English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

Uma fonte para se refletir sobre o mito da caverna de Platão é a trilogia Matrix, em especial o primeiro, no qual Neo descobre que servia de bateria ao supercomputador chamado Matrix, que roda um programa fazendo com que seu "combustivel" acredite estar vivendo no ano de 1999.
É uma visão pós-moderna do mito, pois no filme a realidade é mais dura e chocante do que a "fantasia" gerada pela Matrix, ao contrário do que acontece em Platão, onde os prisioneiros da caverna tomam as sombras pela realidade e o fugitivo encontra um mundo com cores mais vívidas e com mais nuances do que dentro da caverna.

2006-08-03 13:17:48 · answer #1 · answered by Edgar 4 · 0 0

O homem de hoje vive a total escuridão.

A treva e a ausência são suas guias. Não há sentido na noite. Não há caminho que se enxergue, pois tudo é escuridão.

E falsos caminhos são a técnica e o praxismo; Falsos são o ideologismo e a valorização do eros, falsos são a idolatria corporal e a distanásia. Caminhos que levam à caverna!

E a política de hoje? Caminho que leva à caverna do mensalão, do caixa dois, do desrespeito com o público e da desvalorização do social... estreita vereda negra!

E nossos jovens? Com jornais falando que o mundo não terá nem água, nem empregos, nem clima, nem vegetação, nem ar, nem GENTE... Mas uma senda obscura é colocada para nós...

Cavernas. Nada. Pré-niilismo é o que nos mantêm na carverna:
a aniquilação da moral, a destruição do outro e da caridade...

Correntes: Correntes nos mantêm na caverna: desigualdade social e ignorância, hedonismo e hipocrisia, coisificação do homem, e hominização das coisas... e a preguiça de mudar.

Quem vê isso, um dia passou por isso. Mas liberto está! Fora da caverna está. (pelo menos da caverna de platão...)

Quem não vê, só na segunda navegação verá!

2006-08-03 16:44:21 · answer #2 · answered by A Breaker Boy 3 · 0 0

Mauricio de Souza, em uma estória do Piteco fez um maravilhoso. Chamava-se Sombras na Parede e era integralmente baseado no mito da Caverna pois três velhos neandertais passaram a vida toda a contemplar dentro da caverna a vida lá fora, através das sombras projetadas na parede da caverna e se irritaram quando foram trazidos para a luz. Transportados para os dias de hoje, os mesmos velhinhos sentados em um sofa se recusavam a sair para comer uma pizza para ficar assistindo O FANTASTICO - o show da vida.

Eu tinha uns 12 anos quando lí (faz tempo...), e nunca esqueci.

2006-08-03 16:40:41 · answer #3 · answered by Cibele 4 · 0 0

Televisão e a vida lá fora.

2006-08-03 16:35:47 · answer #4 · answered by Gustavo S 4 · 0 0

Não, alias eu detestei filosofia...

2006-08-03 16:35:12 · answer #5 · answered by Rafaela R 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers