No começo do século XX, o Nordeste do Brasil viveu momentos difíceis, atemorizado por grupo de homens que espalhava o terror por onde passava. Eram os cangaceiros,homens que adotavam vida nômade e irregular de malfeitores por motivos diversos. Alguns deles foram impelidos pelo despotismo de homens poderosos. Lampião e seu bando foram os mais importantes representantes do cangaço. Hoje eles são "adorados" pelo povo nordestino pois lutavam contra a dominação e opressão em que viviam, mas isso não significa que toda população adore os cangaceiros, e acredito que o mesmo acontecera com os traficantes colocados em questão. A população acolhida e apoiada por estes, ou mesmo as familias assistidas pelos traficantes, ´realmente num futuro podem vir a adorá-los. Isso ja acorreu em diversos fenomenos, momentos e movimentos no Brasil. Tome como exemplo a ditadura militar, que muitos repudiaram e repudiam, enquanto muitos acreditam que esta deva voltar, e que durante a ditadura o Brasil viveu seus melhores anos. São os dois lados da moeda. Só nos resta ver qual lado vc esta olhando.
2006-08-02 11:59:19
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
A possibilida é grande. Como quem reconta a história nem sempre lhe é fiel, podemos escutar num futuro próximo que eles faziam o bem e espalhava a justiça, onde antes só havia sofrimento e injustiça. Cuidado.
2006-08-04 20:58:45
·
answer #2
·
answered by murphy 3
·
0⤊
0⤋
os traficantes eu não sei, mas os políticos já se sentem deuses
2006-08-02 20:50:53
·
answer #3
·
answered by Edy s 3
·
0⤊
0⤋
Talvez sim , nessa inversao de valores que se vive
2006-08-02 18:52:25
·
answer #4
·
answered by Princesa Mitiko 4
·
0⤊
0⤋
A questão da exaltação do cangaço é devido ao fato de eles fazerem os roubos, porém ele não tomavam para si, mas sim distribuiam entre a população pobre. O cangaço é um movimento que agrega características de banditismo social, ou seja, faziam como Robin Hood: robar dos ricos para dar aos pobres (Lampião não fazia isso, portanto, não pode ser considera "cangaceiro" nesse sentido). Eles saqueavam comida basicamente ou, muito mais raro, faziam pressão armada sobre algum determinado coronel para que os direitos (entenda direitos como deveres social que ele deveria fazer, como batizar as crianças e enterrar os mortos basicamente) fossem garantidos.
Traficantes não roubam de pessoas mais afortunadas para dar para mais pobres, portanto, ele não podem ser diretamente comparados com o Cangaço. Porém, dentro da noção de Comunidade -- muito difundida no Rio -- o que acontece é que traficante não faz mal ao participante da comunidade a não ser que o tenha atrapalhado de alguma forma... Isso pode ser entendida como uma forma de proteção social mútua: aqueles que não traficam ganham algumas coisas como remédios em troca do silêncio para não dedurar os traficantes nem facilitar a polícia.
Agora, saber se serão adorados ou não, não temos como saber porque simplesmente não temos bolas de cristal para prever o futuro... Mas, provalvemente haverá aqueles que falem bem dos traficantes por terem dado o remédio que o governo não deu na época...
2006-08-02 18:19:04
·
answer #5
·
answered by Pedro 2
·
0⤊
0⤋
Os cangaceiros nunca foram bandidos.
Eram pessoas simples que se revoltaram e formaram bandos, da mesma forma que os sem terra, só que na epoca o negocio era mais violento.
Alem disso se voce for no interior do nordeste vai ver que lá a bala come.
Os bandidos serao sempre bandidos.
2006-08-02 18:17:49
·
answer #6
·
answered by rilvete r 5
·
0⤊
0⤋
Pois é, os cangaceiros agora fazem parte da Cultura.
Mas os traficantes não chegarão lá.
Você deixou de contar algo importante sobre os cangaceiros... eles faziam justiça a seu próprio modo. Tipo Robin Hood, roubando dos ricos para dar aos pobres.
Existem algumas histórias muito conhecidas sobre Lampião e o modo como executava a justiça. Por exemplo, certa vez, chegaram de surpresa à casa de uma senhora, que com muito medo conseguiu preparar comida para o bando todo. Um dos cangaceiros reclamou que a comida estava sem sal. A dona da casa, que já estava nervosa, ficou mais nervosa ainda...
Daí Lampião mandou ela trazer um quilo de sal... e fez com que o cangaceiro comesse ele todinho, já que ele havia reclamado! Pois Lampião reconhecia que a mulher tinha feito um favor a eles, não merecendo crítics.
Já em outra ocasião, uma mãe e uma criança estavam para atravessar um riacho quando avistaram o bando. Lampião vendo-as, disse que elas podiam atravessar sem medo. Daí a garotinha reclamou dizendo que não iria travessar pra não molhar os sapatos, que eram novos... resultado, Lampião mandou cortar os pés dela, pra ela não ter mais que molhar os sapatos...
Histórias assim, que misturam mito à realidade fazem parte da cultura. É certo que existem documentários sobre traficantes que estão em volga hoje em dia. Mas eles jamais serão adorados e respeitados como a cultura dos cangaceiros.
2006-08-02 18:14:18
·
answer #7
·
answered by Liz 5
·
0⤊
0⤋
Boa pergunta. Os caganceiros eram matadores frios! Quem sabe?
Acho que e uma possibilidade somente se conseguirmos vencer a guerra contra o trafico. Somenet se em 100 anos a situacao estiver bem melhor que nao existem mais favelas e gurraes de traficantes e tal. Se nao acho que nao.
Em outras palavras, para eles virarem um mito, eles tem que morrer primeiro. Virar uma raca instinta. Ai o pessoal comeca a criar estorinhas de traficantes corajosos e bravos que sao mentira mas atra a curiosidade
2006-08-02 18:11:28
·
answer #8
·
answered by Allinone 1
·
0⤊
0⤋
e agente até imagina quem vão ser as "MariaBonita"
Salve Lampião!
2006-08-02 18:10:05
·
answer #9
·
answered by Bianca 3
·
0⤊
0⤋