conchas que podem atingir até 30 metros de de altura. A palavra tem origem guarani: Tambá - conchas e Qui - monte cônico. Os caçadores e coletores, primeiros grupos humanos a habitarem o litoral de Santa Catarina, consumiam os moluscos e amontoavam as cascas para morarem sobre elas, pois constituíam um local alto e seco. Ocupação após ocupação fez com que estes montes atingissem alturas fantásticas. O Estado de Santa Catarina possui os maiores sambaquis do mundo, espalhados por seu litoral, de norte a sul.

2006-08-03 22:14:13 · answer #3 · answered by 32 caracteres 3 · 0 0

São restos de ostras, etc que se amontoaram com o tempo e etc.

2006-08-03 21:45:52 · answer #4 · answered by curiosa 2 · 0 0

Sambaqui (do tupi tamba'kï; literalmente "monte de conchas") são depósitos humanos de materiais orgânicos, calcários, empilhados ao longo do tempo e sofrendo a ação da intempérie, que acaba por promover uma fossilização química, pois a chuva deforma as estruturas dos moluscos e dos ossos enterrados, difundindo o cálcio em toda a estrutura e petrificando os detritos e ossadas porventura ali existentes. São comuns em todo o litoral do Atlântico, sendo mais raros no Pacífico, mas notando-se exemplares até no norte da Europa. O formato varia do cônica ao semi-esférico. São chamados de concheiros, casqueiros, berbigueiros ou até mesmo pelo termo em inglês shell-mountains ou dinamarquês kjökkenmöding.

2006-08-03 21:05:34 · answer #5 · answered by Cigana 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers