Moramos num mesmo planeta de milhões de quilômetros de superfície, não é, meu caro?
A explicação é muito simples: num momento muito remoto da nossa história, os vários núcleos de povoamento humano que existiam por toda a face da Terra foram se dispersando. A distância entre as várias comunidades que se formaram, aliada às dificuldades ou à inexistência de comunicação com as "matrizes", fez com que cada uma delas desenvolvesse diferentes formas de linguagem e comunicação de acordo com as circunstâncias que cada uma vivia em seu território.
As línguas foram se diferenciando cada vez mais. Muitas mantiveram um certo "parentesco" por algum tempo, como as línguas de matriz indo-européia, semita, céltica etc.
Com a dinâmica da história, em função da qual alguns povos foram gerados, absorvidos ou mesmo dizimados por outros, a relação de "parentesco" entre as línguas acabou se modificando bastante, por conta da intensa e constante mistura entre línguas de "matrizes" diferentes.
A variedade, que já era grande, aumentou mais ainda, mesmo quando se tentava criar e manter um padrão linguístico escrito, como ocorreu, por exemplo, com a língua latina, que se misturou e veio a influenciar ou mesmo a dar origem a muitas línguas (atualmente português, espanhol, francês, italiano, inglês etc.).
2006-08-03 13:47:59
·
answer #1
·
answered by Drika 3
·
0⤊
0⤋
Há vários motivos para termos essa diversidade de idiomas desde o início dos tempos.
A língua comum é uma espécie de contrato entre as pessoas de uma mesma região, para que elas possam se comunicar umas com as outras. Quanto mais próximos uns dos outros e melhores as condições de transporte(condições das estradas, existência de obstáculos naturais, como o mar e as montanhas), maiores as chances desses grupos se identificarem e formarem uma comunidade linguistica, religiosa, cultural.
Se verificarmos as distâncias geográficas, verificaremos que muitas dessas comunidades viveram isoladas umas das outras, até formar sua identidade, o que incluía um idioma próprio.
À medida que esses povos começaram a entrar em contato uns com os outros, houve a necessidade de uns aprenderem os idiomas dos outros - os primeiros intérpretes e tradutores.
As guerras e consequentes avanços territoriais expandiram diversos idiomas, como foi o caso do latim na Antiguidade e Idade Média, e ocorre o mesmo com o inglês.
Mas à medida que o Império Romano declinava, e o isolamento voltou, novos idiomas surgidos da mistura do Latim, do grego e dos idiomas locais resultaram nos idiomas neolatinos, como o português, o francês, o espanhol.
Não tenho elementos para falar sobre idiomas orientais, como o mandarim, o árabe(que também influenciou o português e o espanhol), o japonês e o chinês.
2006-08-03 13:46:16
·
answer #2
·
answered by Edgar 4
·
0⤊
0⤋
por termos etnia diferentes
2006-08-03 13:41:07
·
answer #3
·
answered by dudu 2
·
0⤊
0⤋
A Torre de Babel é mencionada no livro bíblico do Gênesis como uma torre enorme construída pelos descendentes de Noé, com a finalidade de tocar os céus. Deus, irado com a ousadia humana, teria feito com que todos os trabalhadores da obra começassem a falar em idiomas diferentes, de modo que não pudessem se entender, e assim, acabaram por abandonar a sua construção. Foi neste episódio que, segundo a Bíblia, explica a origem dos idiomas na humanidade. (Gênesis 10:10; 11:1-9)
2006-08-03 13:34:38
·
answer #4
·
answered by Tsunami 5
·
0⤊
0⤋
isso também foi a muito tempo....tinha uma galera muito doida querendo erguer uma parada que chegasse até os céus....Deus, muito inteligente, e vendo que eles iam se ferrar, pois quando chegasse numa altura grande pra *******, as paredes não iriam aguentar e ploft...adeus galerinha pirada....tãose ele fez toda a galera não mais falar a mesma língua, tipo assim, sai dessa... aí ninguém mais se entendeu.... a situa saiu do controle...todos ficaram sequelados... e saíram pelo mundo cada um levando seu lero...é isso.
2006-08-03 13:32:20
·
answer #5
·
answered by Carlos Lacerda 3
·
0⤊
0⤋