GLIOMAS - O termo glioma é usado para neoplasias benignas ( Tem características benignas mas pode apresentar péssimos prognósticos devido à sua localização.) originados em células da glia: astrocitomas, oligodendrogliomas e ependimomas.
Células da Glia - A glia é tradicionalmente considerada um conjunto de células silenciosas, cumprindo funções secundárias como suporte, "preenchimento de espaço", fonte de nutrientes, insulação e "aspiradores de detritos" para os neurônios.
Glio-blastomas - Neoplasia maligna de células satélites da glia. Células ainda não totalmente diferenciadas por isto blastomas. ( anteriormente dito errado como glioma) acho que não se é verdade por ainda não serem diferenciadas e pela neoplasia ser maligna.
Tumor ( aumento de tamanho ) é diferente de neoplasia, tumor pode ser ocasionado por uma pancada, infecção, inflamação. etc. Glioma apresenta tumor ( hipertrofia, hiperplasia), mas não é tumor.
Neoplasia maligna - Câncer
Gliomas são neoplasias benignas.
Lembrando que células da glia diferentes de neurônios, neurônios por não sofrerem mitose nunca terá uma neoplasia, ao contrário que idiotas documentários falam em televisão câncer neorológicos, Células da glia sofrem mitose, e sim desenvolvem neoplasias benignas e malignas.
Espero ter ajudado,
Um abraço.
2006-08-03 03:18:29
·
answer #1
·
answered by julio_cesabh@yahoo.com.br 3
·
0⤊
0⤋
GLIOMAS - O termo glioma é usado para tumores originados em células da glia: astrocitomas, glioblastomas, oligodendrogliomas e ependimomas.
2006-08-03 10:07:13
·
answer #2
·
answered by neisimples 5
·
0⤊
0⤋
Um glioma, também chamado de neuroglioma, é um tumor do sistema nervoso central desenvolvido a partir das células gliais.
De que é feito o cérebro? Essencialmente de neurônios, certo? Errado. Neurônios são minoria quase insignificante em termos numéricos: apenas 2 a 10% do total de células cerebrais. Os outros 90 a 98% são células gliais, ou glia para os íntimos. A glia é tradicionalmente considerada um conjunto de células silenciosas, cumprindo funções secundárias como suporte, "preenchimento de espaço", fonte de nutrientes, insulação e "aspiradores de detritos" para os neurônios. O nome bem que diz: glia, em grego, quer dizer "cola". São as células que "colam" os neurônios uns aos outros.
2006-08-03 10:06:53
·
answer #3
·
answered by maine 2
·
0⤊
0⤋
GLIOMAS - O termo glioma é usado para tumores originados em células da glia: astrocitomas, glioblastomas, oligodendrogliomas e ependimomas.
2006-08-03 10:02:41
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
RESUMO - Relatamos a associação impar entre esclerose múltipla (EM), tumor medular e tumor intracraniano em uma paciente de 63 anos de idade e com EM há dez anos com evolução em surtos de remissão e exacerbação. Havia melhora dos sintomas com o uso de corticosteróides. Em 1997 apresentou paraparesia crural e do membro superior direito, de instalação progressiva e que não respondeu à corticoterapia. A ressonância magnética da coluna cervical evidenciou tumor intramedular, que se revelou um ependimoma, e a do crânio, a presença de meningioma parietal à esquerda. Ressaltamos a associação incomum entre tumores do sistema nervoso central e EM e enfatizamos a necessidade de investigação clínica e por imagem diante de uma manifestação ou evolução clínica incomum no curso da doença.
PALAVRAS-CHAVE: esclerose múltipla, ependimoma, meningioma.
2006-08-03 10:02:02
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
um certo tipo de tumor.
2006-08-03 10:00:49
·
answer #6
·
answered by ednilson albano terra t 2
·
0⤊
0⤋