O Brasil é um País em que os contrastes sociais são cada vez mais gritantes. Racismo é uma palavra mais abrangente do que simplesmente cor da pele, podemos ser racistas por não gostarmos de judeus, mexicanos, ciganos, argentinos, etc. Acho, no entanto, que o racismo mais chocante é realmente contra o negro, embora eu nunca vá entender o que se passa na mente e consciência de pessoas racistas, preconceituosas. O Brasil tem raízes na cultura negra, mas se baseia em valores europeus e se distancia da realidade. Existe brasileiro de raça pura? Certamente não! A miscigenação das raças é muito grande, desde a chegada de escravos, de monarcas, portugueses, holandeses, que se misturaram aos índios brasileiros. A maioria dos negros desconhece seus heróis e seu passado, mas sabe que a cor de sua pele é um dos principais impedimentos para sua ascensão em todos os níveis da sociedade, principalmente no mercado de trabalho e se torna racista da sua própria cor, não acredita em si mesmo, nem sempre persegue seu sonhos. Os negros, libertos da escravidão, foram jogados no seio de uma sociedade injusta e racista, tiveram negado o acesso ao trabalho formal , enfrentando os dogmas preconceituosos de que “negro não sabe trabalhar tão bem quanto o "branco", que “é preguiçoso, vadio por natureza”, ou ainda pelo critério seletivo de “boa aparência” que mascara o padrão racista de “beleza branca”. Por isto, os negros brasileiros foram jogados nas periferias das cidades, ficando à margem do sistema social, econômico e político, a despeito de serem a maioria da população brasileira. A pirâmide social do Brasil coloca homens e mulheres brancos no topo e homens negros e mulheres negras na base. O racismo é, assim, uma ideologia que legitima a concentração de riqueza, a exclusão da maioria e a injustiça social.
Por mais que as pessoas digam que não são racistas, acabam se traindo, em muitas situações, por um ato qualquer, escuta-se frases que acho abomináveis: "tinha que ser negro"; "negro quando não faz besteira na entrada, faz na saída". Infelizmente o que deveria ser uma conscientização de todos fica apenas em palavras de poucos e hipocrisia de muitos
2006-08-03 04:42:17
·
answer #1
·
answered by Anna 7
·
1⤊
1⤋
Muuuiiiitttoooooo racista! Êta país de preconceitos!
2006-08-04 07:34:43
·
answer #2
·
answered by khoiotecoio 4
·
1⤊
0⤋
muito.
2006-08-03 10:04:23
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Com certeza, talvez seja por isso, que não progride. As pessoas se preocupam com pouco, o país está se deteriorando e as pessoas estão preocupadas c/ a cor da pele ou com o nível social da outra, santa ignorancia! Os outros países são racistas sim, mas, a principal meta deles, é fazer com que o país cresça e desenvolva. Os Estados Unidos, é o país que tem o maior n° de artistas, cantores e etc... negros, e é considerado um país altamente racista. " Por tanto, o Brasil precisa aprender muito para se desenvolver e sair da lama, isso sim, tem que ser a preocupação dos brasileiros racistas valeu!" Abraços, Rô
2006-08-03 05:07:34
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O Brasil é racista mas não deveria ser justamente porque somos um país miscigenado, ou seja com gens de todas as raças. A formação do povo brasileiro sempre foi mistura com sangue europeu, índio e negro. Não entendo porque tanto preconceito e discriminação.
Uma pessoa clarinha de olhos azuis pode ter sangue de índio ou de negro nas veias. O mesmo para o negro.
2006-08-03 04:31:02
·
answer #5
·
answered by aeiou 7
·
0⤊
0⤋
Todo mundo tem algum preconceito, de alguma coisa ou de alguem ou de alguma raça, o Brasil é um país racista sim, tenho muitos amigos negros e sempre vejo alguma forma de racismo, moderada (á que muitas veze é vista como brincadeira) até outras mais pesadas, mas que sempre oprimem.
2006-08-03 03:46:33
·
answer #6
·
answered by Toddy 4
·
0⤊
0⤋
Concerteza, um exemplo foi na copa alemanha 2006...
aquele jogador negro da alemanha voce acha que foi o que? hahaha.
2006-08-03 03:31:55
·
answer #7
·
answered by Emilio N 4
·
0⤊
0⤋
Em partes sim. O Brasil é uma mistura de povos e raças que nunca vi igual, e nem todo mundo gosta disso.
Nunca tive preconceito oi rascismo de ninguém, mesmo porque a cor ou aonde vc nasceu não faz de vc diferente de ninguém.
Sempre achei que as pessoa devem lutar quando estãi diante a uma palhaçada dessas. Chingar, bater em uma pessoa por ela ser negra ou ser bahiana, não faz o maior sentido. Isso para mim, vem de pessoas que tem uma cabecinha muito fraca e que não sabem ter respeito por si prorpio.
2006-08-03 03:30:39
·
answer #8
·
answered by Caroline PH 2
·
0⤊
0⤋
Sim, pode passar anos e ela vai continuar tenho pessoas
"burras" que não sabe que uma cor de ple nao significa nada.
Tem uma frase do Bob Marley e é uma verdade, ela diz:
"Enquanto a cor da pele dos homens dor mais importante do que o brilho dos olhos, haverá guerra"
2006-08-03 03:26:07
·
answer #9
·
answered by Thalita M 6
·
0⤊
0⤋
infelizmente o mundo todo me parece racista
2006-08-03 03:24:27
·
answer #10
·
answered by Priscila 2
·
0⤊
0⤋