Eu acho que sim. Não é justo todo mundo se matar de estudar para entrar na faculdade enquanto outra pessoa só por que tem a cor diferente vai entrar na boa. Se eu fosse um negro, ficaria ofendido com essas cotas, pois os negros são tão inteligentes quanto os brancos e podem concorrer de igual para igual a uma vaga. Aceitar as cotas para os negros é aceitar que eles não tem capacidade para passar numa prova. Isso é um tipo de discriminação sim, por que só beneficia os negros. E os Asiáticos, os Índios e até os brancos, não estão sendo discriminados??? Essa idéia de cotas é uma vergonha, acho que todo mundo é igual e se Deus deu inteligência para todos, todos tem condições de concorrer. Se as cotas são justas, estamos admitindo que os negros não tem inteligência para concorrer a uma vaga na faculdade, o que não é verdade. Alguns dizem que a razão disso é por que eles não teriam condições financeiras, mas tem muito branco, e asiático que também não tem condições financeiras, então essa idéia é ridícula e um desrespeito a inteligência do negros e a dos outros povos também.
2006-08-03 01:08:12
·
answer #1
·
answered by Roger 3
·
1⤊
0⤋
Claro que sim, pois todos somos iguais perante a Constituição do Brasil. Qualquer tipo de separação por cor, credo, etc é considerado recismo ou discriminação. Se todo tivessem o costume de ler os livros das leis de seu país entendiriam melhor tudo isso.
2006-08-07 13:28:42
·
answer #2
·
answered by bacanacgms 1
·
0⤊
0⤋
claro que sim,
esta chamando os negros, indios, etc.. de burros e imcapazes!
2006-08-04 18:23:41
·
answer #3
·
answered by Emilio N 4
·
0⤊
0⤋
Não. É uma forma de reparar e redistribuir a educação que está restrita a quem pode pagar mais por ela.
É aplicada a quem estudou em escolas públicas no ensino médio e/ou fundamental.
Esta questão é muito importante e merecedora de discussão ampla na sociedade.
As cotas são uma aplicação necessária como modo de reparar o preconceito existente no Brasil que se reflete no acesso à Educação e aos empregos de maior qualificação.
As oportunidades não são igualitárias no país.
A discussão é correta. Os problemas da realidade brasileira devem ser levados à sociedade.
A cota é correta por distribuir educação.
Incomoda pelo enorme preconceito dentro daqueles que dizem NÃO, só por ouvir alguém falar. Por não querer refletir que aquilo que está se passando é educação, que faz o indivíduo progredir, sua renda aumentar por ter agora oportunidade de competir no mercado de trabalho com igualdade de formação.
Incomoda pela veia preconceituosa de encontrar as minorias políticas com formação universitária. Um médico, engenheiro, advogado, professor, administrador, vindo das periferias, sim.
Voltar para suas comunidades e para suas famílias com a dignidade, podendo atender aos locais que outros desatendem.
Todos têm direito à educação, e à oportunidade de tê-la.
A universidade não pega qualquer um dos milhões de analfabetos do Brasil escolhido aleatoriamente na rua e coloca na Universidade. É feita uma seleção. É a mesma prova do vestibular e tem uma nota de corte: 60%, 70% da prova a depender do Vestibular. Só passa no sistema de cotas quem alcançou a quantidade mínima necessária à universidade.
A maior dificuldade encontrada pelos cotistas é a sua manutenção econômica: lalmoço, transporte, material didático, que o sistema tenta sanar.
Leia mais nos sites das universidades com o sistema: www.ufba.br, www.uneb.br
http://www.aids.gov.br/final/dh/afroatit...
Fonte(s):
http://www.aids.gov.br/final/dh/afroatit...
2006-08-04 12:14:32
·
answer #4
·
answered by Loan 2
·
0⤊
0⤋
Sim, é uma forma de discriminação, porém positiva. Não necessariamente correta (Isso é questão de opinião).
Diante da miscigenação étnica brasileira e da experiência do "tribunal de raça" da UNB, a política de cotas é de difícil implementação e dificilmente alcançará os seus objetivos.
Cotas exclusivamente raciais não beneficiam quem precisa, apenas facilita os mais favorecidos, assim, entrarão nas universidade públicas não o negro pobre das periferias, mas o negro de classe média.
Só deveria se cogitar cotas se houvesse uma equalização do ensino, ou seja, todos (ricos e pobres, de qualquer cor) estudando na mesma escola, seja pública ou privada.
Mas é importante destacar que um dos propósitos da cotas é a compensação das populações de origem africanas pelo séculos de exploração. Mas no bojo desse argumento há que se questionar se há efetivamente identidade entre os negros que pela via cotista serão beneficiados e aqueles que realmente sofrem as conseqüências daquela exploração e se explorados foram só os afro-descendentes.
Acho que deve-se aproveitar essa discussão e ampliá-la e assim, finalmente, se discutir cotas sociais, mas devemos agradecer às entidades representativas dos negros pela demonstração organização e democracia e, sobretudo, não se escamotear a discussão apenas para impedir a introdução da política de cotas.
Esse papo de primeiro melhorar a escola pública é o mesmo que dizer deixa como está.
2006-08-03 20:01:19
·
answer #5
·
answered by acarlosconceicao 1
·
0⤊
0⤋
SEM DUVIDA
2006-08-03 08:45:18
·
answer #6
·
answered by CHUCK NORRIS RAFA TE AMO 7
·
0⤊
0⤋
Além de ser uma discriminação é chamar os negros de mentalmente inferiores, e principalmente declarar que o racismo existe pelo menos no governo.
Seria mais ou menos isso: dizer para um aleijado que ele não é deficiente, e ao mesmo tempo oferecer um par de muletas.
Mas para o governo é mais fácil oferecer as quotas de vagas na universidade publica do que melhorar o nível das escolas públicas desde o primeiro grau dando condições de todos poderem disputar a vaga no mesmo nível.
Alias se vc der uma volta nas universidades públicas verá que lá só existem alunos pobres com carros zeros etc.
Como tudo que o governo cria em nome dos menos favorecidos sempre beneficiam os mais favorecidos.
Por que será ( pergunto)
2006-08-03 08:13:44
·
answer #7
·
answered by no mundo da lua 2
·
0⤊
0⤋
Absolutamente! As cotas raciais são uma forma de tentar nos convecer de que negros, pardos e mulatos não são tão capazes quanto os brancos. O que precisamos é de cotas para pessoas de baixa renda. Na universidade particular onde estudo, trabalhei num projeto de produção de biodiesel com um rapaz que estava na faculdade há 7 anos (e ainda faltavam 2 pra ele se formar), quando a média de término pra este curso é de 5. Ele só cursava as disciplinas que podia pagar com o dinheiro da bolsa que recebia. Os professores o ajudaram e concederam duas bolsas, sendo que isso não é possível. Mas concordo com eles, essas pessoas são as que realmente merecem!
2006-08-03 08:10:33
·
answer #8
·
answered by Deda 3
·
0⤊
0⤋
Ki pergunta interessante, Mario, bastante polêmica tbm.
A discriminação vivida pelo negro, desde séculos atrás, infelizmente faz com que o negro carregue, até hoje, o ar de inferioridade. As cotas destinadas aos negros são sim um reconhecimento disso, porém devem ser destinadas aos com baixa renda. Mas pense por outro lado, esse privilégio dá ao negro, ou até ao indígena, a oportunidade de ascensão na sociedade, já que o preconceito o priva de uma melhor condição de vida, por baixa escolarização e oportunidades melhores de empregos. Acho que é uma forma de poder vermos médicos, juízes, advogados, psicólogos (...) negros. Sinto como se isso fosse um pedido de desculpa por todo mal causado pelo preconceito.
2006-08-03 08:08:39
·
answer #9
·
answered by erro 1
·
0⤊
0⤋
Você falou a palavra chave previlégio por incrivel q pareça os cotista foram
muito bem na avalição do MEC outra palavra oportunidade bem lembrada sem fala que tem uma nota media pr a ser atingida para passar não esqueça disto!!!
2006-08-03 08:03:39
·
answer #10
·
answered by bombataking 1
·
0⤊
0⤋