English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 respostas

Sim, para ser mais preciso qualquer experimento em Mecânica Quântica (MQ) tem este caráter. Pois antes da experiência, o estado do sistema se encontra numa superposição dos possíveis estados de medição. Só quando se faz a medição que o sistema colapsa para uma dada medida. Ou seja, antes de abrir a caixa o gato estava no estado=C(1)vivo+C(2)morto (onde C(1) e C(2) são constantes), e então na medição o sistema decide em qual estado vai estar. Na experiência de medição do spin do elétron o sistema se encontra antes da medição no estado=C(1)spin para cima+C(2)spin para baixo, e também da mesma forma o sistema decide em qual estado vai estar na medição. O caráter probabilístico da MQ não é um erro, ele ocorre por que, por uma questão de princípio, não nos é permitido conhecer o presente em sua plenitude (incerteza de Heisenberg). Logo, nossas previsões futuras serão probabilísticas. A realidade na MQ é aquilo que podemos medir, e como as medições que fazemos usando a MQ não encontramos medidas do tipo "gato vivo-morto", não temos nenhum problema. O fato de se considerar a MQ incompleta não está ligada a este fato, e sim a causalidade (relatividade restrita).

2006-08-02 17:33:39 · answer #1 · answered by Fui!!! 4 · 1 0

O gato é colocado numa caixa selada. No interior da caixa existe um dispositivo que contém um núcleo radioativo e um frasco de gás venenoso. Quando o núcleo decai, emite uma partícula que acciona o dispositivo, que parte o frasco e mata o gato. De acordo com a mecânica quântica, o núcleo é descrito como uma mistura de "núcleo decaído" e de "núcleo não decaído". No entanto, quando a caixa é aberta o experimentador vê só um "gato morto/núcleo decaído" ou um "núcleo não decaído/gato vivo." A questão é a de saber quando é que o sistema deixa de ser uma mistura de estados e se torna num ou noutro? O objetivo da experiência é ilustrar que a mecânica quântica é incompleta se não existirem regras que descrevam quando é que a função de onda colapsa e o gato se torna morto ou vivo em vez de uma mistura de ambos.

Ao contrário da convicção popular, Schrödinger não pretendia mostrar que existem gatos mortos/vivos; o que ele queria mostrar é que a mecânica quântica é uma teoria incompleta.

Por isso mesmo é que se chama "TEORIA" e não "LEI"

2006-08-02 14:28:41 · answer #2 · answered by tacianojunior 2 · 0 0

Nossa...não entendi nada!

2006-08-02 14:23:12 · answer #3 · answered by renapoletano 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers