É um complexo psicológico baseado no mito Grego de Édipo, que se apaixonou por sua mãe Jocasta depiois de matar deu pai. Isso tudo foi previsto pela esfinge, mas ninguém deu importância até que a profecia se cumpriu. Então esse é o complexo no qual o filho passa a competir com o pai pelo amor da mãe.
2006-08-03 04:53:17
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
diz a lenda que édipo desposou sua própria mãe sem saber quem era ela. Na psicologia de hoje, é um filho que sente ciúmes
da mãe que arranja um novo namorado ou marido.
2006-08-03 19:24:15
·
answer #2
·
answered by aninha 6
·
0⤊
0⤋
É um complexo no qual o filho desenvolve um sentimento de amor carnal pela mãe.
Esse complexo é assim chamado devido a obra de Sófocles, "Édipo Rei", na qual Édipo - predestinado pelo Oráculo - mataria seu pai e desposaria sua mãe.
2006-08-03 13:59:08
·
answer #3
·
answered by BEBECA 4
·
0⤊
0⤋
Todo ser humano é criado por uma pessoa. No caso o mais comum é que a mãe o crie, isso gera uma convivência muito íntima do filho com a mãe que passa a admirá-la ao extremo e se não for bem orientado, pode sim, vir se apaixonar pela mãe, confundindo amor platônico com amor homem/mulher. Por isso é tão importante que tenha o equilíbrio da presença tanto do pai como da mãe, isto é, a presença da família no real significado. E gente, como o nosso mundo tá precisando disso!
2006-08-03 12:08:23
·
answer #4
·
answered by Aguia Voadora 2
·
0⤊
0⤋
O complexo define na psicologia a inclinação erótica de uma criança pelo genitor do sexo oposto, enquanto vê na figura do genitor do mesmo sexo um concorrente, ao mesmo tempo amado e odiado , ou seja, à preferência velada do filho pela mãe, acompanhada de uma aversão clara pelo pai.
Édipo significa: pés inchados. Saiba o porquê. Édipo era filho de Laio, rei de Tebas, e de Jocasta. Um oráculo tinha predito a Laio que seu filho o mataria e desposaria a mãe. Laio mandou abandonar o recém-nascido nas montanhas, onde foi pendurado pelos pés numa árvore - daí o nome Édipo. Recolhido por um pastor, Édipo foi criado pelo rei de Corinto. Adulto, foi consultar o oráculo de Delfos e ouviu a mesma profecia: mataria seu pai e desposaria sua mãe. Horrorizado, não regressou a Corinto. Pôs-se a correr o mundo e, na estrada para Tebas, matou um viajante: era Laio. Tebas estava assolada pela Esfinge, monstro que devorava todos os transeuntes que não decifrassem seu enigma. Édipo o decifrou, obtendo como prêmio a mão de Jocasta, tornando-se rei de Tebas. O oráculo se cumpria. Para punir os crimes involuntários de Édipo, os deuses devastaram Tebas com a peste. Ao tomar conhecimento da verdade, Édipo arrancou os próprios olhos e Jocasta enforcou-se. Expulso de Tebas, guiado por sua filha Antígona, Édipo terminou seus dias no bosque sagrado das Eumênides, em Colona, perto de Atenas.
2006-08-03 12:05:05
·
answer #5
·
answered by moreninha 2
·
0⤊
0⤋
Complexo de Édipo corresponde a episódios da mitologia grega.
Quando o filho Édipo se apaixona pela mãe Jocasta. Ensandecido por esse amor, comete um fraticídio = mata o pai.
:)
2006-08-03 12:04:05
·
answer #6
·
answered by aeiou 7
·
0⤊
0⤋
E o desejo amoroso que crianças na fase entre 3 a 5 anos sentem pelos seus pais. E a descoberta do desejo.
2006-08-03 12:02:37
·
answer #7
·
answered by Denise 2
·
0⤊
0⤋
Básico e Simplório:
O ódio que o filho tem pelo pai (pelo mesmo ser amante de sua mãe)... e a paixão que o filho tem pela mãe(inclusive sexual).
2006-08-03 12:00:22
·
answer #8
·
answered by leo 1
·
0⤊
0⤋
O complexo de Édipo consiste em desejos amorosos e hostis que a criança vivencia em relação aos seus pais no pico da fase fálica, infância, porém, este tipo de transtorno pode acontecer ainda na vida adulta.
No aspecto positivo, o rival é o genitor do mesmo sexo e a criança deseja uma união com o genitor do sexo oposto. No âmbito negativo, o rival é o genitor do sexo oposto, enquanto que o genitor do mesmo sexo é o objeto de amor.
Inconscientemente, ambas as formas coexistem devido à ambivalência da criança e sua necessidade de proteção.
No que se refere ao complexo de Édipo, Sigmund Freud, relata que quando o ego não conseguiu provocar mais do que um recalcamento do complexo, este permanece no id no estado inconsciente e que mais tarde irá manifestar sua ação patogênica.
O declínio do complexo de Édipo e a entrada no período de latência estão relacionados à ameaça de castração e ao desejo de ter um bebê. A resolução do complexo, após a puberdade, é possível através da escolha de um substituto adequado para o objeto de amor.
2006-08-03 11:57:23
·
answer #9
·
answered by Dany 1
·
0⤊
0⤋
segundo a psicologia,ele começa a aparecer entre os 6 e 7 anos de idade,quando o filho passa a adorar a mae e ter ciúme do pai com a mae,pois a mae é a principal imagem feminina da criança...isso é baseado em èdipo q foi um grego q matou o pai e amava sua mae...
2006-08-03 11:57:20
·
answer #10
·
answered by Riot Girl 2
·
0⤊
0⤋
o Complexo de Édipo verifica-se quando um rapaz que atinge o período sexual fálico na segunda infância e dá-se então conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto no ambiente familiar.
2006-08-03 11:53:30
·
answer #11
·
answered by Danie 1
·
0⤊
0⤋