Arte e política são duas coisas que se espelham em uma mão dupla. Para ser prático, dois exemplos.
D. Pedro II pediu que Pedro Américo, pintor, retratasse a benesse que seu pai fizera ao Brasil por torná-lo independente. Então o pintor produziu o famoso quadro da "Independência ou Morte" que o hoje está no Museu do Ipiranga em São Paulo (belíssimo quadro, diga-se de passagem). Aqui, a arte criou um mito político que até hoje povoa o imaginário das pessoas: a independência como um momento de coragem e bravura de um homem que se levantou contra Portugal, sua pátria natal, mas não a sua verdadeira mãe. Esse quadro, quando pronto deu uma ajuda, em época, para manter uma Monarquia que estava prestes a cair, já que ficava exposta no Rio (o museu do Ipiranga só ficaria pronto com museu de história em 1922 -- antes ele era um museu de história natural -- e começou a ser construído em 1883, acredito). Aqui a arte ajudou um regime a se manter, ou seja, a política influenciou uma obra de arte.
Segundo exemplo: Picasso em 1939 já era um famoso pintor reconhecido no mundo todo. De origem espanhola, mas erradicado na França, ele assitiu a Guerra Civil Espanhola muito atordoado já que via a destruição de sua terra natal. Porém o que o mais irritara foi o fato do general Franco bombardear a pequena cidade de Guernica com aviões alemãs que estavam testando novas tecnologias de guerra. O horror que causou em Picasso fez com que ele pintasse o quadro homonimo e alertou a opinião pública de quão cruel era o regime de Hitler era na Alemanha. Aqui a arte influênciou a política, porque a partir desse protesto de Picasso, o receio em torno dos rumos que Hitler dava a política alemã acabou alertando o Mundo para um grande novo conflito.
Na verdade, política e arte são duas coisas que estão sempre se encontrando e se afastando... Mas, sim, as duas se influenciam mutuamente.
2006-08-03 06:16:23
·
answer #1
·
answered by Pedro 2
·
0⤊
1⤋
Depende do pintor,picasso por exemplo fez um quadro chamado guernica que retratava as agruras da guerra,mas a maioria dos pintores modernistas tinha no fundo temas políticos escondidos em outros temas os antigos simplesmente retratavam a cena e não interpretavam,
2006-08-02 16:59:26
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
tudo se reflete na política ou política se reflete em tudo no cotidiano das pessoas, uma vez que a política é o centro de tudo para uma nação, uma boa política, uma nação boa, uma política ruim, excludente como no caso do brasil, uma comunidade sofrida e degenerada! Pois agora vamos ver a arte, a arte é uma manifestação popular da realidade de um país ou região, se é a política que forma essa realidade, a arte é influenciada pela política.
2006-08-02 16:47:15
·
answer #3
·
answered by Mario Tanaka 5
·
0⤊
0⤋