O dia dos namorados é celebrado na Europa e nos Estados Unidos anualmente no dia 14 de fevereiro e é chamado de "Valentine's Day" (vélêntáines dei). Entre os casais, nesse dia é costume enviar cartas e cartões românticos, mandar flores, chocolates e coisas assim. As crianças também participam, claro, pois esse dia celebra não apenas o amor mas também a amizade entre as pessoas.
A estória desse dia, e a estória do Santo que lhe deu o nome, o monge italiano Valentim, essa estória é linda e comovente. Eu vou tentar traduzí-la pra você agora:
"São Valentim descobriu um tipo de amor realmente único. Um amor tão maravilhoso, tão poderoso, tão tocante que faz o romance entre Romeu e Julieta parecer como brincadeira de namorados de crianças. Esse amor, o de Valentim, faz o romance de Josefina e Napoleão, o de Anthony e Cleópatra, Richard Burton e Elizabeth Taylor parecer insignificantes.
Valentim viveu em Roma durante o terceiro século. Naquele tempo, Roma era regida por um imperador chamado Claudius. Esse imperador, Claudius, nunca foi bem quisto pelos habitantes de Roma e, por conseguinte, também não o era para São Valentim.
Claudius desejava construir um exército monumental e numeroso. Ele esperava que muitos homens fossem ser voluntários e se tornarem parte desse exército que ele idealizou mas muitos homens realmente não queriam ser parte de guerras, não queriam deixar suas famílias, mulheres e filhos para lutar em uma guerra. Por isso muitos não se dispuseram a entrar para o exército do imperador e isso fez com que Claudius se enfurecesse terrivelmente. Foi então que Claudius teve uma idéia estapafúrdia, ele resolveu que se não fosse permitido aos homens de seu império de se casar, provavelmente eles não iriam ter mais objeções em entrar para o tal exército. O Imperador Claudius criou então uma lei proibindo casamentos até segunda ordem. Obviamente os cidadãos de Roma, especialmente os jovens, reconheceram claramente a crueldade de tal lei.
São Valentim, por sua vez, tendo esta lei como inaceitável, decidiu não acatá-la, desafiando assim as ordens do imperador. Sendo um sacerdote, São Valentim tinha como sua atividade favorita as cerimônias onde ele realizava casamentos. Mesmo depois da implantação da Lei de Claudius Valentim continuou celebrando casamentos secretamente.
Essas cerimônias geralmente eram realizadas à luz de velas apenas com a noiva, o noivo e São Valentim. Os três pronunciavam as palavras sagradas em sussurros por medo dos soldados do imperador que estavam por todas as partes do império.
Uma noite, enquanto celebrava uma cerimônia de casamento secreta, São Valentim ouviu o barulho de passos de soldados. Ele fez com que os noivos fugissem e se salvassem a tempo mas ele mesmo foi capturado. O imperador ordenou que ele fosse preso e o condenou à morte por ter desafiado suas ordens.
Enquanto Valentim ficou preso ele tentou se manter alegre e positivo. Muitos jovens foram até a prisão visitá-lo, trazendo consigo flores para demonstrar sua gratidão e para mostrar que eles também acreditavam no amor tanto como ele acreditava.
Um desses jovens que vieram visitar São Valentim foi uma menina, a filha do guarda da prisão. O pai da menina havia permitido que ela em várias ocasiões visitasse o alegre São Valentim. Muitas vezes os dois, Valentim e a pequena menina, conversavam por horas e horas.
No dia em que Valentim havia sido sentenciado para ser executado ele deixou à sua pequena amiga uma nota agradecendo-á por sua amizade e assinou tal nota como "Com amor, de seu Valentim." (Love, from your Valentine.)
Acredita-se que esta nota iniciou o costume de se trocar cartas de amor no dia de São Valentim. Ela foi escrita no dia 14 de fevereiro de 269 D.C., no dia em que São Valentim foi morto.
Atualmente, todos os anos nesse dia as pessoas na Europa e Estados Unidos celebram o amor e a amizade."
Ah, e a pequena menina que se tornou companhia constante de São Valentim era cega. Ela voltou a enxergar no dia em que ele morreu!
2006-08-03 06:18:05
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Na verdade não é bem Dia dos Namorados o Valentine's Day. É o dia que se comemora o Amor, tanto entre namorados, quanto entre amigos, etc.
2006-08-04 11:55:37
·
answer #2
·
answered by Cintia Elena 4
·
0⤊
0⤋
Em Fevereiro,Valentine´s day...importante na Europa e nos Estados Unidos,onde se comemora com jantares,passeios,presentes e muito chocolate em forma de coração.
É uma data tradicional e querida por eles
2006-08-03 13:21:33
·
answer #3
·
answered by almeida_guedes 2
·
0⤊
0⤋