Cara Belzita,
Lendo o relato de RSP RIO SAMPA, ainda que superficialmente, percebi que ha muita coerencia.O que não ocorre com muitos outros que aqui escreveram.No contexto religioso, a igreja catpolica rejeita sim o divorcio. Se vc não contraiu outro matrimonio, ainda que civilmente, nem esta vivendo nova relação,não lhe é proibido comungar.Mesmo que o fosse, existem outras formas de comungar que não só a em espécie (partícula). Para pessoas nestas condições,existe um movimento dentro da IGREJA CATÓLICA que muito tem ajudado estas pessoas. Outro fato é que a Igreja católica está muito mais aberta aos casos de pessoas divorciadas e separadas do que se imagina. Quanto a casar-se novamente, se vc provar o adultério, seu casamento religioso pode ser considerado NULO e vc terá o direito de se casar novamente se assim desejar.Isso chama-se Processo de Nulidade Matrimonial e é realizado pelo Tribunal Eclesiástico. Com relação aos casais que vieram a contrair nova união, a Igreja possui um movimento especial para eles, chamado de Casais em Segunda União, que foi abençoado pelo Papa João Paulo II em uma Exortação Apóstolica denominada FAMILIARIS CONSORTIO. Que trata do assunto das pessoas desta condição que vc retrata aqui.
Caso queira mais informações, é só me contatar.
OBS: faço parte da equipe de coordenação de um dos grupos de casais em segunda união.
2006-08-03 05:21:36
·
answer #1
·
answered by j_pessimo 2
·
5⤊
2⤋
A igreja católica é bem complicada em relação a este assunto... quando os padres se corrompem e praticam atos vergonhosos eles simplesmente os transferem de paróquia, mas quando um membro faz algo simples são duramente punidos...
O negócio é o seguinte: a quem vc está seguindo, a igreja ou a Deus? Em quem vc tem fé, no padre ou em Jesus?
Respondida estas perguntas é fácil tomar uma atitude: mude de igreja! O templo é apenas o ajuntamento de pessoas que buscam a santidade. Se o padre se acha mais santo do que vc e se julga no direito de te excluir, deixe estar e procure uma outra igreja que compreenda seus problema e te acolha na hora que vc mais precisa!
Outra solução seria recorrer à ordem superior da sua paróquia e pedir uma revisão no seu caso.
Casamento é uma instituição de Deus sim! É para sempre sim! Mas Deus nos chamou para sermos santos e irrepreensíveis diante dEle. Jesus veio nos dar vida e vida em abundância. Viver com medo, apanhando e sendo traída não me parece uma vida abundante...
Se os líderes da sua igreja não conseguem ver isso então eles é que precisam ser afastados da comunhão a fim de aprenderem sobre a misericórdia de Deus!
2006-08-04 07:46:19
·
answer #2
·
answered by CavanhaMan 5
·
0⤊
0⤋
Infelizmente o divóricio existe, e quem o criou foi o proprio homem
V cquando casou jurou perante Deus que ficaria unida a quem vc"escolheu" e foi ecolhida até que a morte os separesse, o que temos hoje em dia é a flaat de comprreensão entre os dois, um trai, o outro larga porque acha que não era o que queria, isso machuca Deus, isso de que a igreja tem que se modernizar, não funciona, a Igreja tem dogmas e preceitos que não podem ser quebrados e o matrimonio é um deles, é triste não digo que vc não teria motivos pra se separar ou divorciar, mas sim que vc poderia repensar, se é isto mesmo que vc quer, ou se seu marido errou e pode mudar, as vezes um baque como esse separação muda a pessoa, o perdão tambem é um dom divino, que pouco se tem visto no mundo.
rickfv@hotmail.com
2006-08-03 10:30:02
·
answer #3
·
answered by Rick 4
·
0⤊
0⤋
A igreja não condena tanto assim, acho que voce deveria conversar com o padre de sua igreja,se vc mora em Curitiba ou na região tente escutar o programa do padre reginaldo manzotti vai te esclarecer muitas dúvidas, ou entre em contato pelo site www.padrereginaldomanzotti.org.br,vc vai ter a resposta que precisa,não se revolte porque nem tudo é como parece.
2006-08-03 09:45:06
·
answer #4
·
answered by eu 1
·
0⤊
0⤋
Minha cara belzita. A igreja condena o divórcio por defender o casamento "até que a morte os separe". Não importam os motivos que levaram à separação. Todavia, esta postura arcaica e conservadora já não é absoluta dentre os religiosos católicos. Existem várias tendências renovadoras. Se na sua paróquia você vem sendo discriminada, procure outra para efetivar sua prática religiosa. Muitas paróquias praticam a confissão comunitária, etc. Na verdade, minha cara belzita, a bíblia elenca o que considera pecado: não matarás, etc. Não me recordo de ter notícia de que divorciar seja pecado.
2006-08-02 20:06:01
·
answer #5
·
answered by Fernando Praxedes Coelho 2
·
0⤊
0⤋
Por isso que eles perdem cada vez mais adeptos.
Fui católico e hoje sou espírita.Muito feliz e satisfeito com minha religião. Uma benção.
Abraço.
2006-08-02 19:26:03
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
não se culpe o erro não esta em você e sim na igreja que não
se modernizou através dos tempos
2006-08-02 18:24:28
·
answer #7
·
answered by garão 3
·
0⤊
0⤋
Por quanto tempo deve durar o casamento? A BÃblia diz em Romanos 7:2 “Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.”
Cristo reconhece sómente uma razão válida para o divórcio. A BÃblia diz em Mateus 5:32 “Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.”
Não agrada a Deus que as pessoas se divorciem, quando no casal existiu fidelidade. A BÃblia diz em Malaquias 2:14-16 “Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espÃrito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espÃrito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis.”
Se um dos esposos se divorcia por outra razão além de adultério, ambos devem permanecer solteiros. A BÃblia diz em 1 CorÃntios 7:10-11 “Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.”
O facto de estar casado com uma pessoa que não crê em Deus não é razão suficiente para se divorciar. A BÃblia diz em 1 CorÃntios 7:12-14 “Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula, e ela consente em habitar com ele, não se separe dela. E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele. Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.”
Espero que te ajude, boa sorte.
2006-08-02 16:09:03
·
answer #8
·
answered by Reginaldo M 3
·
0⤊
0⤋
Lendo o que o Escalidor e outras pessoas falam a respeito do divorcio, tenho a comentar o seguinte:
A igreja católica não condena o divórcio. A Bíblia diz que qualquer pessoa que contrair o matrimônio perante a Deus, sendo evangélico ou não, ao se separar de seu conjuge e contrair nova união estará cometendo adultério. O próprio Jesus nos ensinou isso.
A igreja católica faz casamentos de pessoas divorciadas sim, desde que os casamentos religiosos sejam anulados na igreja. Isso é um processo demorado, longo. Mas como as pessoas são imediatistas, não querem abrir um processo de anulação do matrimônio e resolvem se casar com outra pessoas e culpar a Bíblia (Igreja Católica) pela situação que está vivendo.
Se as pessoas tivessem consciência do que é um casamento no religioso, nos casamentos não existiriam tantas pompas e sim mais religiosidade e espiritualidade. Não podemos colocar os erros de um casamento mal preparado e mal dirigido, na igreja, no padre ou nos pastores. O que precisamos é de seriedade na hora de escolher a pessoa com quem iremos casar. Sou católico, divorciado e não tenho nenhum ressentimento da situação que vivo. Vou a missa, não comungo e nem sou revoltado.
O divorciado que sai de uma igreja católica para evangélica ou vice-versa ao contrair outro matrimônio na nova igreja COMETE ADULTÉRIO SIM.
Só há uma maneira de mudar tudo isso, reescrevendo a Bíblia e contrariando o que Jesus falou...quem se habilita a mudar o Livro Sagrado??? Eu não ousaria tal heresia.
As igrejas católicas e evangélica, os padres e pastores não podem mudar a Bíblia. Quem contraria o Livro Sagrado é mais pecador que os noivos.
Talvez reescrevendo a Bíblia as pessoas se sintam mais livres para fazer tudo que as coisas do mundo lhe permite.
Abraços a todos e que Jesus possa iluminar os corações dos namorados e dos casais que realmente buscam nEle a felicidade familiar.
A você que fez a pergunta, procure ler mais a Bíblia e outros livros para entender melhor o assunto. Recuse conselhos de palpiteiros de plantão...A Paz...
2006-08-02 15:57:22
·
answer #9
·
answered by RSP Rio Sampa 1
·
0⤊
0⤋
Caramba onde fica essa igreja, pois ele está sendo muito rigida, pois eh permitido ate casar de novo se ouver comprovação de adulterio, estão distorcendo a nossa doutrina pr vc ,ok.
2006-08-02 15:26:11
·
answer #10
·
answered by Lindy 3
·
0⤊
0⤋