Claro que tem! Na realidade, estamos dando um jeito nele.
Basta você observar os últimos 25 anos.
Em 1986, vivíamos numa ditadura militar.
Pra você ter uma idéia do que significava isso, vou contar parte da história da minha vida.
Quando completei 18 anos, fui intimada pela polícia federal, pois estava sendo investigada. Crime contra a Segurança Nacional.
Acusação: participar de uma associação moradores de bairro.
Fomos à luta, meus amigos, eu e muitos outros brasileiros. Muitos morreram para libertar este pais do jugo dos militares.E continuam desaparecidos até hoje. Éramos chamados de subversivos. Em 1984 perdemos as "Diretas Já", numa manobra feita por Aureliano Chaves (ARENA) e Tancredo Neves(MDB).Hoje PFL, PMDB e PSDB.
Mas, conseguimos uma constituição que, em 1988, nos garantiu a tão sonhada liberdade e o direito ao voto.
Continuamos a caminhada. Fizemos aprovar o Código do Consumidor, uma das leis mais avançado do mundo na defesa da população. Para isso, foram necessárias muitas viagens a Brasília, pressionando parlamentares, fazendo passeatas, passando frio e fome, porque, estudantes e pobres, não tem dinheiro pra nada. A gente conseguia a passagem e algum dinheiro que nuca era suficiente.
Mas a crença de que estávamos FAZENDO HISTÓRIA e alterando POSITIVAMENTE o futuro da nação nos mantinha forte e atentos à luta. Mas o tempo passa.
Veio o Collor e, novamente fomos às ruas, passeatas, viagens, pressão total. E, novamente vencemos. Fomos o primeiro país no mundo a fazer um impeachment.
Continuamos a caminhada.E foi aí que a coisa parou.
A geração de jovens que sucedeu à minha é chamada de "geração Coca Cola" . Um povo que foi ensinado a pensar só em si mesmo.
Veio o neo liberalismo que, mostrando só o ladinho bonito, e garantindo a básica liberdade, comprometeu de vez, a educação no país ao proibir a reprovação nas escolas públicas.
Esta foi a forma de garantir a desinformação da grande população brasileira pois, ao permitir a reprovação apenas na 7° série, o aluno, ao ver que nada sabe e que terá de retornas às primeiras séries, abandona a escola. Vai ser porteiro, zelador, faxineiro, assaltante, traficante, sequestrador, assassino.
Quando os funcionários da PETROBRÁS cercaram a Bolsa de valores no Rio para tentar impedir a venda das ações da Petrobrás, FHC, mandou o Exército cercá-los. O país foi privatizado. deixou de nos pertencer. A CSN foi vendida por um preço menor do que havia para receber em contratos ainda não cumpridos. A maior mineradora do mundo, a Vale do Rio Doce, foi dada de presente pelo preço que foi entregue. Vieram para cá todas as máfias do mundo. Só os grandes criminosos, auqueles de colarinho branco.
Aí a coisa ficou um pouco pior. Somou-se à geração Coca Cola, a geração XUXA.
Esse povo não saca nada de nada(há exceções, é claro, poucas, mas há)..Não perceberam que o poder mudou de mãos. Não é mais o Poder Executivo quem, de fato, manda no país, e sim o Poder Legislativo.
Como cidadãos, podemos fazer tudo o que a Lei não nos proíbe. Mas, o ESTADO só pode fazer aquilo que a LEI MANDA. Esta é a essência do ESTADO DE DIREITO. Ele é governado com base nas leis aprovadas pela câmara legislativa. E pouca gente se importa com o vereador, deputado ou senador que elege.
Muitos nem votam na categoria. E é lá que os grandes crimes acontecem. São, quase sempre tramoias do Legislativo que lesam o patrimônio público, que atrasam o país e fazem regredir nossos sonhos.
A solução está em levar o conhecimento desta nova realidade à população. Mostrar que a injustiça social e a impunidade só é mantida porque a maioria do povo elege qualquer um para deputado e senador. Você sabe em quem você votou para a Câmara Municipal da sua cidade, ou para Deputado no seu Estado?
Pouca gente se importa. Depois, reclama, e reclama, e "desce o pau" no Governo como se ele fosse culpado de tudo.
De fato, o GOVERNO era culpado quando não tinhamos o direito ao voto. Agora, A CULPA É NOSSA. Nós elegemos os bandidos e ladrões que nos roubam todos os dias.
Mas existem pessoas sérias e de boa vontade lá. Afinal, a minha geração continua viva e atuante. Buscamos informações, exigimos que nossos deputados cumpram com suas promessas de campanha. Conseguimos aprovar importantes `leis como o "Código do Desarmamento " na base da pressão feita dentro dos gabinetes dos parlamentares.
E onde está a juventude para ir à luta pelo país??
Estão aí, nos estádios de futebol se matando porque o outro torce por um time diferente do dele.
Estão morrendo de overdose ou assassinados nas guerras de gangues. Ou passam o dia inteiro grudados na tela do computador, atrás de pornografia ou criando virus para detonar outros computadores.
Enquanto esta juventude não se conscientizar que o Brasil é um PAÍS EM FORMAÇÃO que depende da força da juventude para ser transformado, ficaremos indo a passos lentos. Retroagindo de vez em quando. Como agora, quando o Congresso, sem nossa autorização, quer derrubar o direito à reeleição sem nos perguntar se queremos ou não.
Quando FHC pagou 200mil reais por voto para aprovar a sua reeleição(você se lembra?? Sergio Mota entregou o dinheiro a quem quis e 3 deputados tiveram que renunciar para não serem cassados... você se lembra... pois é) Agora que viram que isso pode virar uma arma contra eles, eles querem mudar.E o Congresso está lá para fazer a vontade deles. Afinal, são eles que garatem a eleiçã daqueles pústulas que lá existem. Com o nosso apoio.
Quem são eles?
O 1% de brasileiros que formam a classe dominante e que detem sozinha, 50% do território nacional. São 100 famílias que, sozinhas, possuem a renda que os mais de70% mais pobres possuem juntos.
É isso aí. É tudo um jogo de poder.
A única forma de virar este jogo é o povo começar a se importar e perceber que o voto é "O" instrumento da mudança. Pois, na hora de votar, UM vale UM. Isso quer dizer que, não importa sua cor, sexo, religião ou poder econômico. Uma pessoa vale um voto. E, que sozinhos, o 1% dos milionários dominates não conseguem eleger sequer um senador.
A mudança está em nossas mãos. Se, de fato, nos importarmos, poderemos fazer uma grande reforma legal no país, criando leis que punam com maior rigor os crimes cometidos contra o patrimônio público, colocando na cadeia os corruptos e os corruptores.
O Brasil é o único país no mundo que não prende corruptores. Pois, são todos ricos. E rico não vai preso, não é verdade?
Não existem sonegadores de impostos na cadeia. Afinal, quem sonega é rico. Nós, os trabalhadores, temos os impostos descontados dos nossos salários, mesmo quando não o devemos. Por isso temos a devolução.
Tudo isso é possivel mudar, e muito rápido, se nos determinarmos a isso.
No meu tempo, (anos 80) tínhamos muitas músicas que nos levavam a pensar. Uma delas, chamada "Pra não dizer que não falei das flores" , dizia a seguinte frase: " Caminhando e cantando e seguindo a cançao, aprendendo e ensinado uma nova lição... os amores na mente, as flores no chão, a certeza na frente A HISTÓRIA NA MÃO.
Hoje, as músicas dizem assim: " suas cachorras.pá´pá pá pá... minha eguinha pocotó, pocot´, pocotó pocotó... entre outras ainda piores que o meu ouvido se recusa a ouvir.
Mas tem jeito sim. é só querer e fazer uma nova história.
Eu fiz a minha parte e continuo fazendo. E você? O que quer para o futuro do seu país?
A proposta mais importante deles, é colocar menores na cadeia. E a gente sabe que, nossa juventude, ainda não se tocou da seriedade desta questão.
É preciso lembrar que podemos fazer a mudança, cada um de nós é responsável.
Vinte anos é muito pouco tempo para todas as mudanças que fizemos. Avançamos muito. Podemos fazer muito mais. Podemos fazer tudo. Basta tomarmos nossos destinos em nossas mãos.
"Caminhando e cantando e seguindo a canção, a certeza do que desejamos na frente, a HISTÓRIA e nosso voto EM NOSSAS MÃOS "
Viva o BRASIL! Viva o POVO BRASILEIRO!
Só sabem dize
2006-08-02 17:54:20
·
answer #5
·
answered by zanzinha 1
·
0⤊
0⤋