English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

53 respostas

É uma teoria de que tudo está interligado no Universo. A figura da borboleta é o exemplo de q uma ação, mesmo pequena, como um bater de asas de uma borboleta, pode causar modificações nessa imensa rede em q vivemos. Como uma pequena pedra jogada num lago parado causa vibrações no lago inteiro.

2006-08-03 20:48:27 · answer #1 · answered by Márcio 2 · 3 1

É uma teoria de que tudo está interligado no Universo. A figura da borboleta é o exemplo de que uma ação, mesmo pequena, como um bater de asas de uma borboleta, pode causar modificações nessa imensa rede em que vivemos. Como uma pequena pedra jogada num lago parado causa vibrações no lago inteiro.

2014-05-16 03:45:49 · answer #2 · answered by Mary 7 · 0 0

Caos é uma palavra subjetiva. Um quarto de uma adolescente pode ser caótico para a empregada doméstica que tenta arrumá-lo, mas certamente não é para o jovem. Se perguntarmos por qualquer item ele certamente saberá onde se encontra. Uma estante organizada por autor é caótica para quem está acostumado a organizar seus livros por assunto.

Embora muitos autores considerem que toda ciência é uma tentativa de colocar ordem na natureza, a primeira corrente científica a se preocupar com o caos foi a cibernética. Autores cibernéticos, como Norbert Weiner, chamaram caos de entropia e estudaram suas características.

Filha da cibernética e da teoria da informação, a teoria do caos surgiu na década de 60 com as elaborações do matemático Benoit Mandelbrot a respeito do tempo metereológico, mas ganhou destaque no início dos anos 80 com um grupo de alunos da Universidade de Santa Helena (EUA) que se auto-denominaram coletivo de Sistemas Dinâmicos.

Os trabalhos de Mandelbrolt e dos jovens estudantes começava nos limites da ciência clássica, que era extremamente influenciada pela invenção do relógio. O relógio simbolizou, para muitos autores, a ordem do universo. Seus movimentos são totalmente previsíveis. Para saber como funciona um relógio, basta desmonta-lo e compreender como suas peças se encaixam. Da mesma forma, para compreender a natureza, bastava desmontá-la, descobrir como funcionam suas partes e tudo se revelaria com espantoso determinismo.

Essa visão de mundo ganhou uma metáfora no Demônio de Laplace. O cientista francês propôs que, se uma consciência soubesse todos os dados de todas as partículas do universo e fosse capaz de fazer os cálculos necessários, teria condições de prever o seu funcionamento com perfeição. O Demônio Laplaciano teria diante de si o passado, o presente e o futuro.

No campo das ciências humanas, essa forma de pensamento foi a base da sociologia. Se alguém entendesse como funciona a sociedade, com as pessoas se relacionam entre si para formar uma comunidade, seria perfeitamente possível prever o andamento dessa sociedade.

Para demonstrar a crença na determinação, característica da ciência clássica, podemos imaginar o transito de uma cidade. Imaginemos que o departamento de transito saiba todas as informações sobre o transito: o mapa da cidade, o tempo de todos os semáforos, a média de velocidade de cada carro, a origem e o destino de todos os carro, o tempo de partida... Diante de todos esses dados e, com um computador potente o bastante, seria possível prever todas as situações possíveis e manter o transito perfeitamente ordenado, sem engarrafamentos.

A situação pode funcionar na teoria, mas na prática isso não ocorre. Um único motorista que se distrai olhando para uma garota na calçada pode provocar uma acidente, que provocará outro acidente, que provocará outro acidente... e no final teremos um engarrafamento monstruoso.

A maioria dos sistemas não pode ser determinado em decorrência da chamada dependência sensível das condições iniciais, ou efeito borboleta.

A expressão efeito borboleta é usada para denominar um fenômeno no qual uma borboleta, batendo suas asas na muralha da China, pode provocar uma tempestade em Nova York. Parece brincadeira, mas não é. Fenômenos em que um pequeno fator provoca grandes transformações são mais comuns do que se pensa.

No campo da economia, por exemplo, teóricos do caos têm estudado a importância de boatos nas bolsas de valores.

2006-08-04 03:10:23 · answer #3 · answered by Shere SH 1 · 0 0

De fato, o caso da borboleta, já clássico, nos é dado como apenas uma das muitas amostras práticas do que pode ser a teoria do caos. Nesse sentido, é óbvio que tal teoria tem a ver, sim, com a borboleta. Mas a questão é muito mais ampla e complexa do que se pode imaginar. Basicamente, o estudo do caos abrange os fenômenos que não podem ser previstos por leis matemáticas, ou seja, os chamados "caóticos" ou "aleatórios", que fogem a qualquer tipo de previsibilidade lógica ou racional.

2006-08-04 01:27:48 · answer #4 · answered by ledumassa 2 · 0 0

A teoria do caos diz que ha certos comportamentos da materia nao podem ser previstos. Quando analizamos os elementos conhecidos, como o hidrogenio, oxigenio, etc, sabemos que reagem formando novas substancias. Antigamente achava-se que esses eram indivisiveis, que eram elementares. Mas hoje sabe-se que nao sao. A medida que iam mais a fundo, dividindo os atomos, descobriu-se que o comportamento desses novos elementos eram muito caoticos, imprevisiveis. Cada comportamento analizados nas origens e destinos eram surpreendentemente diferenciados. Dando ai a impressao de imprevisibilidade e a origem a teoria do caos. Resumindo, no macrocosmo podemos ter algum controle, ja no microcosmo nao. Essa teoria eh diferente da tal borboleta, que eh fatalista, mesmo que de dificil previsao.
Devo acrescentar que a primeira teoria eh mais proxima no que podemos dizer verdadeira provando que o universo eh inteligente e cheio de possibilidades, assim como eh o Criador e nohs mesmos. Ja a borboleta colocaria nohs e o universo como robos, visto que ficariamos presos em uma cadeia de assaum e reassaum interminavel, sem inteligencia nem vontade.
Uma coisa eu garanto, quanto mais os cientistas pesquisarem, mais terao motivos para acreditar que o universo nao pode ser obra do acaso, que tudo eh inteligente, que estah vivo, que tem vontade propria, que tudo eh obra de Deus.

2006-08-03 19:26:56 · answer #5 · answered by iluminado 3 · 0 0

Teorias são teorias, nada mais que teorias. Acho que é a nossa fantasia que nos faz acreditar. Sem ceticismos.Se tudo que pensamos e acreditamos, fossem provados pelas teorias, este mundo seria uma maravilha. Olha só onde estamos,hoje, apenas especulando, como se fazia nos séculos passados. Teorias que puderam ser provadas estão aí, ajudando ou destruindo a terra e a humanidade. Aquelas impossíveis, ainda vivem nos sonhos dos cientistas. Acredito que a matemática e outras ciências nos ajudam a acreditar em algo. Mas certas coisas vão ser sonhos e fantasias sempre.

2006-08-03 16:44:37 · answer #6 · answered by SEM TOP 7 · 1 1

Você ja viu o filme EFEITO BORBOLETA bem se tu assistir vai entender tudo...

2006-08-03 15:42:20 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Essa ***** quer dizer o seguinte, quando você ta numa boa com a sua gata algum pentelho(a) liga pro celular dela e empata a **** isso é teoria do caos ou quando voçê chega do serviço afim de dar uma relaxada aquele vizinho que voçê só vê no fim de semana bate na sua porta pra perguntar se tá faltando luz no prédio.
Enfim é uma ***** que quando ninguem sabe explicar o que é diz essa porcaria pra dizer que é aquele tipo de intelectual de orelha de livro.

2006-08-03 09:11:38 · answer #8 · answered by fjtparolin4144 1 · 0 0

Eh uma teoria louca,que explica que o simples fato de uma borboleta bater suas asinha pode desencadear uma séries de catástrofes.......eu acho que o cara que criou essa bobeira morria de medo de borboletas!!!!!!!!
afinal de contas....borboletas são criaturas perigosas!!!!!!!!!!!!!!!
uahsauhsuashaushausauasuahuasaushaushasu


a...fala sério!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2006-08-03 08:18:50 · answer #9 · answered by Flea 2 · 0 0

A teoria do caos , tem haver com a borboleta, pois acredita-se que o bater de asas de uma borboleta na ásia pode interferir em uma ação aqui no Brasil, por exemplo uma mudança de clima, ou até fulano chegar atrasado no trabalho, eu não sei explicar muitooo bem, mas é praticamente isso, cada ação provoca uma reação, seja do bater de asas de uma borboleta ... enfim tudo pode mudar .

2006-08-03 06:18:15 · answer #10 · answered by P. 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers