Olá, meus amigos. Quando vi está pergunta fiquei muito surpreso pelos diversos tipos de respostas e agora eu gostaria de dar a minha, que sou negro, estudo em uma universidade particular no Rio de Janeiro e sou bolsista do Prouni.
Não. O racismo no Brasil não irá aumentar.Na verdade o racismo é a falta de informação, uma ignorância herdada pelo Brasil e pelo povo brasileiro. Para falar a verdade é muito mais fácil você ser discriminado por ser "nordestino" do que por ser negro.
Tenho muitos amigos na universidade e nehnum deles até hoje me perguntou se pago mensalidade ou sou bolsista (entrei pelas cotas ), minhas notas são as maiores em praticamente todas as matérias que cursei até hoje. A conciência de que eu não teria condição de pagar o curso que faço, por ser extremamente caro e estudar no local onde estudo , me faz cada dia mais ser merecedor da oportunidade que recebi. O que acontece no Brasil é que , por ser a maioria da população ser "classe média baixa (pobre)", não tem como entrar em uma universidade pública, por que pelo menos no Rio de Janeiro, Universidade Pública é para quem é "classe média alta". Como a maioria dos pobres são negros ou mestiços, acho que as cotas se justificam sim.
Hoje eu sou a favor das cotas pois sei que são necessárias para o desenvolvimento do Brasil, e gostaria de disser para todos vocês que é assim que se faz distribuição de renda, através da educação. Porém devo disser que espero que daqui a mais ou menos uns vinte anos, gostaria que as cotas acabassem, pois os universitários negros-pobres de hoje, serão os profissionais de amanhã e acredito que todos terão filhos e não gostariam que nenhum deles também entrassem através de cotas, pois com o desenvolvimento que a educação trará para o Brasil, a consequencia será uma sociedade mais igualitária.
2006-08-03 00:03:50
·
answer #1
·
answered by PHD 2
·
4⤊
3⤋
Acho que o sistema de cotas é uma grande injustiça, pois existem pobres de todas as etnias, e não devemos priorizar o benefício pela cor ou raça e sim pela necessidade, da forma que é esta política de cotas devo entender da seguinte forma, já que tem muito branco rico que se dane os brancos pobres e vamos dar ajuda apenas para os negros pobres, pois existem menos negros ricos do que brancos ricos, é realmente justo? Com certeza não.
O correto é não fazer cotas e sim melhorar a qualidade do ensino público para que seus alunos cheguem a boas faculdades e se tornem bons profissionais sem distinção de cor, credo, raça.
Cotas é apenas uma forma do governo manipular números para apresentar sua estatísticas para o mundo, como em alguns estados brasileiros nas escolas públicas é proibido reprovar aluno, tbém jogada política.
2006-08-03 01:10:46
·
answer #2
·
answered by AAZanettti 4
·
0⤊
0⤋
Pode sim.
2006-08-02 23:49:09
·
answer #3
·
answered by linuxbrs 3
·
0⤊
0⤋
Definitivamente, cotas baseadas na cor de pele podem aumentar o racismo. Porque o problema não está no âmbito racial, mas sim na defasagem no ensino até a universidade. Dever-se-ia estabelecer parâmetros para o ensino para que, seja o aluno negro ou branco, ele chegue na universidade preparado e possa concorrer com aqueles de escolas particulares.
Além disso, instituir cotas raciais é menosprezar os esforços daqueles que estudaram e passaram no vestibular e que estão na universidade por mérito. Assim,se colocarmos pessoas mal preparadas no ensino superior - independente da cor de pele -, a universidade pode perder a qualidade (haja vista a necessidade de se adequar o ensino aos alunos defasados).
2006-08-02 23:27:13
·
answer #4
·
answered by id 3
·
0⤊
0⤋
Muito longe disso se aplicam-nas con critérios de mérito.De outra maneira sin duda ninguna.
2006-08-02 23:21:17
·
answer #5
·
answered by Bikini stop 1
·
0⤊
0⤋
Aumentar não é a palavra correta!
A correta é Oficializar!!!
O problema tem que ser corrigido na base como fez e ainda faz a china, diferentemente da Índia e o Brasil que investem pesado no ensino de terceiro grau; consequentemente as taxas são semelhantes à nossa, estamos estagnados a anos. Enquanto que a china não para de crescer ano após ano.
Além de ocorrer a discriminação pós faculdade de quem se formou entrando na faculdade por cotas ser considerado um profissional de segunda classe.
Uma coisa muito complicada no Brasil é a pessoa alegar ser negra. Ora, somos um país miscigenado, excetuando-se alguns lugares no interior de estados do sul do páis em que há cidades que se falam fluentemente o alemão, etc. Coisa que está ficando cada vez mais rara.
2006-08-02 23:18:49
·
answer #6
·
answered by Enzo- 7
·
0⤊
0⤋
Acho que pode, sim. Quotas sociais, nem tanto. Mas aquelas baseadas na cor das pele é um absurdo e uma burrice. Não dá nem para executar isso, levando-se em conta o alto grau de miscigenação que existe na sociedade brasileira.
2006-08-02 23:13:52
·
answer #7
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋